6 de outubro de 2010

O dinheiro entra em Portugal a cem... e sai a 1000

Durante anos a fio, uma pessoa leiga pôde ver que, com manigâncias legais, ilegais ou "mais ou menos", isto foi e, continua a ser, um regabofe.
A entrada na U.E. parece ter servido bem, muuuuuuuitos interesses obscuros para conseguirem fazer entrar os milhões para os bolsos afortunados e ir, ao mesmo tempo, albardando de dívidas os burros de carga, a troco de uma mão cheia de palha.
Além dos grandes "mamões" parqueados cá dentro, esta abertura de fronteiras deu, muito jeitinho, para a saída de capitais e, melhor ainda, com a entrada no euro, ficaram sem as chatices de cambiar moeda, mas com a desculpa que, isso, iria ajudar as nossas exportações, blá-blá-blá... kilómetros de alcatrão e de conversa fiada.

Desde os grandes "sapos"que vamos ter de engolir, até aos pequenos "sapitos" como o do tipo, maior Resort Turístico da Ilha do Sal em Cabo Verde que parece ter sido comprado por Dias Loureiro, em que, ninguém de bom senso, consegue acreditar que foi comprado com o dinheiro de um trabalho honesto, mostra bem, e como pequeno exemplo, "o comportamento ético", de alguém que até foi Conselheiro de Estado... por aqui, bastará imaginar, o resto das imoralidades, anti-patriotismo, para não dizer saques, a que tem sido sujeito este País.

Um Povo até pode ter que suportar sacrifícios por causa de uma crise económica, mas difícil será fazê-lo engolir que, durante mais de duas décadas, esteve e, ainda está, a alimentar sanguessugas, muitas delas paridas dentro dos próprios Partidos Políticos, bem como, toda a espécie de penduras e, ainda, os penduras dos penduras que arranjaram e, ainda arranjam, qualquer boleia... para nos sugar o sangue.

Só espero que não seja verdade, a existência de um tal "buraco orçamental" que dizem ainda permanecer escondido e que, para o pagar, seja preciso "tratarem-nos do resto da saúde" e que, depois de tantos cortes, venha outro Partido para achar que a solução, seja cada um desenrascar-se sozinho, até para pagar um Seguro de Saúde. Até já falam disso, mas Explicar... não explicam, só dizem que aqueles que não puderem pagar, terão assistência mas, já agora, Quais? Os que ganharem menos do ordenado mínimo? Os que consigam um atestado de pobreza?

Estou cá desconfiada que, se o PS nos está a matar, será o PSD quem nos vai enterrar e que, afinal, no meio desta barafunda, hipocrisia, mentiras, trafulhices e joguinhos de poder, Portugal ainda esteja bem pior... do que aquilo que conseguimos imaginar, nos nossos piores pesadelos.

16 comentários:

  1. Tudo bem, Isa. Só que o dinheiro já não entra a 100. Entra a 10, enquanto entra. No estado em que o PS pôs o país (com gastos e investimentos loucos), poderá vir a restar uma injecção "forçada" do FMI. Se não for já, dificilmente escaparemos, porque estamos ainda longe de bater no fundo, mas para lá vamos.
    Seja com o PS seja com o PSD, no futuro, a situação não será muito diferente.
    Só vejo uma diferença: O PS continua a querer esconder a situação (que criou) para não ser mais penalizado e o PSD está a tentar evidenciá-la, correndo muitos riscos eleitorais, mas tentando mostrar a verdade e não prometendo futuro cor de rosa !
    E não tenhamos qualquer ilusão, quanto aos outros !
    .

    ResponderEliminar
  2. Rui da Bica

    Melhor será nunca esquecer que a Culpa é de Todos os que puseram os pés no poder (ou melhor...as mãos) PSD,PS e até o CDS, fez "gracinhas" de milhões.
    Quem governou este país, Nunca teve uma visão de futuro, apenas serviram "à fartazana" as suas próprias clientelas e distribuiram umas migalhas, necessárias para ganhar votos e, para mim, todos eles se estiveram a borrifar para o que seria melhor para o País ou para a população.

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Isa:
    O nosso problema foi sempre o mesmo, corrupção, ganância, desenrascanço e clientelismo.
    Não tenhamos ilusões, nem à direita nem à esquerda, simplesmente não temos quem com qualidade e vontade nos queira governar.
    Um país desgovernado e como bem dizes, ainda não sabemos da missa a metade :(

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fê-blue bird

    Tenho esse mau pressentimento e até são as pequenas coisas que me fazem acender os alarmes.

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Como eu gostaria de te dizer que isto tudo um dia acaba, mas mentir é pecado!:(
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Acho que já estamos quase mortinhos... O próximo Governo só vai ter que colocar a pedra mármore por cima. PS- como ontem ouvi numa feira em Vila Fanca de Xira: " com tanto maluco neste país, não há nenhum que dê um tiro ao sócrates!?" e com esta me fico...

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente com o comentário da Fê-blue bird quando disse: "O nosso problema foi sempre o mesmo, corrupção, ganância, desenrascanço e clientelismo.
    Não tenhamos ilusões, nem à direita nem à esquerda, simplesmente não temos quem com qualidade e vontade nos queira governar."
    Com isso Ela disse tudo.
    Bem hajam

    ResponderEliminar
  8. Fatima

    Mentir é pecado, mas só para quem é filho de boa gente ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. polittikus

    Por acaso não supões que isso acabaria com o problema? Porque se fosse à lei da bala e se, quem metesse a "mão na massa", desse prejuízo ao Estado com negociatas mal cheirosas ou fosse incompetente, levasse com uma, Portugal já nem tinha dinheiro para tantas balas.
    Se os Partidos fossem compostos por gente decente que não servisse clientelas, eles, próprios, limpavam os pântanos que têm lá dentro... só que perdiam mais de metade dos militantes ou imaginas que a maioria anda lá por amor à camisola? :D
    O que a maioria quer é tacho e quanto maiores forem as probabilidades desse Partido chegar ao governo, maior é o número de lambe-botas e de maus-carácteres que esse Partido tem.

    Bjos

    ResponderEliminar
  10. digital-infor

    Isso já muita gente descobriu, agora o que se estava, mesmo, a precisar era, em vez de Partidos, escolher Pessoas, cuja ética fosse irrepreensível, aproveitar ainda os que se safam dessa podridão, fossem de que Partido fossem, mas pessoas em que se pudesse confiar, porque separando a palha e o joio, ainda há, algum trigo, muito pouco, mas pessoas verdadeiramente interessadas no bem do país.
    Prefiro mil vezes as Eleições Autárquicas às Legislativas porque tenho de votar em "sacos de gatos" em que, a maioria que vai ser eleita, não conheço de lado nenhum. Talvez, por isso, nas Eleições Autárquicas haja menos abstenções ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Isa
    Gostava de não partilhar do seu "pessimismo" Mas a realidade obriga-me a estar totalmente de acordo com a sua análise.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. "Estou cá desconfiada que, se o PS nos está a matar, será o PSD quem nos vai enterrar?"

    Nada de mais errado. Ambos nos mantèm a vida. Caso contrário ter-se-iam que roubar um ao outro, o que seriam contraproducente com os objectivos combinados...

    ResponderEliminar
  13. Sobram razões para estarmos seriamente preocupados, ISA.

    Quando num país como o nosso, uma vírgula na legislação chegou a valer 200 mil euros, percebe-se a incontinência legislativa do nosso país.
    Normas e mais normas para, afinal, apenas os ppontos de fuga da suposta acção de controlo falhar escandalosamente.

    Há uma crise séria na representação política dos cidadãos.
    Politicamente, as elites que se chegam à frente para conduzir a vida pública são de uma qualidade dramática.
    Não há liderança;
    Não há ideias;
    Não há motivação;
    Não há desígnios para além da bola;
    Cada um terá de safar-se?
    Parece que sim.
    Cada vez mais.

    ResponderEliminar
  14. folha seca

    Até eu queria estar contra o meu pessimismo :(

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Rogério Pereira

    Só você para me fazer rir :-], tem toda a razão, no mínimo, têm que nos deixar, para sobreviver, 1/4 de fardo de palha, senão quem iria pagar tanta dívida? :D

    ResponderEliminar
  16. JPD

    Como diria Saldanha Sanches, não poderá haver justiça fiscal com uma despesa pública descontrolada e com fenómenos de corrupção, fraude fiscal que crescem apoiados em leis complexas, tribunais formalistas e sigilo bancário encobridor.
    Não podia concordar mais, mas Portugal, infelizmente, sofre de tudo isso e ainda, de muito mais.
    E quanto ao desígnio futebolístico tens toda a razão, comem disso, de manhã à noite e nunca se enjoam... um pantanal dentro de outro pantanal e tudo, à bela maneira portuguesa ;)

    Bjos

    ResponderEliminar