20 de janeiro de 2011

É bom lembrar que ao contrário de outras eleições...

... a Lei Eleitoral do Presidente da República estipula "Será eleito o candidato que obtenha mais de metade dos votos, validamente expressos, como tal, não se consideram os votos em branco"
Ao contrário das últimas legislativas em que o voto em branco como forma de protesto, representou 1,81% com 103.555 votos, quando olhamos para o número de votos das últimas Eleições Presidenciais, está mais que visto que Cavaco ganhou graças à abstenção.
Já aqui referi a importância de que, nestas eleições é importante escolher e, no mínimo, basta ter a certeza de quem, realmente, não queremos e tentar escolher o menos mau.

Quando eu era pequenina, já a minha avó dizia... que a preguiça morreu à sede, ora neste caso particular, confesso que fico com uma certa lapata aos preguiçosos porque acabam por estragar o trabalho dos que, ainda, se preocupam em não entregar o nosso destino de bandeja ou a pessoas, em que não podemos, minimamente, confiar.
Quando eu olho para as eleições anteriores, salvaguardando, o caso dos brancos por desconhecimento e os que, provavelmente, teriam uma justificação para não ter comparecido, só consigo ver, mais ou menos, 3.200.000 preguiçosos que acabam por condicionar os destinos do país e pôr alguém a esfregar as mãos de contente porque com 2.746.689 votos passa a mandar em 9.332.909 portugueses.
Isto é uma lei que só aproveita quem não deve e já que estamos em tempo de crise, quem não fosse votar e não tivesse justificação para faltar, no mínimo, devia pagar uma multa como se faz noutros países, não só seriam uns milhões de euros justificados, como seria bom, começar a habituar os portugueses que direitos e obrigações, são uma via com dois sentidos e que aqui, não há mas nem meio mas, estão a prejudicar os que ainda se ralam em querer mudar alguma coisa, com o pouco que lhes resta e, definitivamente, a preguiça... morreu à sede mas ainda vai acabar por conseguir... matar-nos à fome.

20 comentários:

  1. Isa
    Recordo as primeiras eleições livres. Era um jovem de 20 anos. O MJT(movimento da juventude trabalhadora)em que eu participava, fez uma grande campanha para que o voto fosse a partitir dos 18 anos, o que estava na lei era aos 21. graças a isso sempre votei.
    Guardo na memória as bichas que de manhã cedo se formavam à porta das assembleias de voto. Todos queriam ser os primeiros. Todos queriam exercer o direito a votar, acto que à esmagadora maioria tinha sido negado durante a Ditadura.
    Era um povo em festa. Sentia-se uma grande alegria. Muito poucos ficaram em casa, até aqueles que por razões de saude tinham didiculdades de locomoção.
    Sim Isa o seu post é oportuno.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Também não vou ficar em casa. Vou votar.

    http://ocantinhodomestre.blogspot.com/2011/01/cemiterio-municipal-da-amadora.html

    ResponderEliminar
  3. folha seca

    Eu ainda sou uma das primeiras a chegar, nas últimas eleições fui a 2ª na minha mesa de voto porque me atrasei por levar o miúdo comigo... vai-se habituando, mais dez anitos e apanha o vício :D
    Agora falando a sério, quem está descontente, aproveita as legislativas, VAI LÁ e vota branco e aí sim, poderá aparecer uma percentagem grande de descontentes que seria para levar a sério, imagine 80%. Se nem sequer vão lá, como é que provam isso?
    Nas Presidenciais, basta pensar um bocadinho e ir excluindo os que não quer de maneira nenhuma, mas vote, porque a abstenção acaba, pouco a pouco, por diminuir a qualidade da escolha... cada vez baixamos mais a fasquia e a incompetência é premiada e vamos tendo menos poder de fazer a diferença.

    Como ainda não chegámos à anarquia total, a abstenção não prova o seu descontentamento... prova que se estão a borrifar para os outros portugueses que ainda se esforçam.
    Irresponsáveis ou preguiçosos, nem sequer merecem a Democracia, talvez por isso ela ande tão coxa.

    Se todos fizéssemos o mesmo, daqui a nada só iam votar habitantes das quintas da coelha ;)e, presumo, que eles não se ralavam nada :-* desertinhos andam eles para nos calar o bico.

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. L.O.L.

    Fazes muito bem, senão daqui a nada, como ninguém aparece, ainda inventam outro processo eleitoral... para nos lixarem... ainda mais :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Alaudo este teu post. Porque estou totalmente de acordo com ele. E não sei se não deveríamos seguir i exemplo do Brasil, onde o voto é obrigatório.

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  6. São

    Aqui é o país em que Tudo funciona Só com multas e taxas, para se fazer, o que deveria ser um acto normal de quem vive em sociedade e não num jardim zoológico.
    Cada vez é mais fácil pisar os cidadãos, eles até facilitam, a abstenção é pôr a jeito o traseiro para levar um pontapé :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Abstenho-me de me abster.

    Há muita gente que ganha qualquer coisa à custa do virar de costas de muitos outros.

    Comigo, perca ou ganhe o candidato em quem vou votar, não contribuirei para vitórias ... abstractas.

    ResponderEliminar
  8. Observador

    :t Tomara que todos pensassem assim. Tenho a certeza que isto, por cá, andaria bem melhor.

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Isa:
    Um excelente alerta!
    Também me lembro das primeiras eleições, não votei porque não tinha ainda idade, mas toda a gente queria participar, agora é o que vê =(

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Fê-blue bird

    Cavaco já deve ter feito uma promessa a todos os santinhos para que a abstenção seja elevada, ele é o que mais pode ganhar com isso.

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Boa noite, Isa ))

    Sou-lhe franco: Estou tão desiludido com a Politica e os Politicos que, pela primeira vez, vou votar em branco. É que nem considero existir um mal menor. Eles são todos iguais, todos. E algum melhor que apareça no meio, sai logo que começar a compreender como funciona o sistema.

    Voto em branco como sinal de desagrado.

    Cumprimentos ))

    ResponderEliminar
  12. Salvador

    Vote em branco SÓ nas Legislativas mas pleaaaase não faça isso agora, quem fica a ganhar é o Cavaco... se não quer atrapalhar quem quer tirar o país das mãos do dito que tem culpa de aquecer as costas a ladrões do BPN que nós vamos pagar anos a fio... vote no madeirense, faz menos mossa do que branco que fica igual a abstenção e nem entra nas percentagens, é voto no lixo.
    Nas Presidenciais Branco é igual a abstenção e não comprova desagrado, nem coisa nenhuma. (este post explica isso)

    Bjos

    ResponderEliminar
  13. Existe uma explicação para a abstenção: independentemente em que se vote, nada vai mudar. Os políticos não representam os eleitores mas grupos económicos. Não vivemos em democracia, vivemos numa oligarquia, numa corte, em que famílias controlam toda a economia do país; controlam empresas, serviços, industria... e estão agarrados ao estado que nem parasitas. Não sei qual a solução, mas um candidato ou outro, é indiferente. O que o país realmente precisava era de uma profunda remodelação a nível do sistema político e das mentalidades. Mas se calhar cada povo tem o governo que merece...

    ResponderEliminar
  14. Isa,
    Não sou racista...O voto pode ser branco, verde azul, etc. Desde que se vote! E só se estiver fora do país é que não voto, seja para que presidente for. Acho até que prefiro o da junta de freguesia. É mais barato, custa menos a manter.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Tio do Algarve

    Neste caso das presidenciais, o voto branco vai exactamente aparecer junto da abstenção, em lugar nenhum, nem sequer aparece na contabilidade das percentagens.
    Se não gosta de Cavaco, branco só serve para o ajudar, tal e qual como quem se abstém, até esses estão a ajudar a eleger o dito.
    Para o deitar abaixo, mais valia votar no madeirense... é esquisito mas bate certo :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  16. Daniel Antunes

    É claro que concordo consigo... até à última palavra de que o povo tem o governo que merece.
    Mas temos que aproveitar o pouco que nos resta, se só temos um ovo, no mínimo, só podemos estrelar, cozer, em omolete ou mexido... há que seleccionar, ora... estrelado, omolete ou mexido leva gordura e pode fazer azia... voto no cozido :D apesar de saber que, de todas as maneiras, como é um ovo... pode vir a fazer-me muito mal ao fígado :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  17. Olá Isa GT

    Percebo a metáfora. O melhor é votar no mal menor. Mas realmente não sei qual destes candidatos é pior. O Cavaco, diz-me com quem andas dir-te-ei quem és; o Alegre não fala de outra coisa se não de Cavaco; o Nobre, toda aquela conversa pedante é só para esconder o vazio de ideias; o do PCP, nem o nome dele sei... só sei que o PCP tem como referência países como a Coreia do Norte e o Vietnam; o não sei quantas Coelho, porque só diz piadas, é o único que mesmo assim diz coisas acertadas, mas realmente não sei o que seria como presidente; o Defensor Moura, a única coisa a favor dele era a abolição das touradas. Bom, não a maço mais. Bom fim de semana e vote bem.

    ResponderEliminar
  18. Daniel Antunes

    Neste caso, o mal menor, é tentar votar no que teria mais possibilidades de vencer Cavaco. Nobre veio ajudar Cavaco a ganhar... ele, tão apartidário ;) que teve o empurrãozinho dos soaristas, uma semente... cultivada por guerrilhas internas no PS.
    Isto de não ter nenhum Partido por trás... só para quem, for ingénuo e, quando ele diz que não é de esquerda nem de direita... ainda fico mais desconfiada... não gosto de votar à espera de surpresas. Do mal... o menos;) prefiro Alegre, comprovadamente socialista, dos que pode vetar grandes alterações da Constituição... o único papelinho que ainda nos pode valer da liberalização absoluta.
    Cada um vota em quem quer e mesmo que eu não tenha o meu candidato ideal... tento racionalizar o problema e evitar colaborar para a tal bomba atómica ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  19. Vejo que já tem uma decisão. Devo confessar que ainda não tenho, mas talvez o não sei quantas Coelho, por ser um voto de protesto. Seria incapaz de votar no Alegre e acredito que faria um trabalho pior que Cavaco. Espero que não leve a mal a minha opinião que é contrária à sua. Mas não vejo no Alegre uma centelha de competência ou de ideologia. Há 5 anos não servia para o PS, agora já serve. O que mudou? Só o facto de o PS saber que Cavaco vai ganhar e que não vale a pena o esforço. Para mim Alegre é arrogante, demagogo e presunçoso. Portugal deve lutar contra os especuladores financeiros que pedem um juro altíssimo, afirma ele. A culpa não é dos especuladores, a culpa é de quem arruinou o país ao ponto de estar tão dependente dos mercados externos. Qual a ideia de Alegre sobre os mercados financeiros? Insultar quem nos empresta dinheiro? Se Alegre não gosta deles então não lhes peça dinheiro. Mas depois quem é que pagava todas as reformas que ele acumula? Não gosto do tipo machão de Alegre. Se calhar sugere ameaçar os especuladores com armas, visto gostar tanto de espingardas. Aqui está a minha visão Falar sobre política é sempre complicado. Mas realmente não vejo que nenhum candidato possa ser uma solução, por mais pequena que seja...

    ResponderEliminar
  20. Daniel antunes

    Custou-me tomar esta decisão mas tenho que ficar bem com a minha consciência, seriam 5 anos em que não me preocuparia com a saúde da Constituição porque estão à beira de a retalhar.
    Todos temos de ter uma razão para votar, se a sua é protestar escolhe bem o madeirense porque, pelo menos, consegue protestar sem ajudar o Cavaco que com tantas coisas mal contadas... merecia o castigo :D

    Bjos

    ResponderEliminar