1 de outubro de 2010

Agora, andam todos preocupados, até os "Espalhadores de cascas de bananas" ;)

(notícias antigas-clicar para ampliar)

Às vezes... temos que voltar atrás para perceber, o que hoje se está a passar porque não foi por acaso que caímos nas mãos dos tais "agiotas financeiros internacionais", pois eles sempre souberam que os políticos gostam de "bananas" e que, descuidadamente, iriam espalhando as cascas, até ao dia em que um país inteiro, sem saber, muito bem, como ou porquê, escorregaria e ficaria entaladinho no seu colo e à sua mercê.

Ainda há poucos dias, o ex-presidente Jorge Sampaio se mostrou muuuuuuito preocupado com a situação actual do país, ora... chapéu! porque quando a vidinha lhe corria bem e a todas as elites políticas deste país, onde sempre eles e os familiares, tiveram lugares de topo garantidos, andavam tão entretidos a comer as "bananas" que nem sequer se lembraram do que iria acontecer no futuro.
Aqueles agiotas que ninguém conhece mas que podem pôr, um Povo de um país a comer cascas, sabiam bem que bastava abrir as torneiras do dinheiro fácil para que a ganância e a estupidez dos políticos, o aplicassem da pior maneira possível e que depois, com toda a produção de bens aniquilada, bastaria fechar a torneira.
E até as migalhas serviram para embriagar o povo, talvez para ele não reparar que nos estavam a meter num buraco sem fundo.
Temos exemplos sem fim dessas migalhas envenenadas; dos cursos fictícios, do dinheiro dado para arrancar vinhas, abater barcos, ... um sem fim de destruição a troco de dinheiro e a malta ia na cantiga do dinheiro fácil e colaborou afincadamente na sua própria destruição.
Nessa altura, aqui a "diplomada em pessimismo" perguntava que raio de economia era esta que não produzia NADA, senão futuras dívidas, mas claro que tinha de estar calada porque ainda passava pela burra que não tinha conhecimentos de economia. E, por acaso, mais cedo do que o previsto a crise rebentou, mas não de uma maneira igual para todos os países. Para os Piigs foi pior porque tinham um maior número de comedores de "bananas" e de "migalhas envenenadas"
E Agora?
Agora... estamos "de rabinho preso" com dívidas a perder de vista para os anos mais próximos e temos que fazer o que eles querem, sob ameaça do aumento dos juros ou pior, de não comprarem os papelinhos em troca de mais dinheiro e, Qualquer Partido Político terá que baixar "a crista" porque se a "torneira" fecha, em vez de cortes, não haverá sequer onde cortar e ficam os ordenados, as pensões (douradas ou paupérrimas) por pagar e aí, poderiam finalmente deixar de controlar o povinho, coisa que os tais agiotas pouco se ralariam porque se calhar, ainda lhes dava lucro.
No fundo os tais produtos tóxicos não serviram senão para abreviar a crise e foi mais um instrumento desses agiotas que serviu para dar mais ilusões, do dinheiro fácil.
Portugal na bebedeira do euro foi-se desfazendo do resto do ouro que ainda tinha em stock e que, esses agiotas, souberam ir comprando ao preço dos tremoços e que agora, já voltou a valer muitíssimo e isto, dá que pensar, como eles souberam entalar, tão bem, "os tomatinhos" dos políticos, fascinados pelo poder e pelo dinheiro e que, tão bem, souberam fazer acreditar ao Povo que o dinheiro caía do céu ou bastava pedir ao Banco para gozar agora e que depois... bastaria ir pagando em suaves prestações.
Ora a batata quente caíu no colo do PS e até podia estar lá outro Partido que o Drama era o mesmo, mas suponho que para o actual PSD, montado no foguetão do liberalismo, iria logo querer acabar com os subsídios de desemprego, o SNS ou outra coisa qualquer que, ainda, nos lixasse mais porque, à conta de tanto liberalismo, já nós aprendemos que quem se... é o mexilhão.
Ontem vi o Debate Quinzenal e toda aquela feira de palavreado e, palavras há muitas, soluções.... nem um "burrié" de submarino que nos valha.
A UE não quer conversa, nem tem bóias de salvação, agora, só nos resta pagar o que se deve e ver aquilo que fica e, a única coisa que Revolta é saber que vão pagar os que menos culpas tiveram no cartório e nem sequer provaram as "bananas".

10 comentários:

  1. Nem vimos as bananas, muito menos cheirá-las... :-((

    ResponderEliminar
  2. Rosa dos Ventos

    Olha que eu vi tantos a comê-las :D

    ResponderEliminar
  3. EU
    Uma banana
    Dua bananas pra comer
    mais uma palete delas
    Diga lá minha meninas
    Quantas bananas vem a ser

    MENINA
    Escusa de fazer jogos florais
    e diga lá
    quantas palmeiras arranco mais...

    (Foi assim como disse a Isa e EU...)

    ResponderEliminar
  4. ó Isa
    E eu até não gosto de bananas. Mas claro vou ter que pagar a minha parte.
    Quanto ao resto, acho mesmo que tem razão.
    Abraço

    PS: Ouvi o José Cid contar a história daquela cantiga "se o Macaco gosta de Banana..." só a fez porque precisava de comprar um carro e sabia que o pagode ia comprar o disco à bruta...

    ResponderEliminar
  5. Tenho a sensação que neste país de compadrios, sou o único desgraçado que traballha como uma cão para poder sair á rua de cabeça levantada e sem vergonha. enquanto outros conhecem o sr CUNHA...

    ResponderEliminar
  6. Rogério Pereira

    Foi assim e agora... vou fazendo jogos florais :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. folha seca

    Pois vamos pagar e Temos que pagar mas estou x-(
    Bjos

    PS: Já nem me lembrava dessa do José Cid ;)

    ResponderEliminar
  8. polittikus

    Acredita que não és o único, somos muitos... os trouxas lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. É o que tenho dito muitas vezes. Não há políticos credíveis. A classe política está completamente descredibilizada. Mesmo alguns que aparentemente pareceriam "gente séria" têm telhados de vidro !
    Quanto a pagarmos o que se deve e ver o que fica ... eu creio que estamos já em posição muito próxima de bancarrota.
    .

    ResponderEliminar
  10. Rui da Bica

    Eu também penso que isto está pior do que aquilo que dizem e, com tantos juros, não sei como é que o país vai levantar a cabeça... nem quando.
    Um dia, os abonados saltam fora da canoa e os que tiverem de cá ficar... vão ver não só o Diabo como o Inferno inteiro :-*

    bjos

    ResponderEliminar