4 de abril de 2010

Três imagens com Uma Verdade, uma Mentira e uma Idiotice

Quanto à verdade ou mentira, não haverá muito a acrescentar às imagens.

Agora, católicos insurgirem-se contra turistas austríacos por quererem rezar na Catedral de Córdova e apenas por serem muçulmanos, para mim, demonstra mais uma vez, a doentia clubite religiosa, parecendo-me uns autênticos idiotas quando acham que tem que haver um Deus, com casa própria, para cada fé religiosa.
Chegam a ser mais fanáticos do que os clubes de futebol, pelo menos aí as equipas adversárias podem lá jogar ;)
Mas o mais surpreendente é que a actual Sé Catedral de Córdova, foi construida por árabes e só foi transformada em Igreja Católica no séc XIII.
Para não haver confusões, prefiro rezar no alto de um monte ou em qualquer outro sítio, onde a natureza possa inspirar a verdadeira fé, sem pompas, lutas ou quesílias, demasiado materialistas para o meu gosto.
Como poderemos esperar a união dos seres humanos para salvar o Planeta, com problemas tão reais e palpáveis se nem conseguem encontrar serenidade, para rezar lado a lado ?

10 comentários:

  1. Tudo isto é demasiado revoltante para o meu gosto.
    Os actuais “julgados” seguidores católicos e os eclesiásticos, desde os simples padres, ao Papa, não descansam enquanto não acabarem com o catolicismo.
    Pessoalmente afecta-me, apenas porque me revolta a hipocrisia e o fanatismo da Igreja Católica.
    Porque não entendem que uma igreja é um local de oração, recolha, meditação, compreensão, e fraternidade ?
    Porque não o ecumenismo, para quem quer praticar uma religião ?
    Fui baptizado e fiz a comunhão solene e eles fizeram-me ateu, mas respeito as posições religiosas dos outros.
    Já escrevi sobre estas situações em 2 posts:

    http://coisas-da-fonte.blogspot.com/2009/12/hipocrisia-da-igreja-catolica.html

    http://coisas-da-fonte.blogspot.com/search/label/Religi%C3%A3o
    .

    ResponderEliminar
  2. Olá Isa, uma óptima Páscoa cheia de amêndoas! Aqui não se encontram amêndoas como em Portugal. Eles comem ovos cozidos como a "gente" os come com o bacalhau. Só que lhes pintam a casca. Estas tradições aqui às vezes põem de boca aberta. Vá lá dar ovos cozidinhos aos meninos lá em Portugal - acho que ficava tudo de boca aberta :D Bem, voltando ao assunto. Eu cá por mim a reacção de nuestros hermanos perante a visita austríaca muçulmana, tem pouco a ver com a intolerância religiosa mas mais com o seguinte fenómeno: "O espanholito diz ao seu pai: - Papá, quando yo crescer yo quiero ser como usted. - Y por que, mi hijito perfetito?! - Pergunta o orgulhoso madrilenho. - Para tener un hijo como yo."

    Fui má? Não gosto muito de falar mal doutras pessoas, seja por que razão o for, mas esta anedota faz-me rir duma forma que ninguém pode imaginar - parto-me a rir e não sei porquê ;D Desejo-lhe um resto de Páscoa feliz. Cumps - Isabel

    ResponderEliminar
  3. Rui
    Concordo inteiramente consigo.
    Nada como o provérbio que tem a sua origem na Bíblia "Quem com ferro fere, com ferro será ferido" ;)

    ResponderEliminar
  4. Marota
    Adorei a sua anedota...e bons ovinhos cozidos;))))

    ResponderEliminar
  5. Troquei a localização dos comentários, como reparaste, Isa.

    (Mantendo a troca... Rs, rs) Espero que a tua Páscoa tenha sido o desejado.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Desculpe a intromissão fora do contexto, mas só para dizer à Marota que uma das tradições da Páscoa aqui, são os ovos cosidos, mas cosidos em água com bastantes cascas de cebola.
    Saiem já pintados (castanhos) e não há problemas de tintas. Os miúdos gostam muito.
    Ainda tenho "ali" 5 rsrsrs
    .

    ResponderEliminar
  7. Sim eu a minha avó que era alentejana, também cozia-os com casca de cebolas, mas para serem postos no folar da páscoa. Cumps. Isabel

    ResponderEliminar
  8. Tenho a ligeira impressão que vamos voltar ao tempo das cruzadas e das inquisições...

    ResponderEliminar
  9. Esta conflitualidade religiosa é revoltante e perigosa. O ser humano reage de forma mais violenta á intolerância das crenças, do que à corrupção, à pedofilia ou às perseguições contra a liberdade de expressão.
    Basta ver as reacções de alguns cronistas da nossa praça e de alguns beatos que pululam na blogosfera, para perceber que o mundo está a ficar cada vez mais intolerante e perigoso.

    ResponderEliminar
  10. Carlos Barbosa de Oliveira
    Quando se chega ao ponto, de elementos da extrema direita já estarem a ocupar lugares na governação por essa Europa, mais os fanatismos religiosos ou raciais, uma crise económica que não acredito que vá melhorar, bem pelo contrário, temos os ingredientes para se estar a beira do pior :(

    ResponderEliminar