15 de outubro de 2009

Será que valeu a pena o meu bisavô José ...

...ter passado, de vez em quando, umas noites nos calabouços da Penitenciária de Lisboa?
Por ser Republicano convicto e ser contra a Monarquia, a sua mocidade foi marcada por muitas noites mal dormidas na P.L., onde, fora das celas ainda era obrigatório o uso de um capuz para cobrir o rosto, de modo a que não pudessem ver ou ser vistos pelos outros presos.
Esta fotografia foi tirada 11 anos, após a Implantação da República. Ainda bem que isso aconteceu, porque ele só pensou em casar nessa altura, antes disso a sua vida era demasiado incerta para formar família. No caso do 5 de Outubro de 1910 se ter atrasado, certamente eu não estaria aqui a escrever num blogue.
A minha avó materna ( filha mais velha) é a menina do lado esquerdo, com uma bota meio desabotoada porque, ainda em vida, me confidenciou que já lhe estavam muito apertadas, mas teve mesmo que ser, por serem as únicas que tinha, com melhor aspecto, para a fotografia.
José e Bárbara tiveram 10 filhas e um único rapaz que infelizmente, morreu à nascença.
Hoje na Assembleia da República, a grande maioria dos Deputados sentirá a responsabilidade e darão realmente algum valor aos que lutaram para eles poderem ali estar? Francamente, eu acho que não.

1 comentário: