15 de julho de 2010

A Dívida do Estado Aumenta 2 Milhões de Euros/Hora

Por acaso contrata um carpinteiro para lhe arranjar a canalização?
Contrata um sapateiro para lhe arranjar o automóvel?

Nós não temos um buraco a largar petróleo, temos milhares de buracos a perder euros "à la minute" e quando se aumenta o IVA e o IRS é como estar a pôr pensos rápidos num doente que se está a esvair em sangue e a precisar de uma equipa médica para o salvar. Então porque será que não se trata o doente?

Porque as pessoas que foram subindo para gerir este país não percebem nada de gestão, só percebem de como subir degraus nas estruturas partidárias e como para isso, só é preciso muito blá-blá, truques menos limpos, compadrios e sei lá mais o quê, estávamos melhor entregues ao merceeiro da minha rua que, pelo menos, prova que deve saber gerir alguma coisa porque ainda não fechou a loja neste país de doidos.

Como cidadã portuguesa mais que comum, ou seja, ordinária, estou a entrar em pânico, não por saber que as coisas vão mal, mas por ver um 1º Ministro que deu uma entrevista ao Financial Times com uma visão super-optimista do País e que, pelos vistos, foi paga por Empresas Públicas, ou seja, nós pagámos 240 mil euros para ele ir contar histórias da carochinha. Temos um, provável, futuro Primeiro Ministro que até fala muito bem, mas que também não me convence e que diz estarmos no limiar da insustentabilidade, mais uma história do João Ratão, temos um Presidente que diz que o País está insustentável e fica, simplesmente, sentado ou a viajar com a sua Maria e quanto à Assembleia da República, bem espremida, dá meia dúzia de copos de "massa cinzenta".

Resumindo e concluindo, estamos a presenciar um bando de incompetentes de fato e gravata em que 99% não sabe nada do que anda a fazer, excepto chular o povo em mais e mais dinheiro, não para resolver os verdadeiros problemas, mas para enfiar mais dinheiro nos buracos.
Todos os dias há novos pensinhos rápidos e hoje saiu mais um - Cortar nos exames médicos.

39 comentários:

  1. Olá Isa!

    Para além de depenados, fritos e esturricados, também estamos deprimidos, e se pensarmos muito no que está acontecer entramos em paranóia.
    O doente está mesmo muito mal; tem vindo a ser maltratado ao longo das últimas décadas, e já vai lá com mezinhas caseiras ou caldos de galinha.
    E quem o pôs neste lamentável estado, não sabe o que lhe fazer, esta é triste verdade, embora agora façam a fita de que até não foi nada com eles; eles até avisaram, como diz o senhor presidente ... com a mmaior lata!
    Este país foi mal governado e ... ROUBADO, e agora, pura e simplesmente, está falido.
    Não me pergunte o que se pode fazer, porque também não sei - nem é suposto que tenha que o saber.

    beijinhos.
    Vitor

    ResponderEliminar
  2. Parabens Isa.
    Um autentico retrato feito aos políticos deste país! "Porque as pessoas que foram subindo para gerir este país não percebem nada de gestão, só percebem de como subir degraus nas estruturas partidárias"
    E por infelicidade nossa, nunca elegemos os mais competentes, mas sim os que tem mais habilidade para nos enganar.
    E o pior disto tudo é que temos uma oposição que não está preocupada com o país, mas sim no assalto ao poder! São Pulgas do mesmo cão...

    ResponderEliminar
  3. Aquela edição do FT é uma vergonha! Desde a estória da foto e respectiva legenda...falsa,claro à publicidade paga pela CGD e do Instituto do Vinho do Porto, que está em fase de liquidação...

    ResponderEliminar
  4. Melhor palavras para descrever este triste estado não poderia eu ter encontrado. Incompetentes ao quadrado!

    ResponderEliminar
  5. Diz-se que a "Democracia" é o melhor dos males. É má, mas as "outras" são piores !
    "Foi você que pediu esta democracia"?...
    "Em que partido votou" ? ... Então, "esta democracia" legitimou "este poder" !... não foi ? ...
    Resta-me a consolação que não colaborei em "escolher um carpinteiro para arranjar os canos" !
    Como só havia carpinteiros e canos rotos ...
    .

    ResponderEliminar
  6. Já disse aqui e repito: TUDO IGUAL NA CASA DE CABRAL...é aí, é aqui... Saúde, por aqui, só se for o que dizemos quando alguém espirra! Sabe quanto "ganhamos" por uma consulta nos hospitais? Em torno de 10 euros (sem tirar os impostos) x-(. Como "brinco" com os colegas: ser "menino ou menina" de programa é muiiiiiito mais lucrativo :t.
    Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Grande post. Parabéns pela excelente leitura que fez do estado em que nos encontramos, que é a leitura real, sem paninhos quentes.

    (relativamente ao tratar doentes a sangrar, infelizmente não é só metáfora. Sei, por experiência própria que não querem saber, ainda que a pessoa esteja a sangrar internamente e cito um médico "vamos esperar uma semana, que não é por aí que o gato vai ás filhóses", sei que parece que estou a exagerar...era bom, mas não estou).

    Isa GT ao poder ;)

    ResponderEliminar
  8. Onde é que apanhou aquela foto?
    É que o tercairo burro
    a contar da esquerda...
    ... sou eu

    (Quanto ao texto, deixe lá...
    a minha deusa Maat dará os corações dessa gente para serem devorados pelo demónio Ammut, né?)

    ResponderEliminar
  9. Rui da Bica

    Tenho mesmo que começar por si, isto não é culpa da Democracia mas da perda de valores éticos, o assalto da incompetência e da desonestidade, noutros países como a Inglaterra há Democracia e há castigo e afastamento dos desonestos. Na verdadeira democracia quem rouba vai preso, aqui temos outros problemas:
    -é ver quem consegue roubar mais,
    -quem está bem, borrifa-se para quem não está, -cada grupo quer ser o mais beneficiado e com mais poder
    -e o povinho, com o exemplo que vem de cima, até acha graça ao pedidozinho, à cunhazinha e ao favorzinho e se conseguir até rouba migalhas e nem o rolo de papel higiénico do emprego escapa, marcha tudo, portanto, até merece o que tem tido.
    E, agora? Quando começa a não haver mais nada para roubar, vai-se depenar os que menos têm e que nem sequer têm quem os defenda porque não vejo sindicatos para os velhos de magras pensões, para os desempregados ou aqueles com empregos eventuais mal pagos.
    Este país bem governado tinha dinheiro de sobra, mas com tantas comissões, tantos compadrios, reformas imorais, triplas reformas por meia dúzia de anos, grupos de interesses,... não dá.
    Quando me fala que não escolheu esta democracia, também não é solução esperar que as coisas se resolvam sozinhas, pode sempre colaborar com a sociedade civil para tentar mudar as coisas.
    O que faz falta são pessoas honradas, honestas, com valores éticos, habilitações adequadas que se comecem a mexer para mudar este sistema bafiento e os Partidos começarem a ver que só sobrevivem e têm votos se seguirem por essa via.
    No entretanto, vou votando na oposição e em quem tenha ideais socialistas.
    Como o PS, já há muito tempo virou à direita, é claro que não voto nele, mas voto sempre, não vou entregar todas as responsabilidades aos outros e ficar comodamente sentada até os problemas me entrarem pela porta da frente.
    Esse é outro grande problema dos portugueses, o egoismo, pensarem que como isto, ainda não me faz muita mossa, o vizinho está mal mas com o mal dos outros posso eu bem.
    Eu vejo as coisas de outra maneira, se agora estão a tramar o meu vizinho, é melhor começar a defendê-lo porque amanhã pode, muito provavelmente, chegar a minha vez de estar mal.
    Se não colaborou para esta democracia, presumo que o seu conselho é ficar de fora e não mexer uma palha, mas até quando vai conseguir fazer isso?

    ResponderEliminar
  10. Vitor Chuva

    A solução, nesta altura do campeonato, só através da participação da sociedade civil, se o sistema tem falhas, tem que ser mudado, queremos poder votar em Pessoas não em Sacos cheios de Gatos.

    ResponderEliminar
  11. Teófilo Silva

    A oposição pode ter muitos defeitos mas aterroriza-me pensar em maiorias absolutas, só dá mais liberdade para os roubos absolutos e melhor escondidos.

    ResponderEliminar
  12. donatien alphonse françois

    As empresas públicas têm mesmo que prestar contas, pagámos esta treta e muitas mais, será assim tão louco saber para onde vai o nosso dinheiro?
    Tanto simplex e os Ministérios, Institutos públicos e sei lá que mais, não podem ter as contas às claras na net para os cidadãos as poderem consultar?
    Esconder porquê? Para beneficiar quem?
    A nós não é de certeza!

    ResponderEliminar
  13. Rogério Pereira

    Eu já nem pedia governantes XPTO mas eticamente correctos e já agora... que fizessem um exame: Experimentar viver um ano, (como sou umas mãos largas) 2 ordenados mínimos por mês, para experimentarem como vive a maioria dos cidadãos deste país :D

    ResponderEliminar
  14. Regina Rozenbaum

    Por cá não sei quanto é pago por consulta, mas neste momento, preocupa-me os mais idosos, os desempregados, as crianças com pais desempregados que são, neste momento, os mais castigados e que não têm ninguém que os defenda. O maior problema em crescimento é a desigualdade social que irá certamente provocar todo o tipo de problemas.
    Quem tenha filhos ou netos com fome que poderá fazer num país que os despreza e se está borrifando? Coisas boas não serão certamente.
    Por outro lado, cada vez há mais milionários, mas o grave é que esse dinheiro resulta muitas vezes de Esquemas e de roubo dos dinheiros do Estado, não do trabalho ou de Negócios Honestos e isso é que revolta. O seu a seu dono. Porque será que uma empresa pública dá prejuízo? Para poder ser privatizada por meia dúzia de feijões. Depois passa a dar lucros astronómicos.
    Só não vê quem não quer.

    ResponderEliminar
  15. Marota

    E PIOR, incompetentes com prémios. Se forem bons paguem-lhes o triplo mas isto de darem prémios a gestores de empresas públicas que dão prejuízo, tenham ao menos vergonha na cara.

    ResponderEliminar
  16. O refelexo em um espelho, nãso seria mais correcto da visão que deste de Portugal neste momento... Apenas um aparte, enquanto uns se veêm aflitos para sobreviver em Portugal. Portugal é o terceiro país da Europa onde se vendem mais Ferraris novos... a crise não é para todos.

    ResponderEliminar
  17. madeinportugal560

    Se leres o comentário que eu dei ao da Regina, saberás o quanto eu concordo com a tua afirmação.

    ResponderEliminar
  18. Há uma coisa em que não se consegue mentir ...
    São os números, são crus e nus ...

    O resto é retórica ...!
    E por este caminho ...

    Bjks da M&M & Cª!

    ResponderEliminar
  19. Miguel

    Por este caminho estamos mesmo com um futuro muito negro, estes nem estancar os buracos conseguem e não vejo, presentemente, qualquer solução e eles já estão prevenidos, ninguém vai acreditar que Sócrates ou Passos Coelho, não tenham contas bancárias, ter até têm, só que não é cá. Isto ainda me põe mais alerta que a tempestade vem a caminho.

    ResponderEliminar
  20. 2 milhões por hora? Ora, os ricos que paguem a conta! Que eu não tenho vagar...

    ResponderEliminar
  21. Óscar Alho da Silva

    Mas vão obrigá-lo a ter... vagar :D

    ResponderEliminar
  22. Portugal está em vias de extinção desde Dª Teresa e marido, portanto ...

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  23. Olá Isa,
    Muitos serão, os que antes de pagar a conta da despesa pública, já devem ter desaparecido depois de tanto aperto de cinto.
    kandandos

    ResponderEliminar
  24. Devo esclarecer alguns pontos (desculpe ser longo):
    Eu sei que está certa em tudo ! Não estou contra nada do que escreveu ! Eu sei que há um déficit de valores éticos, de honestidade, de competência, que são vigaristas, ladrões e que esta n/ democracia não tem nada a ver com outras.
    Por isso disse que não escolhi “esta” e que o mal é “desta” em que vivemos aqui e dos respectivos políticos, mas quer queiramos, quer não, não há “sistema melhor” que o democrático !
    O mal está na incompetência dos que se “servem deste sistema” !

    Eu convenci-me que só havia “carpinteiros” e que o nosso mal eram as “canalizações”. Sendo contra o voto em branco, que não resolve coisa nenhuma, nem tem qualquer notoriedade, desta vez votei no “maior partido”, que foi o da “abstenção”, mas fi-lo com consciência política da minha atitude, substituindo-a ao voto nulo, pelo motivo apontado.
    Se a abstenção fosse de 60 ou 70 % os políticos pensariam 2 vezes sobre o assunto. Com votação em massa sentem-se plenamente legitimados para roubar à vontade !
    O “poder” corrompe e por isso tem que ter a maior rotatividade possível, para não lhes dar tempo e segurança.

    Ora vivendo nós em “democracia” a solução reside apenas nas eleições. Não adianta fazermos outra revolução a não ser a da palavra.

    Como a Isa diz “o povo merece esta democracia” !
    Exactamente ! O voto legitimou o poder e se foi este o partido que ganhou as eleições (sem o meu voto), o que é que podemos fazer? Esperar por novas eleições e votar noutros, em quem confiemos, mas depois não nos podemos queixar ! A democracia é isso !
    Como é que eu vou colaborar com a sociedade civil, se não tenho vocação para político, nem quero ter ?
    .

    ResponderEliminar
  25. Dão tanto dinheiro pela transferência de jogadores... porque não compram um bom economista estrangeiro?

    ResponderEliminar
  26. Contas mal feitas.
    Porque dá jeito ou por perseguição contabilística?

    ResponderEliminar
  27. Rui da Bica

    Pois parece-me que não tem que ser assim, tenho andado a ouvir por ai muitas vozes que seria possível em democracia podermos votar em pessoas e não em Partidos(mesmo que elas pertençam a partidos) é claro que não será fácil porque serão os Partidos na AR que terão de fazer essas alterações e claro que não lhes convém perder poder, no entanto, pressionados pela sociedade civil e pela abstenção eles vão ter que fazer mudanças e se isso for possível, nós temos mesmo que sair do marasmo e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para melhorar esta democracia que anda muito doente.

    ResponderEliminar
  28. São

    Penso que o mal está nos portugueses, têm que acordar do marasmo, do não se ralar desde que os problemas passem ao lado, um grande egoismo, resumem tudo ao Meu clube, o Meu sindicato, o Meu Partido, as regalias que podem conseguir para o seu grupo profissional,... e é aí na divisão que perdem a força e fica uma sociedade civil fraca, onde os políticos são reis e senhores e aproveitam para cometerem todo o tipo de barbaridades.
    Mas isto, sou eu a pensar alto e já um bocadinho x-(

    Bjos

    ResponderEliminar
  29. Kimbanda

    Isso sei eu e é por isso que uma pessoa fica virada do avesso.

    Bjos

    ResponderEliminar
  30. Observador

    Não estão tão mal feitas quanto pensa, só os malvados juros do dinheiro que entra neste país de três em três meses, são uma grande parcela que acelera a saída do dinheiro.
    Realmente eu não compreendo como se consegue imaginar que vão haver sempre totós a emprestar dinheiro a este país, por muito bons que sejam os juros.
    Se o dinheiro não for investido em algo que faça mais dinheiro e seja para encher os bolsos de alguns que será que as pessoas estão à espera?
    Milagres?

    ResponderEliminar
  31. http://cortadireito.blogspot.com/

    Já era bom que pagassem os milhões de dívidas que têm ao fisco.
    Não entendo como os três maiores clubes deste país possam estar a dever tanto dinheiro e continuarem, a comprar jogadores.
    Talvez por ser o custo... de terem o povinho entretido e distraído :-*

    ResponderEliminar
  32. Não admira ter tantos comentários para este teu excelente post :t
    Se pessoas ordinárias como todos nós vemos o que se passa? Porque será que aquelas carolas extraordinárias =( não vêem ?
    Eles também não vivem cá, não comem cá, não cag.. cá, ou será que estão a depositar tudo no estrangeiro para depois se pirarem para lá?!
    Bruxo!!! x-(

    ResponderEliminar
  33. Olá Isa!

    Este tema é mesmo quente, já que no fundo tem a ver com todos nós, e com os que hão-de vir, e por isso gostaria de acrescentar algo mais ao que inicialmente disse, e á forma como disse.
    No 25 de Abril estvaa na Marinha, e em termos socias foi um dos dias mais entusiasmentes da minha vida: a esmagadora maioria de nós acreditou então num Portugal melhor. Votei nas eleições mais participadas de sempre, continuei a votar, mas ultimamente a desacreditar da utilidade do exercício.O jogo está viciado, as cartas são sempre as mesmas, o Estado e muitos corruptos que dele se serviram levaram o país à falência.Por muito que custe a aceitar a verdade é que o esta democracia tem sido essencialmente a democracia dos corruptos, protegidos pelo estatuto que a mesma lhes confere, que tudo legitima, já que eles transformaram a imoralidade em lei, de acordo com os seus interesses, e do grupo social a que pertencem.
    Custa muito que assim seja, é um grande desgosto, e também muito difícil continuar dar mais crédito a semelhante gente.
    E está o desabafo feito.

    Beijinhos.
    Vitor

    ResponderEliminar
  34. Fê-blue bird

    Isto às vezes faz-me lembrar aquele filme antigo, em que se subia de elevador para outra dimensão, eles devem viver num outro Portugal, um mundo paralelo mas, por azar, quem sente os apertos somos nós e quando puxam o autoclismo, cai a porcaria toda cá para baixo lol

    Quanto a dinheiro ainda têm a lata de dizer que não têm dinheiro no Banco (Sócrates e Passos Coelho), não sei o que é pior:
    -Está todo lá fora ou são uns gastadores que não economizam? Mas depois têm a lata de nos pedir milagres:Poupar :-o :-|

    ResponderEliminar
  35. Vitor Chuva

    Pensa exactamente o mesmo que eu e repito o que disse aí para trás nos comentários:
    Pressionados com o aumento da abstenção e de grupos formados, exclusivamente, por pessoas da sociedade civil temos que exigir alterações do que está mal, os partidos não podem escolher a seu belo prazer quem nos governa, têm que nos mostrar antes quais as pessoas que nos vão representar na AR, cada região tem de conhecer os Deputados que elege, eu não quero ser representada por um banana que nem sequer viveu no meu Distrito, se quer entrar na política eu quero saber a sua biografia completa, quero confiar na sua integridade, honestidade, ética,...
    Há-de haver uma maneira de limpar este esterco.

    ResponderEliminar
  36. Isa, Penso da mesma forma! E já publiquei alguma coisa sobre este tema: Vivo, malgre tout.

    http://empresaportuguesa.blogspot.com/2010/06/vivo-malgre-tout.html

    A desfaçatez dos nossos governantes e de muitos que, como dizes, vão subindo as escadas partidárias revolta-me.

    Essa ideia dos pensinhos rápidos está excelente!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Tio do Algarve

    É terrível esta sensação de os ver nadar à deriva sem saberem muito bem o que fazer e isto, passa pelo Governo, A.R. até ao Parlamento Europeu.
    As coisas tornam-se ainda mais difíceis porque, em simultâneo, têm de fazer os seus joguinhos de poder, enganar o povinho, servir os interesses instalados e arranjar dinheiro para alimentar o monstro.
    Portanto há que ir pondo uns pensinhos rápidos enquanto o nosso 1º parece completamente alucinado a apregoar o paraíso que ninguém vê :D
    Eu diria que vivo malgré tout e... contre tout ;)
    Bjos

    ResponderEliminar
  38. Isto é culpa do povo que agora diz mal e que durante 30 anos, na maioria das vezes votou em pessoas desonestas.

    Não há cá outra razão!

    Há algumas desculpas porque nem sempre se soube que essas pessoas eram desonestas. Mas, em alguns casos, ssoube-se depois e voltaram a votar nessa gente.

    Portanto, muitos dos que estão agora no desemprego, muitos dos que estão a falara alto, têm culpa no cartório.

    O povo é burro, na sua maioria, e temoso país quye um povo burro merece. Estamos como devemos estar. Nem mais à frente, nem mais a trás!

    Agora, e durante muitos anos, a unica solução vai ser trabalhar muito mais do que seria necessário. Muito mais do que as pessoas querem e estão habituadas.

    Isto, na sua maioria, é um povo mandrião, que quer empregos mas não quer trabalho, quer direitos mas acha que não há deveres...

    Este país é muito pior do que o aqui pintas, GT. Além de tudo o que dizes, esqueces que praticamente não há Justiça, que a Educação é miserável, que a Saude é uma vergonha, que a Segurança é inexistente e só não temos o país mais a saque porque os bandidos preferem ir roubar para onde há dinheiro...

    Temos os piores salarios da Europa e mesmo assim são altos para o que se produz! Isto não é ridiculo demais? Isto não mostra que este povo não faz nada por este país?

    E não me venham cá falar de 4 ou 5 casos de sucesso e de portugueses que são bons lá fora que isso é ridiculo. Pois 4 ou 5 casos de sucesso não fazem um país mas um milhão de preguiçosos faz! E os gajos que trabalham bem lá fora foram para lá para isso mesmo: trabalhar. Para estar encostados à bananeira tinham ficado cá. Aliás, se fossem fazer isso lá fora vinham recambiados no dia seguinte!

    Mas isto não chega.
    Dizer mal é fácil.
    Há que encontrar soluções e tem de se começar por tirar de lá quem já demonstrou, inequivocamente, que não presta.
    Essa merda de "deixa lá estar este que os outros são iguais" é outra fonte do deixa andar a que chegámos. Deixar estar lá um merdas é um sinal que toleramos os merdas, pelo que os merdas se candidatam todos ao tacho! Não é lógico?

    Tem de se acabar com isso.
    É merdas? Então não serve!
    Ao fim de 2 ou 3 já perceberam que as pessoas não toleram isso!
    Esta 2ª eleição so Sócrates afundou de vez o país!
    As pessoas é que ainda nem perceberam a gravidade da situação e a estupidez que fizeram.

    Eu só tenho pena que o voto seja secreto e que não se posso responsabilizar os parvalhões que votaram no engenheiro... Esses é que deviam suportar os PEC e os roubos e os devios de fundos desse gente toda que lá meteram...

    Isso é que eu gostava de ver...

    ResponderEliminar
  39. Miguel

    Primeiro será bom não generalizar porque há muita gente a querer trabalho, não emprego e quanto a culpas, não é só do Sócrates eu diria que foi tudo agravado com o partidarismo ao serviço dos seus glutões.
    Quanto ao povo... os que sabem mais, percam um bocado do seu tempo a explicar o que se anda a passar.

    ResponderEliminar