9 de julho de 2010

Hoje na minha Secção de Finanças parecia o Dia dos Idosos Desesperados

Depois de uma troca de palavras e de um pedido de ajuda, para tirar a senha certa... referente a IRS, percebi que os nossos governantes devem estar, mesmo, a fazer bodega.
Vários velhotes de aparência simples e modesta (para não ter que usar alguma palavra mais forte), repetiam, constantemente, que tinha de haver engano, não teriam de pagar nada, por terem reformas muito pequenas e estarem isentos.
O desespero era bastante evidente e eu imaginei que quantias os poderiam estar a pôr naquele estado e quando finalmente, um deles de mãos trémulas, me pôs um papel de IRS nas mãos, vi a importância a pagar: 48,93 €
Se aquele valor para eles significava tanto desespero, dá para imaginar quantas dificuldades eles enfrentam todos os dias e nós, finalmente, já passámos do País que desperdiça milhões para o que, simplesmente, rouba os pobres.

22 comentários:

  1. È a teoria do Robin dos Bosques invertida ...
    Infelizmente ...!

    O pior é que ainda não chegou os tempos de austeridade ...!

    BOM FDS!
    Bjks da M&M & Cª!

    ResponderEliminar
  2. Concordo consigo. É uma tristeza quando vemos a pobreza de algumas pessoas, muitas delas que trabalharam uma vida inteira neste país e, têm agora de pedinchar por uma simples e parca reforma.
    E sim. 50€ é para muitos, uma semana de subsistência. Nunca o Banco Alimentar Contra a Fome teve tanta procura.

    Mas acho que aqui o governo se importa de usar a sua "golden share". :-* Não é estratégico, talvez!
    :(

    ResponderEliminar
  3. Miguel

    Isso é o que me assusta e fico pasmada quando vejo as pessoas convencidas que isto vai ficar por aqui :(

    Também desejo um Bom fim de semana para ti, Matilde e Martim :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Paulo Novais

    Aqui não há greves nem sindicatos, a defender quem mais precisa, estão entregues à sorte e até a dignidade lhes querem roubar.
    A qualidade de uma Sociedade vê-se bem, basta olhar como trata as suas crianças e os seus idosos.

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente Isa, essa é uma verdade que muito me dói. Pois tantas vezes vejo os reformados a não levantar as receitas dos medicamentos porque não têm reforma. E o que faz o nosso governo? Nada, a não ser degradar ainda mais a sua vida. Mas ao menos ainda têm as novelas melosas e o futebol para enganar a barriga vazia.

    Beijinhos doces, Ava.

    ResponderEliminar
  6. Ava
    Também a mim, este país cada vez me desilude mais.
    Um partido que se diz socialista andar a governar como um PSD é vergonhoso e não estamos, como alguns pensam, a precisar de um P.Coelho mas de muito bom senso e, principalmente, de uma mudança de mentalidades, valorizando a honestidade, a competência e a solidariedade com os que menos têm.
    Novelas e futebol só servem para embrutecer o espírito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. O povo tem memória curta. Eu pouco vivi no tempo do antigo regime, mas ainda me lembro, que a igreja, família e o futebol era a prioridade de uma nação atrasada e dominada pela ignorância e a corrupção. A diferença é que agora ainda podes falar e criticar, mas acredita que muitas vezes me questiono até quando.

    Beijinhos doces, Ava.

    ResponderEliminar
  8. Fiquei muito chocado com este post! Sei que há muita pobreza, alguma de quem não sabe gerir as suas finanças domésticas - mas estes não estão, de certeza absoluta nesse grupo.

    ResponderEliminar
  9. Ava

    Claro que, agora, com as novas tecnologias será mais difícil silenciar, mas não impossível, muita gente já tem medo de falar, com medo de perder o emprego e já ouve quem fosse condenado em Tribunal, por prejudicar o bom nome de alguém, não por ter mentido mas por Dizer as Verdades, ora isto parece um contracenso, mas não é porque há muitas maneiras de matar uma pulga e vamos ter que andar mais atentos e não será, de certeza, ao futebol ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  10. http://cortadireito.blogspot.com/

    Pode ter a certeza que com as modificações nas leis, feitas em cima do joelho, só vai sair mais injustiça social.

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. É uma coisa que me confrange, ver pessoas idosas (principalmente) a terem que fazer uma ginástica danada para a magra pensão chegar até ao fim do mês.
    Ora uma pessoa que acha que 50 euros é muito dinheiro...que receita é que pode ter???
    Aperta-me o coração...

    Bom fim de semana. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Mariazita

    Também a mim, custou-me ver, velhotes tão aflitos e desanimados.

    BFS
    Bjos

    ResponderEliminar
  13. Olá Isa!

    Ter que ir às Finanças é mesmo experiência a evitar! Mas já foi pior: entrar em longa fila, chegar ao balcão e ouvir o funcionário dizer que não é naquela... Dá vontade de bater em alguém, só que não sabemos em quem ...
    E quanto á situação de miséria que muita gente vai vivendo, não há, infelizmente, muito espaço para optimismo: O Estado levou o país à falência; e agora?

    Beijinhos; bom fim de semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
  14. Vitor Chuva

    Agora tenho, quase a certeza, de que ainda não pararam de o levar à falência. Quando ouvi alguém falar no assunto do meu post, depois deste, fiquei verde, por estarmos, presentemente, a ajudar a economia espanhola.

    Bjos

    ResponderEliminar
  15. E só agora é que estamos preocupados com este problema?

    Convém abrir a pestana e perceber que muito do que está mal, e está, vem de trás.

    Há gente que parece ter tirado férias para dizer mal do governo PS, esquecendo-se da cumplicidade dos laranjas.

    Não estou, com isto, a dizer que concordo com o actual estado das coisas. Nem por sombras...

    ResponderEliminar
  16. Observador

    Eu já ando a reparar há muito tempo, nem sequer ponho as culpas só no PS, aliás a minha resposta ao seu comentário no outro post, culpo toda a máfia instalada desde o 25 de Abril, apenas têm rodado nos tachos, os partidos fecharam-se e é uma estranha democracia onde arranjaram o melhor esquema de afastar a sociedade civil, quem estiver num partido e levante alguma voz contra, é considerado traidor e escorraçado.
    O que o povinho fica a olhar são as lutas de poder entre eles, política, justiça, forças armadas,... é sempre um medir de forças que não tem nada a ver com o bem estar do povo.

    ResponderEliminar
  17. Isa:

    Este tema provoca-me um "nervoso miudinho".

    A terceira idade no nosso país não tem um apoio digno por parte do Estado e nalguns casos por parte das familias.
    Não são só as reformas miseraveis que estão mal, mas tambem as instituiçoes de apoio,lares e outras respostas de apoio. Sao escassas, listas de espera infindaveis e as que existem fazem grande esforço economico para não fecharem. o estado reduziu àos subsidios de comparticipação destes utentes e simultaneamente, criou novas orientações onde estão previstas contratações de todo o tipo de tecnicos (dispensaveis), novas medidas de infra-estruturas,etc, etc, . todas estas medidas serião bem vindas, se não implicassem um aumento substancial no aumento das mensalidades dos utentes, e nçaguns casos a redução de utentes em lar(sei de ipss que tiveram que "dispensar" utentes) , se nao o fizessem ficariam sem o dito acordo, pq desrespeitavam as normas legais, enfim....
    Eu tinha muito para falar , mas até nem posso!
    Só há uma coisa Isa, não sao só os idosos que sofrem , mas tb os reformados por invalidez, que de repente se sentem forçados (doença) a verem o seu rendimento dimuido 4 vezes menos e as suas necessidades aumentarem 4 vezes mais. Como conseguem?
    Alonguei-me , como disse , este assunto deixa-me nervosa e muito revoltada!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Ah, ainda a tempo...bom fim de semana para si tambem!:))

    ResponderEliminar
  19. Raquel
    Pois a mim também me revolta e o maior problema é que fazendo uma previsão de um futuro próximo, a situação vai piorar, a ideia de determinados Partidos quererem privatizar tudo, vai ser a desgraça completa, claro que vai haver lares e técnicos XPTO, mas pagos e bem pagos e assim, já sabemos qual é a maioria que vai sofrer muito, os mais fracos economicamente.

    Bjos

    ResponderEliminar
  20. E rouba aos pobres, para dar aos ricos, que ainda é mais grave!

    ResponderEliminar