30 de outubro de 2012

Há poucos dias...

...revi um filme de 1979, And Justice for All e se, quando o vi pela primeira vez, fez sentido, com o passar dos anos, vai fazendo cada vez mais.
Contribuimos com os nossos impostos para ter uma Justiça eficaz ou será apenas para sossegar a nossa consciência de que há uma justiça igual para todos?
Suponho que, presentemente, temos a certeza de que ela está cada vez mais afastada do cidadão comum, depende de muitos factores mas, principalmente, da capacidade financeira porque nem todos conseguem um advogado topo de gama como nos automóveis ;) poder andar anos a sustentar honorários que não dispomos, alguns tão exorbitantes que nem sequer os ganhamos numa vida inteira, faz parecer que a Justiça se transforma num puro jogo de sorte ou azar, só podendo aceder aos "modelos" gratuitos ou mais baratinhos, sem um mínimo de garantia comprovada ou, simplesmente, aceitar o que nos pode sair em rifa, o que se torna numa sensação muito angustiante, especialmente nas alturas em que os cidadãos se sentem mais frágeis e vulneráveis.
Confesso que, advogada de defesa, seria uma das profissões que eu nunca seria capaz de exercer, ... pois defenderia com facilidade quem estivesse inocente mas, não teria "estômago" ;) para defender alguém que soubesse de antemão ser culpado, provavelmente, perderia a cabeça como o Al Pacino ;) enfim... cada um nasce com aptidões diferentes, mas desta, não tenho inveja nenhuma.


4 comentários:

  1. O meu parceiro tem um assunto em tribunal por resolver há cerca de 14 anos!
    Foi um acidente em que houve culpas dos dois lados, as Seguradoras não se entendem, são adiamentos atrás de adiamentos!
    Entretanto as Seguradoras fundiram-se e
    O que sei é que se ele for dado como único culpado são milhares de euros a pagar de indemnização e
    ainda os juros! :((
    Estás a ver como as coisas funcionam com um simples acidente onde houve um ferido que recuperou muito bem felizmente e estragos materiais?
    Uma treta de Justiça!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei perfeitamente como ela funciona, todos temos familiares ou amigos com problemas do mesmo género.
      A lentidão é mesmo um comprovativo de que ela não funciona.
      No fundo, pagamos para uma coisa em que não acreditamos e, por vezes, preferimos ficar prejudicados em vez de exigir justiça porque, o mais provável, é que, em 99,999% dos casos, não servir para nada ou gastarmos ainda mais para vê-la aplicada.
      Como bem dizes... é uma treta de Justiça.

      Bjos

      Eliminar
  2. Lembro-me de ter visto o filme há anos e que senti o mesmo que tu: seria incapaz de defender alguém que soubesse carrgar a culpa de uma violação, de uma corrupção, de um acto pedófilo, ...

    Al Pacino, como sempre, tem um desempenho brilhante!!

    Fica bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Especialmente, quando ele diz que o cliente lho confessou ter feito e gostado... como se conseguirá defender isto... faz-me confusão como conseguem lidar com a própria consciência, sabendo que a pessoa pode repetir o crime.


      Bjos

      Eliminar