10 de abril de 2010

Preocupa-se em saber, se estará a matar algum animal ou a destruir o Planeta?

Quando lê na embalagem de um produto, "contém óleos vegetais", desconfie, muito provavelmente, se comprar esse produto estará a ajudar a acabar com as florestas tropicais, a matar orangotangos,... e por causa do óleo de palma.
A seguir aos EUA e à China, aquela coisinha minúscula em tamanho, chamada Indonésia fica em 3º na escala dos grandes poluidores e porquê? Novamente o óleo de palma.
Sendo o óleo cuja produção sai mais barata, serve hoje em dia para o fabrico da maioria dos produtos que estão dentro dos nossos supermercados, a batatinha frita, a bolacha, os snacks, o chocolate, margarinas vegetais,...
Com a cana do açúcar e o óleo de palma, pensaríamos que depois do petróleo, estas energias verdes, seriam uma óptima solução como biocombustível.
A cana do açúcar tem acabado com terrenos de cultivo, ficando populações em risco de passar fome, para podermos encher os depósitos dos automóveis. Será bom saber qual a origem desses combustíveis e se são obtidos de forma ecológica e sustentável, coisa que cada vez se torna mais difícil porque os que não respeitam as regras, nesta exploração desenfreada, cometem todos os tipos de actos ilícitos, para enriquecer, portanto, convém-lhes o nosso desconhecimento.
O consumidor tem, o direito, de saber o que consome e a verdadeira origem, dos ingredientes desse produto e assim, as consequências da sua escolha.
A União Europeia bem pode limpar as mãos à parede porque com a conversa do "verde" e do "bio" tem subsidiado verdadeiros atentados ao Planeta Terra.
Eu como consumidora quero saber de onde vem, aquilo que o meu dinheiro paga e ao comer uma margarina, uma bolacha, um chocolate ou usando um sabonete, champô ou qualquer outra coisa, não quero estar a ajudar ao enriquecimento ilícito de especuladores poluidores e, principalmente, quero ter a certeza de não estar a acabar com nenhuma floresta tropical, nem a matar nenhum orangotango ou outro animal e, muito menos, estar a roubar a comida da mesa de alguém que tem muito menos do que eu.

2 comentários:

  1. Olá ISA!
    Por mais voltas que demos ao texto, ficamos sempre com a ideia de que, duma ou doutra forma, estamos sempre a dar uma "machadada" na mãe natureza sempre que consumimos o que quer que seja.
    Até parece que seres humanos e sobrevivência da natureza se foram tornando incompatíveis com o decorrer dos tempos ...
    Dito isto, é verdade que todos devemos fazer o que está ao nosso alcance para que ela se não zangue em definitivo connosco, e acabemos, um destes anos, sem senhorio a quem pagar a renda!

    Bom fim de semnana.
    Um abraço.
    Vitor

    ResponderEliminar
  2. Vitor Chuva
    Pelo menos seria uma grande ajuda saber de onde vem o que estamos a comer e tentar controlar a origem dos ingredientes.
    Mas isto de olhar para etiquetas é preciso força de vontade :-|
    Eu prefiro os produtos cujo código de barras começa por 560...(por ser produto nacional), mas agora fui ver os ingredientes e em alguns, lá aparece "óleos vegetais", mas sem especificar quais, milho? girassol?...óleo de palma :-o

    ResponderEliminar