28 de maio de 2010

T.P.C.

Terça-feira, no seu 4º aniversário, o Arrastão enviou convites a 15 comentadores daquele blogue, para que cada um fizesse um texto para ser lá publicado, ao longo desta semana.

É claro que escrever no meu blogue, é pura diversão, será como estar no recreio da escola ou como chegar a casa e vestir o pijama. Agora ser convidada para ir a casa alheia, tem que se lhe diga, mais a mais, num blogue onde se fala mais a sério.
Fiquei surpreendida com o convite, se quiserem ler o meu post de 26/Maio/2010 pode ser mesmo Aqui

(Actualização) Como o Link já não está a funcionar fica aqui a transcrição:


Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

No País real onde vive o cidadão comum, aumenta o desânimo, a desilusão, a repugnância ou desdém pelos seus líderes políticos e entidades governamentais, onde as elites vivem entrincheiradas, só preocupadas com o seu prestígio, dinheiro e uma falsa ilusão de que tudo vai bem mas, sempre, tentando matar toda e qualquer ideia de mudança ou, pior, de atentar contra a nossa liberdade de expressão que será, sem dúvida, o nosso bem mais precioso.

A corrupção está na ordem do dia e, nem sequer, é um problema da Administração Central porque a Local ainda consegue ser mais corrupta.
Quem toma as decisões, parece andar aos ziguezagues, conforme sopra o vento, sem saber para onde vai, onde nunca faltam os clichés da moda, mas onde as decisões prioritárias que o cidadão tanto anseia, não chegam ou vêm atrasadas.

Uma montanha de legislação, alguma à la minute mas que não funciona e, assim, um governo que devia servir para estabilizar, acaba por fazer precisamente o contrário. Temos um sistema político absoleto onde o cidadão, se sente cada vez mais afastado das grandes decisões mas que, sem dúvida alguma, irão influenciar toda a sua vida e o futuro dos seus filhos.
Sentindo-se cada vez menos representado, especialmente, pelos partidos políticos que se fecharam e que já não o conseguem satisfazer mas que, inevitavelmente, vai provocando o aumento da abstenção e, não deve estar longe o dia, em que o voto nada significará.
Outros, seus iguais, vão escolhendo entre o que consideram ser, o menos mau, sem conseguirem imaginar outra alternativa, olhando tristemente para uma esquerda dividida, de costas voltadas, olhando para o seu próprio umbigo, poupando nas pontes da união.

Finalmente chegamos ao cidadão comum mais perigoso que anseia voltar à falsa eficiência autoritária, com desejos de um líder megalómano, forte e salvador que tenha todas as soluções, ora, actualmente, numa época de tanta diversidade e complexidade, para arrefecer os ânimos, precisaríamos do oposto, um líder avesso à autoridade e que tivesse uma, extraordinária capacidade de saber escutar os outros porque o grande drama actual é a falta de consenso, mas que, também, já não nos poderá servir de muito porque as centenas de grupos em que a sociedade está dividida, sejam os transportadores, agricultores, professores, médicos, reformados,... estarão sempre mais preocupados com a defesa dos seus próprios interesses e qualquer coligação, será sempre difícil e provisória.

Apesar de haver forças que tentam travar as mudanças, tenho a esperança de que elas terão de acontecer e, com ou sem dor, só serão possíveis, com a participação de Todos e para isso, será, cada vez, mais urgente, ideias totalmente novas e radicais.
Uma ideia que, por acaso, já é velha e que na altura me fez sorrir, começa a fazer mais sentido quando olho para os miúdos, tão à vontade, com as novas tecnologias e, conseguir ver, por aí, a possibilidade de milhares de cidadãos se representarem a eles próprios, poderem pensar e decidir em conjunto, num tipo de referendos directos, onde as grandes decisões virão de baixo e não de cima. Como somos nós que pagamos, presumo que os patrões somos nós e eles os funcionáríos ;)
Com acesso a uma verdadeira transparência de números, sem máscaras e sem serem, constantemente, alterados ou "massajados" pelos chico-espertos, estaremos certamente mais habilitados a poupar ou investir onde for necessário, pois quem, senão nós, fazemos autênticos milagres com o pouco que nos pagam.

23 comentários:

  1. Vê lá se não gaguejas a escrever, na casa dos outros... lololol

    ResponderEliminar
  2. polittikus
    Alguém me disse hoje e que me conhece muito bem que não funciono grande coisa sobre pressão, isso sei eu, foi por isso que não segui cirurgia lol

    ResponderEliminar
  3. Isa: Merece os Parabens!

    ps: Como está o miudo?

    beijinho:)

    ResponderEliminar
  4. Raquel
    Está pronto para mais umas boladas.
    E a tua pequenota já aprendeu mais alguma palavra nova xD
    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Já lá fui e estás de parabéns.
    Ficaste muito bem no retrato! :-))
    Assusta-me muito esse eleitorado que anseia por uma autoridade que é apenas autoritarismo muito perigoso.
    Ouve-se em todo o lado dizer que o que é preciso é uma mão de ferro...
    Ela que não venha!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Rosa dos Ventos
    Também me preocupa porque quanto pior estiver um país, mais facilmente entra um falso Messias.
    Agora que ninguém nos ouve (só lê :D) sinto-me melhor a escrever em casa lol

    ResponderEliminar
  7. Vou la' espreitar, mas penso que nao tera' necessidade de roer as unhas
    bjooo

    ResponderEliminar
  8. na america profunda
    Já sabes como eu gosto de ser brincalhona lol

    ResponderEliminar
  9. Sou frontalmente contra a pesca por arrastão!

    ResponderEliminar
  10. Rei da Lã
    Mas tirando a pesca :D, sobre o texto?

    ResponderEliminar
  11. Isa
    Fui lá. Se fosse o convidado tinha avinagrado até dizer chega, mas como foi a Isa não tenho de que me admirar: alguns parágrafos Doces outros a lembrar Travessuras...
    Ao seu estilo mais elaborado
    Passou lá um bom bocado

    (quando tiver uma bica para lhe oferecer, tenho de a convidar também...)

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Já fui lá. Parabéns Isabel !
    Muito boa análise e muito bem escrita.
    Curioso comungarmos das mesmas ideias, no geral.
    Talvez eu mais resignado e mais paciente, aceitando melhor os "apertos" por ter a noção de que as soluções, nesta fase, são extremamente difíceis e geradoras de possíveis e perigosos conflitos que não adiantarão muito, na resolução dos problemas.
    Depois do "leite derramado", do mal feito, não haverá muitas saídas. Nem, para já, a mudança de governo.
    .

    ResponderEliminar
  13. Já tinha lido o texto, mas não me apercebi que era seu. Gostei e concordo com muito do que lá escreve. Parabéns!

    ResponderEliminar
  14. A Isabel disse tudo... e agora o que mais poderemos dizer?
    Parabéns!
    p.S. - Só a conseguia ver a escrever pequenos textos!

    ResponderEliminar
  15. Rogério Pereira
    Foi um pequeno resumo de como eu vejo as coisas, do que acho que se deve procurar(ideias novas e diferentes)e ainda uma pequena sugestão, porque havia limite de palavras e de tempo de entrega.
    Por acaso o texto acabou por ficar muito diferente porque quando descobri que já tinha mais do dobro das palavras, tive de cortar nas travessuras lol

    ResponderEliminar
  16. Eu, como escrevo pouco, sinto-me bem a ler os outros e a tentar decifrar os seus enigmas! :-))
    Como cheguei às Coisas da Fonte sei eu, foi através de ti, mas onde é que nos encontrámos?
    Por aí...
    É realmente espantosa esta rede de conhecimentos virtuais!

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Carlos Barbosa de Oliveira
    É complicado para uma leiga querer dizer muita coisa e, ao mesmo tempo, tentar resumir uma coisa tão complicada sem dar abertura a más interpretações e o Carlos sabe disso, muito, melhor que eu.

    ResponderEliminar
  18. LR
    Nos 768 dos meus posts tenho alguns com textos grandes, mas cedo descobri que os posts, como diria a minha filha, têm de ser curtos e directos, quem gosta de ler prefere um livro lol
    A outra razão é que, aqui não é trabalho, será mais para desabafar e me divertir :D

    ResponderEliminar
  19. Rui da Bica
    O Rui consegue ser um santo, para conseguir aceitar tudo com tanta paciência, mas olhe que quando isto piorar, e lhe garanto que vai, não sei quantos santos vão sobrar:D

    ResponderEliminar
  20. Rosa dos Ventos
    É engraçado como se chega a uma altura que não sabemos, mesmo, como chegámos ao blogue de alguém, mas ainda me lembro onde deixei os meus dois primeiros comentários e quem foi a primeira pessoa a deixar um comentário no meu blogue, a partir daí será uma autêntica confusão lol
    Mas foi bom ter-te encontrado :-]
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Isa:

    Só agora tenho tempo para te dar os parabéns =D
    Mereces ter mais protagonismo ;) e não andar sempre de pijama lol
    Todos os teus post são inteligentes e os comentários que fazes nos blogues também. Portanto vou lá espreitar com muito prazer!
    Um beijinho e Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  22. Fê-blue bird
    Obrigada mas, por acaso, quando chego a casa adoro andar de pijama lol
    Beijinhos

    ResponderEliminar