22 de julho de 2009

CAVAQUEIRA; da Gastroenterite às drogas legais

Ontem foi um dia para esquecer, uma maldita bactéria deve ter vindo camuflada num qualquer " inocente ingrediente culinário" e vai daí uma gastroenterite (inflamação da membrana interior do estômago e dos intestinos) uma palavra pomposa para febre, vómitos e diarreia.
Gosto sempre de saber, a composição seja dos alimentos ou medicamentos e fico "danada" ao ingerir um "penetra".
Esta vontade de saber sempre a composição de tudo, foi aprendida da "melhor maneira" possível.

1º-Tinha aí os meus 5 anos quando em casa dos meus avós eram entregues à porta os produtos de mercearia, em pacotes de papel almaço, com 2 dobrinhas em cima e 2 orelhinhas (1 de cada lado) que dobravam para baixo, ora enquanto a minha avó pagava, aqui a cusca vai de abrir um pacote e descobre algo bem branquinho e com o aspecto de açúcar pilé, rápida como uma "papa-léguas", vai de buscar uma colher de sopa e aí vai uma valente colherada, que até me fez saltar os olhos das órbitas, enquanto cuspia o fertilizante do jardim.

2º-Mas foi à segunda que aprendi a minha lição vitalícia; passados uns meses chegou de visita um primo emigrante em França e ofereceu à minha avó uma linda garrafa em forma de cachimbo, para meu azar, a minha avó que só sabia com muito orgulho assinar o nome, arrumou-a entre as garrafas de licor, não que eu bebesse licor, mas era quase irresistível não provar o conteúdo de tão bela garrafa e vai de beber um "trago". Só vos digo que o after-shave daquela época era intragável e à noite a sopa ainda tinha um sabor estranho.

Tudo isto vem também a propósito de um programa que vi hoje e que é dos que geralmente não perco "Panorama BBC" na SIC Notícias sobre drogas legais.
Miúdos e graúdos que consomem produtos que imitam as drogas ilegais e que sem saberem a composição arriscam a saúde e a própria vida ao fumá-los ou ingeri-los em forma de comprimidos.
Aos aficcionados só digo que nem ao cão que já tive eu dava um comprimido sem saber a composição, porque entre a cafeína, o viagra e a sálvia vem o tal fertelizante de plantas e o BZP que é um desparatisante de gatos.
Se querem arriscar a saúde mas poupar dinheiro basta snifar o gato ou beber a água com fertilizante do regador do jardim.
Como informação extra aos "consumidores" a composição do produto da fotografia... é apenas potássio, vulgarmente denominado "SAL".

Sem comentários:

Enviar um comentário