22 de fevereiro de 2010

Bluefin tuna (atum rabilho)

Hoje (22-02-2010), a Comissão Europeia pediu aos Estados-membros para apoiarem a proibição em 2011 do comércio de atum rabilho, uma espécie ameaçada devido às capturas excessivas, abrindo apenas excepções para a pesca artesanal.
Irão também propor a interdição internacional a esta espécie, a tal que é muito apreciada em "sushi".

Agora o que não li na notícia é que este problema tem vindo a piorar desde 2007 e muito, pela contribuição de multinacionais japonesas, que serão as mais culpadas pelo seu total desaparecimento. Para além das toneladas diárias de atum fresco, andam a acumular esta espécie, em enormes reservas congeladas que tentam explicar, "como uma maneira de controlar o preço", mas na verdade, eles sabem que, quando o último rabilho for capturado, eles terão uma reserva, mais valiosa do que ouro. Cada bluefin pode custar presentemente entre 2.000 a 40.000 dólares.
Não é só por causa das suas quotas de pesca, mas para eles vale tudo, desde a pesca ilegal, até à compra de todo o rabilho, pescado artesanalmente.
Esta espécie foi a mais dizimada desde que os japoneses resolveram alargar por todo mundo "a cultura do sushi" o que também ajudou ao agravamento do problema.
Quanto às latinhas de atum, são outras as espécies que os portugueses consomem, como por exemplo; Katsuwonus pelamis, Thunnus albacares, Thunnus obesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário