A Terra terá 4.500/5.000 Milhões de anos.
A presença do homem moderno na Europa remontará a 45.000 anos.
As pirâmides do Egipto terão um pouco mais de 12.000 anos.
A existência da formiga mais antiga terá, provavelmente, 120 Milhões de anos.
Muitos olham-nas com desprezo e enfado, mas se calhar, elas ainda por cá ficam e nós, para além de irmos exterminando outras espécies, ainda vamos conseguir acabar com a nossa.
Grandes, poderosos, egoístas, "mais inteligentes", mergulhados em tecnologia, mas muito imaturos, neste assunto de conseguir viver em sociedade. Ainda estamos na época da meninice, a das birras e a de querer, ter mais brinquedos do que o menino do lado.
Talvez com os seus 120 milhões de anos, as modestas formigas, nos possam ensinar alguma coisa. Em alturas de crise, elas têm sempre a receita certa e, sem chefes, iluminados, esquerda, direita e apenas cumprindo, cada uma o seu papel, conseguem ser uma máquina perfeita de sobrevivência.
Vi à pouco tempo este vídeo e fiquei impressionada com a capacidade de sobrevivência das formigas.
ResponderEliminarCada uma tem o seu papel disse muito bem, um modelo que devíamos seguir à letra, evitava-se assim tantos erros.
Um beijinho
Bem verdade, mas nas formigas até a rainha se sacrifica… eventualmente é até quem mais o faz…
ResponderEliminarUma das "sociedades" que mais gosto de visualizar.
Acho que o problema é que já passámos a fase da sobrevivência. Dá a sensação que só face a grandes catástrofes é que a malta se une. Quanto mais temos, mais egoístas ficamos. Quantos mais somos, mais sozinhos ficamos.
ResponderEliminarOlá Isa.
ResponderEliminarBiólogo/Professor, venho percorrendo páginas para divulgar o espaço VERDE VIDA (Brasil), com imagens(base do blog)e textos simples, relacionados à causa ambiental.
Sua visita nos deixará felizes.
O texto sobre as formigas é pertinente e oportuno.
Seu blog é muito bem estruturado.
Felicidades em sua jornada, sempre!