1 de setembro de 2009

JORNALISTAS DE INVESTIGAÇÃO PRECISAM-SE

Há profissões que são tão indispensáveis como a água que bebemos.
Professores, médicos, polícias, juízes ... e em qualquer parte do Mundo são cada vez mais necessários os jornalistas de investigação.
Seja por causa da crise económica, seja por interesses obscuros ou até políticos, cada vez mais se faz um jornalismo confortavelmente sentado numa qualquer redacção noticiosa, a olhar um computador e de vez em quando lá vai uma "rapidinha" para ir filmar um desastre rodoviário ou um incêndio, não será isto de certeza o supra-sumo do jornalismo, será mais um serviço prestado "extra" para servir o gosto dos "mirones" que abrandam na autoestrada, entopem o trânsito e se deliciam com a visão de chapa amolgada que será ainda mais "suculenta" se tiver muito sangue, feridos e mortos.
Tenho quase a certeza que muitos dos que optam por seguir jornalismo, têm aspirações mais altas e levam ainda consigo o idealismo de poder fazer a diferença entre relatar e informar verdadeiramente o público.
Depois,começam as necessidades básicas de comer e pagar a renda de casa que acabam, mais cedo ou mais tarde, com as aspirações e boas intensões e o melhor será não fazer "muitas ondas", não vá o Diabo tecê-las e perder o emprego ou pior, vir a ser arguido em tribunal por escrever uma qualquer mentira ou verdade, o que poderá no caso da Justiça Portuguesa dar problemas e "chatices" para mais de uma década.
Nunca esquecendo que saber é poder, cada vez mais os Portugueses podem menos e juntando isto à parte económica, podemos dizer que estamos mesmo pobres de dinheiro e informação.
Claro que alguns portugueses ainda se podem dar ao pequeno luxo de saber mais qualquer coisinha, mas à custa de poder pagar a net, ou outro tipo de TV
que não seja a pública.
Basta olhar para as notícias ou os programas fornecidos entre RTP/RTPN, SIC/SIC Notícias, TVI/TVI24, ou seja pagas e assim ficar a saber um pouco mais e até poder dar a nossa "super-rápida" opinião em programas como "Opinião Pública" ou "Antena Aberta", coisas a que infelizmente a grande maioria dos Portugueses não tem acesso.
Se não acreditam no que vos digo, é só experimentar (durante um mês) ficar reduzidos aos 4 canais da TV pública, não ver outros canais pagos, não ligar o computador e a sensação é ter estado de férias numa ilha deserta ou ter vindo de outro planeta com a respectiva lavagem ao cérebro feita por extra-terrestres.

Sem comentários:

Enviar um comentário