23 de março de 2010

Gosto de plantar coisas

Faz agora 4 anos que tive de desistir do meu hobby preferido, plantar e semear, especialmente legumes, durante 5 anos tive 50 m/quadrados de terreno emprestados e tive a minha horta biológica e simplesmente adorei.
Como tudo o que é bom, a vida faz o favor de dar umas voltas, para acabar com isso bem depressa, num 3º andar é difícil, mas aqui ao lado, podem ver as duas ramas de abacaxi que plantei, faz agora 4 anos e que espero dentro de um ou dois anos, dar fruto. Para terem a noção do tamanho, ao lado coloquei um abacaxi para comparar o tamanho da rama. No chão, não se vê, mas há vasos com salsa, erva cidreira, menta e oregãos, coisas que sobrevivem até num 3º andar.
Como tudo se aprende, no 1º ano, a horta quase foi um fracasso, ao 2º melhorou e por fim foi um autêntico prazer, poder comer aquilo que vi crescer; feijão verde (verde e branco), tomates (maçã, chuchu, cereja), pimentos, pepinos, cebolas, alfaces, bróculos, abóboras, cenouras, lombardos, couve coração, couves galegas, alhos franceses, favas, ervilhas e do que mais saudades tenho, é do sabor tão diferente que eles tinham.

15 comentários:

  1. Olá Isa!

    Imagino como terá ficado desapontada ao perder o seu pequeno talhão de terra para amanho biológico, e consumo da casa. Mexer na terra e ver as coisas cresecer pode ser uma fonte de prazer; para mim é!
    Eu, nascido no campo, vivo na cidade e tenho um quintalinho , mas este ano isto vai muito mau com tanta chuva! Não dá para a despesa !!!
    E desejo-lhe as maiores felicidades para a sua "cultura de estufa" ...
    Um abraço.
    Vitor

    ResponderEliminar
  2. Esta agora, publiquei o seu comentário e não aparece no post, há coisas na net que acontecem que não consigo entender :-)

    ResponderEliminar
  3. Ora não está ou de repente aparece, mais uma coisa oculta que se fica sem perceber ;->

    ResponderEliminar
  4. Vou fazer essa experiência num terraço ( num 8º andar). Espero que seja frutífero.

    ResponderEliminar
  5. Madalena, um terraço é uma maravilha, eu já me contentava com uma varanda :-)

    ResponderEliminar
  6. No post acima, do frigorífico, notei a falta de legumes.
    Se els estão aqui tudo bem, mas não deve ser suficiente.
    A horta ao ar livre deveria ser uma "maravilha".
    Praticamente não compro legumes. Vem tudo da horta de um familiar, sempre que me quero abastecer.
    .

    ResponderEliminar
  7. Se o Rui tem a sorte de ter legumes, da horta de um familiar, não sei se sabe quanto poupa ;-)
    Quanto aos legumes no frigorífico, expliquei nos comentários do post anterior.
    A "maioria" dos legumes que se consome, principalmente nas cidades, já esperaram em frigoríficos, viajaram de camião, passaram por vendedores, para eu gostar de os ver a ficar moribundos no meu frigorífico.Assim tento que sejam o mais fresco possível, para consumo no próprio dia. Relativamente a legumes e vegetais, os desgraçados vêm até, de mais longe do que Espanha, até da Holanda ou pior. Parece impossível, mas são as políticas da U.E. gastar combustível, poluir o planeta, para comer um simples pimento:-(

    ResponderEliminar
  8. Isa,

    Onde poderei comprar sementes? Foi ao continente e não encontrei . Somente encontrei sementes de flores e pretendo plantar legumes e afins: alface, coentros,tomates, batatas,...

    Abraço,
    Madalena

    ResponderEliminar
  9. Madalena, há vários sítios, mas em Lisboa (fui confirnar no seu perfil)no final da Calçada de Carriche (autocarro 7 ou 36)entre as bombas da gasolina, há uma loja (parece das de antigamente que têm tudo, até candeeiros a petróleo) pode comprar desde alimentação para animais, até às sementes ou já em plantinhas que adianta muito e que são adequadas à época. As empregadas são simpáticas e tiram dúvidas. Mais alguma informação é só perguntar.

    ResponderEliminar
  10. Isa ,
    Eu vivo em Oeiras, não no conselho de Lisboa. Evito dirigir-me a Lisboa, só lá ponho os pés ao dia de semana por razões profissionais, e cada vez menos.Sei que existe uma casa só dedicada a plantas aqui mesmo em Oeiras, ou então no AKI em Cascais.Já me disseram que se poderia encontrar em drogarias e nos mercados.
    Obrigada pela atenção,
    Madalena

    ResponderEliminar
  11. Procure saber (talvez nos CTT) se existem perto estufas ou viveiros de Produtos Hortícolas, para comprar as plantas, se forem sementes realmente o aki tem, apesar de serem mais caras que na loja que referi. Se ao Sábado de manhã, um pouco antes das nove (quando abre), for à casa que referi, não tem trânsito e como é por senhas despacha-se depressa, sei de estufas mas ficam ainda mais longe. Como não é, para cá vir muitas vezes, acho que valia a pena, pela variedade e preço.

    ResponderEliminar
  12. Corrijo na minha mensagem anterior: concelho e não conselho
    OK , obrigada pelo conselho ( agora sim com s).Sim , um dia destes vou à loja.

    ResponderEliminar
  13. Ora eu às vezes também erro, mas tal é a vontade de escrever rapidinho, meto água, mas como isto não é para avaliação... ;-)

    ResponderEliminar
  14. Sim !, na verdade vivemos numa sociedade de avaliação ( na escola, no trabalho, na vida social,...) e de auto- avaliação ( na excessiva auto-exigência de alcançarmos parâmetros quantitativos típicos de uma sociedade em competição). Mas , felizmente essa era ( da competição, do neo-capitalismo, do lucro) está a morrer. Concorrer ( em cooperação, em solidariedade) é + saudável do que competir ( em aniquilição ).

    ResponderEliminar
  15. Inacreditável para a maioria dos brasileiros, que possuem tanto e não têm a capacitação para aproveitar.
    Um abacaxi...cultivado em um apartamento...
    Bom. Você e os seus degustaram-no. Não foram os céticos.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar