11 de maio de 2010

1 em cada 5 portugueses sofre de perturbações psiquiátricas

Nem era preciso vir o Coordenador Nacional de Saúde Mental dizer, o óbvio, que andamos "quase" todos, à beira de um ataque de nervos.
Pelo estudo realizado, as perturbações psiquiátricas dos portugueses, ordenadas da percentagem maior para a menor, temos: a ansiedade, as perturbações depressivas, as perturbações de controlo de impulsos e, por fim, as do álcool.

Seria mais importante, saber as razões porque estamos a começar "a bater mal da bola" e de quem é a culpa.

Pelas estatísticas, ficamos informados que a grande maioria dos portugueses, infelizmente, até já sabe, como as coisas acontecem.
Primeiro começam os problemas de ansiedade:
Será que a empresa onde trabalho não fecha?
Se não fechar, será que vão despedir pessoal?
Será que vão continuar a pagar todos os meses o ordenado?
Será que nunca mais pára o encerramento de empresas?
Será que ainda vou ficar desempregado?
Será que este mês vou conseguir pagar as contas?
Será que vai aumentar a prestação da casa ao Banco?
Será?... Será?... Será?...
Quando isto começa a fazer parte, do dia a dia, durante meses e anos a fio, é Óbvio que a maioria dos portugueses começa a "pifar dos pirolitos".

Depois, os pesadelos tornam-se realidade e ao conviver com familiares, amigos e conhecidos em maus lençois, pode passar facilmente à fase depressiva, isto, na melhor das hipóteses, porque está constantemente a ver o stress de quem quer arranjar emprego, antes do subsidio de desemprego acabar, uma angústia agora agravada, com a nova expectativa de ver esse subsídio reduzido ou retirado, para incentivar a procura daquilo que se perdeu ou que se pode, facilmente, vir a perder e que Não Há!
Nesta fase, nada pode correr bem, facilmente os problemas se complicam e se estendem para o nível familiar e, um a um, a depressão vai tomando posse de cada português porque é mesmo Impossível ver a vida Côr de Rosa ou qualquer luz ao fundo do túnel.

Facilmente se salta para a fase seguinte, para isso, basta ouvir, um ou outro governante que nas calmas, apregoa o seu habitual e costumeiro TEMOS de fazer sacrifícios, quando já estamos a cortar no essencial e continuar a ver, uma cambada de incompetentes a receber prémios, por fazerem coisas curriqueiras, como por exemplo Vender Electricidade, uma coisa tão "difícil", por causa de haver "Tanta Concorrência" ou de aumentarem, constantemente, o preço daquilo que vendem, como no caso dos combustíveis. Será mesmo um óptimo momento para começar a arrancar os cabelos, quando o Ministro que nos devia explicar o motivo dessas subidas, ouvir dizer, em directo, que, simplesmente, também não sabe.
Como se isto, ainda, não fosse suficiente, ficamos de cara à banda e de queixo caído, com as injustiças da Justiça que vai premiando os chico-espertos, queimando em vez de arquivar e dando palmadinhas nas costas dos grandes prevaricadores e criminosos, no entanto, pode-se ir preso por não pagar uma multa de trânsito ou por roubar comida no supermercado.
Estará mais que explicado que a partir daqui, se tem muita dificuldade em controlar os impulsos porque, simplesmente, se chegou ao ponto em que, muito poucos, se conseguem controlar, quando já só Apetece Bater em Alguém.

Chega-se finalmente à última fase em que, alguns, desgastados das fases anteriores e triturados até ao limite da sua resistência física e psicológica, secumbem à tentação do álcool porque só querem esquecer que são portugueses sem o tal "radioso" futuro europeu.

Em comparação com Espanha/Itália/França/Holanda, somos os que estamos a ficar mais Perturbados ;) mas com o gosto que os nossos governantes têm por estatísticas optimistas, não deve faltar muito para estarmos todos curados porque já devem ter pedido um estudo, caríssimo, para nos compararem à Grécia, mas o melhor será fazê-lo depressa pois não deve faltar muito para sermos os Mais Malucos e Tesos da Europa ;)
(como estamos na semana das T-shirts especiais, acho que posso lançar mais uma)

18 comentários:

  1. ainda bem que dizes isso. agora sei que não sou a unica e que ha mais malucos como eu :P

    ResponderEliminar
  2. Eu gostava mais deste post com as letras malucas. Assim é langweilig

    ResponderEliminar
  3. Isa:
    Há quantos anos vivemos sob pressão, há quantos anos não passamos da cepa torta, sinceramente admiro-me ainda por não estarmos pior x-(
    Eu já passei esta fase agora estou completamente "noutra" o:) devo isso aqui à blogosfera lol lol

    ResponderEliminar
  4. almighty yellowphant
    Nota-se bem, basta entrar no autocarro e ver aqueles olhares, de quem quer morder ou ainda outros que tentam, desesperadamente, arranjar um motivo para fazer uma birra lol

    ResponderEliminar
  5. Fê-blue bird
    Anos a fio, à beira de um ataque de nervos :(

    ResponderEliminar
  6. Marota
    Pode ser como dizes: chato, mas é verdadeiro e contado da forma mais levezinha que sei :D

    ResponderEliminar
  7. Raquel
    É apenas e só, a verdade e as consequências sentidas por muitos :(

    ResponderEliminar
  8. Falando sério: PARABÉNS ISA. Deu trabalho, mas valeu a pena. =D =D

    Falando menos sério: Agora é que se acendeu uma luzinha no meu espírito. Quando nos falam em "TEMOS que fazer sacrificios", não quer dizer, apertar o cinto. Referem-se a TERMOS que aguentar este governo por mais algum tempo !
    "Apetece Bater em Alguém" ! Apetecer apetece, mas ainda vamos presos !
    Resta-nos uma consolação: ainda temos 80% que não sofre de perturbações psiquiátricas. Já viram como é bom ?... O pior é quando forem 1 em 4, ou ainda pior 2 em 5 ! :))
    .

    ResponderEliminar
  9. Com o Benfica campeão 4 milhões vibraram de alegria e os problemas ficaram para trás, com a vinda do Papa, num país maioritariamente católico, são 3 dias de benesses, de benções e afins, com os nomeados para a Selecção Nacional já haverá alguns descontentes mas entretanto chegam as férias e tudo vai a banhos mesmo que seja a crédito.
    Enfim, somos fe facto, completamente malucos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Rui da Bica
    Mas isto de 1 para 5 era em Março, agora em Maio... lol

    ResponderEliminar
  11. Quero uma t-shirt dessas! Não é pelo estudo, mas porque nunca batemos bem da bola e nunca tivemos coragem de o assumir.

    ResponderEliminar
  12. Rosa dos Ventos
    Percebe lindamente onde eu quero chegar... lol

    ResponderEliminar
  13. Carlos Barbosa de Oliveira
    Estão Esgotadas, há mais, malucos tesos, do que camisolas lol

    ResponderEliminar
  14. Direi mais.
    Quatro em cada cinco portugueses sofre de perturbações psiquiátricas.

    ResponderEliminar
  15. Observador
    Como as Estatísticas em Portugal são sempre optimistas, a verdade talvez esteja mais próxima desse número.

    ResponderEliminar
  16. Esta estatística foi feita quando?
    Vamos ver daqui a um ano!

    ResponderEliminar
  17. LS
    Eu acho que já está caducada :D

    ResponderEliminar