15 de dezembro de 2010

Como se sente uma "trouxa" no Natal ;)

Eu que, ainda, me preocupo em comprar produtos nacionais com o código de barras 560... para ajudar a economia nacional, olho para um país que, em tempo de crise, nunca teve tantos concertos, bandas e cantores estrangeiros que passam por aqui para ganhar grandes cachets e levarem daqui para fora tantas centenas de euros, depois ouço falar nos milhões que privados e empresas levaram para paraísos fiscais como Hong Kong e afins... pondo o Ministro das Finanças, numa autêntica roda viva, a pedinchar, por tudo quanto é sítio, mais e mais, para uma economia cheia de buracos e mamões, onde o dinheiro entra a cem e sai a mil.
Sinto-me ingénua, palerma, otária, pacóvia, uma autêntica trouxa, por querer acreditar que ainda estamos num país e não numa tasca.
Para rematar, um vídeo que por aqui passou há um ano e apropriado a quem já fala em americanizar o país e próprio... para a época natalícia ;)))

26 comentários:

  1. Oh, não me acabem com os concertos. É das poucas alegrias que ainda resta. ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olga

    Mas já tinhas visto as coisas por este prisma?
    Quando um país está no estado em que está, onde crianças não têm o básico, os concertos farão assim tanta falta?
    Dá que pensar... afinal,quem lucra com isso? :-*

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Temos que fazer é como estes ! Olhe se eles e elas estão preocupados com crises. Nada como uns copitos para esquecer e Biiibó Nataaal ! rsrsrs

    ResponderEliminar
  4. Rui da Bica

    Como estamos perto do Natal, esta alfacinha até vai falar à moda do Porto... Biiibó Nataaal lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Eu sou daqueles que se espanta como há tanta gente para ir aos concertos. Não vou a concertos pop. Acho a maior parte dos artistas pop deploráveis. Portanto nem sei quanto custa um bilhete. Mas aposto que deve ser mais de 50 ou 100 euros. E cada vez que vem cá a Portugal tristezas como a Lady Gaga ou os U2 milhares de pessoas vão assistir. De facto, aonde está a crise? Se calhar a crise até é mais cultural do que financeira.

    ResponderEliminar
  6. Olá, ISA

    Pois eu, para não me sentir ingénuo, otário, trouxa, pacóvio, e sei lá que mais, e também para deixar de "sofrer", há já algum tempo que decidi que isto de país muito pouco tem: será mais um lugar mal frequentado...
    Quando ao vídeo, acho que é revelador duma certa América ... que alguns por cá, deslumbrados, ainda continuam a querer imitar...

    Beijinhos, e não entre em depressão por causa desta tropa macaca!
    Vitor

    http://vitorchuvashortstories.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  7. Isa:
    Não és a única, acho que andam 20 para a frente e 80 para trás, assim não dá!:(
    Ainda bem que não achaste muito mal o nosso conto de Natal, nem imaginas o trabalhão que me deu :-o mas como quem corre por gosto...:D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Sabe que ainda só estamos em estado de coma

    daí que a malta adira em massa
    mesmo que não coma

    Bj

    ResponderEliminar
  9. Por causa das coisas só vou a concertos e consertos portugueses! :-))
    Eu também procuro comprar produtos nacionais e concordo contigo.
    A 1ª frase é apenas uma brincadeira... :-))

    ResponderEliminar
  10. Prefiro alguns consertos a outros tantos concertos.

    No Natal ou fora dele, de tanga ou de calção.

    xD

    ResponderEliminar
  11. Mas os bilhetes não cobrem os espectáculos? E a maioria dos concertos é à parte do estado, digo eu, que não percebo nada dessas coisas. :p :p

    ResponderEliminar
  12. e eu posso dizer e Biibo' Natal pois sou do Norte hihihi
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Isa,
    Também não consigo perceber como é possível tantos concertos sempre cheios...É porque há massaroca para gastar. Donde vem é que eu gostava de saber, para lá poder ir.

    E gostei desta perspectiva do Natal...Acho que preciso duns bons copos :))
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Não acabem com os concertos?
    Sem concerto está a ficar o país e nós todos. Quanto a comprar produtos nacionais, já lá vai tempo que também tinha essa preocupação. Agora compro o que tiver melhor preço, porque os donos deste país estão mais preocupados com a sobrevivência dos chinocas que de nós. E como dizia alguém num anúncio: Se eu não gostar de mim, quem gostará?
    Bjos

    ResponderEliminar
  15. Daniel Antunes

    A crise é que ao longo de décadas, desde os bancos da escola, não se tem ensinado as pessoas a pensar mas a serem ovelhas... correm para onde as mandam correr... futebol, concertos.... e para o que, na altura, der mais jeito, sem elas perceberem qual o seu papel e a sua responsabilidade colectiva e pior crise que esta não pode haver... viver de olhos fechados.

    Bjos

    ResponderEliminar
  16. vitorchuvashortstories

    Tenho este maldito defeito, o de não conseguir desligar do que se passa à minha volta... e quem me conhece sabe o quanto sofro com tudo... gostava de saber como fechar "as janelas e as portas", calçar as pantufas e ficar à lareira... mas com a idade tem piorado... é difícil ver tudo a cair no precipício e, no mínimo, não dar um grito de aviso.
    Quem me dera ser de outra maneira...

    Bjos

    ResponderEliminar
  17. Fê-blue bird

    Andamos 80 para trás porque cada vez mais vivemos numa sociedade egoísta em que cada pessoa ou grupo não se interessa pelo todo, apenas nos interesses da parte onde estão os seus interesses... uma espécie de suicídio colectivo... já nem percebo para que serve viver em sociedade... só para sermos melhor espremidos? ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  18. Mar Arável

    Bem dito :D e uma grande verdade, estamos mesmo em estado de coma :t

    Bjos

    ResponderEliminar
  19. Rosa dos Ventos

    Suponho que só a geração mais velha, ainda, tenha noção onde se deveria poupar porque já viveu épocas de aperto, os jovens não têm culpa... ninguém lhes ensinou o mínimo de economia... bastava pedirem ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  20. Olga

    Um país tem x de dinheiro que se for aplicado dentro do país cria mais riqueza, ora se ele sair para se comprarem alimentos, concertos,... ou tudo o que não seja produzido internamente, o dinheiro sai e como já nem sequer temos nenhum, alguém vai ter que pedir mais emprestado lá fora, e naturalmente, ninguém o empresta sem juros e quem passa a mandar em nós será quem tem a nossa dívida na mão.
    Quando se compra uma casa e se pede dinheiro ao Banco, a casa será sempre do Banco até ela ser paga, ora a nível do país é ainda mais grave... se neste momento fechassem as torneiras dos empréstimos os empresários também não tinham dinheiro para comprar e vender os produtos internamente... até a comida que comemos e não produzimos.
    Daqui a alguns anos os mais novos terão dívidas a perder de vista e vão trabalhar para pagar impostos cada vez mais elevados porque as dívidas vão ter que ser pagas.
    Tudo o que se passa num país está interligado, a economia privada faz crescer ou não, a riqueza nacional e precisamos escolher muito bem o que queremos... se é continuar a gozar agora para sofrer no futuro ou tentar produzir o máximo possível internamente para não continuar na espiral do aumento das nossas dívidas.
    Quando gastamos em produtos nacionais estamos a aumentar a nossa independência económica, quando gastamos em concertos estrangeiros ou esparguete que é feito noutro país estamos a ajudar a economia Deles :-o
    Espero ter explicado o mais clarinho possível :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  21. Observador

    Estamos mesmo a precisar de 0 concertos e de muiiiiitos consertos :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  22. na america profunda

    Eu não sou do Porto mas também posso dizer o mesmo... pelo menos, por agora ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  23. Tio do Algarve

    O mal foi a má orientação ou desorientação, onde gastar o dinheiro... a maioria dos cidadãos nem sabe o mal que está a fazer ao país.

    Essa de beber uns copos concordo mas... faz favor... só bebidas nacionais, nada de Möet para ajudar os franceses e, Especialmente, Nada de cervejas Alemãs lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  24. Teófilo Silva

    Pois aí é que bate o ponto, quanto pior estivermos automaticamente estaremos a rematar com o balde de cal e vamos trabalhar exclusivamente para ajudar a economia dos outros países.
    A China deve estar toda feliz por nos emprestar dinheiro... quanto mais pobres, mais ajuda vamos dar à economia deles... ou será que alguém pensa que é pelos nossos lindos olhos lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  25. Ahhhh, nunca me tinha lembrado que abrangia os concertos estrangeiros, realmente! :-O

    ResponderEliminar
  26. Olga

    Deixa estar que não és só tu que não sabias... a abertura das fronteiras foi muito boa... para alguns fazerem grandes negócios... mas país que não tenha bons políticos para proteger a economia... vai a pique como o Titanic ;)

    Bjos

    ResponderEliminar