21 de julho de 2009

Preço da água vai subir?


Pronto, já estou amarela, bastou ouvir que a ÁGUA PODE VIR A AUMENTAR 10 VEZES MAIS.

Olhando para a factura da água, aqui mesmo à minha frente tenho 22,85 euros para pagar este mês. De água é só 5,65 euros, das taxas e quotas são:
-Quota de Serviço- 11,13 €
-Adicional C.M.Lisboa- 1,35€
-Saneamento Variável- 2,47€
-Saneamento Fixo- 1,14€
-Tx.Recursos Híbridos- 0,30€
-IVA- 0,84€
São mais 17,23€, mais do triplo do valor da água, ou seja, para além da água consumida, pago anualmente mais 206,76€ em taxas, mas isto não fica por aqui, como sou proprietária da casa onde moro (mesmo que a esteja a pagar ao Banco) todos os anos a Câmara Municipal de Lisboa cobra-me a Taxa de Conservação de Esgotos, mais a módica quantia de 177,38€.
Resumindo e concluindo, anualmente, para além da água que gasto (67,80€), para ter a torneira em casa e poder usar o autoclismo, gasto mais 384,14€ em taxas, num TOTAL DE 451,94€ .

Mas ainda não ficamos por aqui, como no IRS, não posso colocar estas despesas, resta-me pagar mais 26,5% de taxa sobre as taxas que já paguei (26,5% x 384,14€) ou seja, mais 101,79 €.

Já sei que para o nosso P.M. isto não é nada, com um rendimento anual superior a 75.000€, esta conversa é ridícula, mas se para mim com um rendimento anual de 9.276€, já começa a ser sério então para quem infelizmente ainda tem menos é absolutamente trágico.
Já agora, nem queiram fazer as contas para a electricidade e o gás, que lhes pode dar uma coisinha má.

Tudo bem, posso colocar velas, para poupar na Electridade, posso arranjar uns tronquinhos para fazer uma fogueirinha para cozinhar o jantar, mas por favor não aumentem mais a água
( essencial à vida, a água devia ser grátis, já basta ter que pagar as taxas, as quotas de serviço e o saneamento).
Agora só faltava ir buscar água numa cantarinha mas de certeza que os meus vizinhos não iriam gostar de me ver fazer ... atrás do candeeiro da rua.

Sem comentários:

Enviar um comentário