11 de fevereiro de 2011

Pelo menos, o aviso da Moção de Censura, pelo BE, tem o mérito de...

... irritar Sócrates e, numa altura inconveniente e muito delicada, apanhar desprevenido... um certo "coelho" ;) porque vontade do petisco não lhe falta, mas está a ser uma refeição... servida cedo demais, no contexto do seu bem programado e estudado horário... eleitoral.
Porque, pelas costumeiras e famosas sondagens, o PSD ainda não tem maioria absoluta, nem com a ajudinha "gulosa" do CDS.
PSD, de certa maneira, irá ter que mostrar, se está mais preocupado com o poder ou em salvar o país porque isto do "ser responsável" é uma grande treta, quando assiste impávido e sereno, a um Governo que desgoverna que, todas as semanas, pede dinheiro emprestado a juros suicidas que não corta nas despesas mas corta nos cêntimos do zé povinho, e, realmente, ele precisa esperar... que o Governo despeça muita gente, acabe com todos os direitos e regalias dos trabalhadores, para depois, quando o povo estiver completamente de rastos e de cabeça perdida, consiga, assim, a sua, tão desejada maioria absoluta e, claro que, numa terra queimada, poderá implementar todo e qualquer tipo de políticas... à vontade do freguês ou fregueses e, quem sabe, também sonhar... em mandar escrever, ao monárquico, uma Constituição... novinha em folha.

Já agora, ontem no programa Quadratura do Círculo, Francisco Xavier, podendo ou não, ter razão naquilo que diz, mostrou como não aprendeu, em pequenino, que é muito feio atacar alguém que não esteja presente para se defender, neste caso, alguém que representasse o BE.
Calculo que foi, só, para descarregar o azedume porque, também, para ele, as sondagens ainda não estão... no ponto ;)

Depois de três décadas em treinos intensivos e dolorosos, nós, simples e comuns mortais já vamos conseguindo perceber e deslindar, estas novelas à portuguesa que, dêem a volta que derem, no final... acabam, sempre, por nos lixar ;)

22 comentários:

  1. Isa
    Tem o mérito de agitar as àguas para ver se são oxigenadas e evitar o tal Pântano. Apesar de mosquitos e melgas já andarem por aí há demasiado tempo a sugar-nos o sangue.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. folha seca

    Eu também não vejo mal nenhum... gosto de ver a reacção... dos "bichos" lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Estou maioritariamente de acordo com este seu texto.
    Os pormenores da discórdia são mesmo isso, pormenores.

    Post Scriptum (que fino!!!): o meu almoço hoje vai ser ... coelho.

    =D

    ResponderEliminar
  4. Lembras-te da moção de censura apresentada pelo PRD quando então governava Cavaco Silva e Eanes, mentor deste partido, era PR?
    Pois o PSD ficou com a maioria absoluta e o PRD foi à vida!
    É a vida! - lá dizia o outro que também foi a outra vida!
    Não me parece que o Coelho queira já a cenoura porque ainda está pouco laranja!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Observador

    Esse "maioritariamente de acordo" até me deixou surpreendida... coisa rara :D

    Com que então... um almocinho que até prazer... só de trincar... já agora... estufadinho ou fritinho? lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Rosa dos Ventos

    Pois... está à espera que fique bem graaaannnde e docinha ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Gostava de ter o poder de me transformar no The Invisible Man, para conseguir entrar em sua casa. De certeza que ia encontrá-la teclando as postagens deste blog, com um Turbante na cabeça e uma bola de Cristal na frente. É que a Isa faz-me lembrar Júlio Verne, com os seus vaticínios todos muito certinhos. =D
    Cuidado porque a Isa está a ser alvo de plágio por parte do governo. lol lol

    ResponderEliminar
  8. Castanheira Pera

    lol lol lol lol lol lol juro que não uso turbante nem tenho bola de cristal lol
    Mas tenho uma vassoura com uma tecnologia muito avançada... que pode fazer viagens ao futuro lol lol lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Estufadinho ou fritinho, Isa?

    MORTO!!!

    ResponderEliminar
  10. Observador

    E eu a pensar que estava a falar de coelho e não do outro "coelho" lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Observador

    Já percebi, desde que esteja morto e esfoladinho... :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  12. Compreendo a sua indignação mas gostava de ter visto a ISA analisar os efeitos práticos da moção de censura, mais do que os hipotéticos teatros e cenários possíveis. Porque só a vi analisar os benefícios que podem surgir ao PSD e pouco mais. Quando a moção até veio da extrema esquerda. Será que o BE agora está rendido ao PPC? E que o BE fez isto para o PSD chegar ao poder? Faz favor!!!

    Moção de censura a 30 dias? Será que tem juros de mora?
    Este BE cada vez está pior.
    Agora, vamos andar todo este tempo a ouvir : o PSD abstém-se, o CDS pode votar, a CDU tem dor de corno, o PS não tem liderança não sabe o que quer, etc. E no dia seguinte o inverso e passados 4 dias outra coisa qualquer. O PS pode até perder o seu presidente se chegar ao congresso de 1 de Março e os sinais da moção de censura forem de que terá o apoio necessário para vingar. Aí poderá já rolar a cabeça de Sócrates. Enfim, o circo do costume.
    Entretanto, o parvalhão do BE, que tanto esgrima e chia por causa dos juros da divida publica, deu o seu contributo. A minha pergunta é: como reagirão agora os mercados se entretanto Portugal for colocar divida publica?
    Se fosse eu o investidor da divida publica de um país com governo a prazo de 30 dias, nem a 15% em comprava!!!

    Não sabemos se o PSD quer ou não secundar a moção. Porque nestes 30 dias o país pode descarrilar por aí abaixo e se for inteligente põe-se ao fresco. E que acarrete as consequências quem assim o colocou. E neste momento, só poderá existir um culpado. O BE e o seu líder.
    Se eu fosse inconsciente e descurasse as consequências que podem advir ao país desta jogada, que sinceramente, não atinjo e do que li não me convence, mas como dizia se fosse inconsciente, dizia: ainda bem. Chegou o principio do fim do BE.
    Nestes dias, numa palestra a que assisti, o orador classificou o BE como eu nunca conseguiria e que lhe assenta como uma luva. Dizia "o BE é uma espécie de Bairro Alto por fora e Líbano por dentro". Ora aí está. O que o bloco fez ao país, foi puro e duro terrorismo político.

    Se queria apresentar uma moção, que tem esse direito, fazia-o como aliás obriga o regimento parlamentar que é no prazo de 3 dias após o seu anuncio. E arrumava o caso. Votava quem achava que devia votar e fosse qual fosse o resultado, estava arrumado e seguiam-se as consequências de imediato, bem como as soluções.

    Somos um país adiado, gerido por políticos fora de prazo. E a prova está no fraco líder do Be, Francisco Louçã. =(

    Desculpe ter sido longo e ter expresso aqui com sinceridade e sem subterfúgios o que penso do BE, do seu líder e desta moção de censura ao governo a 30 dias. Fiz-lo com respeito e decoro.
    Acho que sabe que não mando dizer por ninguém o que penso e respeito e considero quem faz o mesmo. Por isso nos entendemos bem. :)

    ResponderEliminar
  13. Bom quer quer comer quem?
    Este povo merce estas duvidas, basta ver quem elegeram para P.R. não merecem melhor!
    quanto ao prato preferido do coelho(inho) está servido numa mangedoura de camelo, é demasiado grande pode-se perder no meio das couves ou cenouras.
    Mal de nós se é este o Sr. que se segue.
    (estes governantes não se têm portado muito bem, o problema é que não temos alternativas.

    ResponderEliminar
  14. Paulo Novais

    Pode ter a sua opinião do BE, mas mais culpas têm o CDS, PSD e PS porque esses é que têm metido a mão na massa, portanto, com moção ou sem moção a minha última frase faz muito sentido.
    Ao fim e ao cabo, quem nos enterrou foi quem passou pelo poder e os outros vão fazendo, apenas, o papel deles.
    E quanto a oradores... são o que mais há por aí :D
    E quanto ao PS, precisa despachar depressa Sócrates porque senão, em vez de encolher o BE, encolhe o PS... vai uma apostinha? :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  15. Campista Selvagem

    Pois o problema é precisamente esse, não temos alternativas e como eles estão bem instalados também não vão mudar o sistema.
    Precisávamos de círculos eleitorais mais pequenos em que pudéssemos escolher pessoas em vez de Partidos e elas serem responsabilizadas pelo que fazem. E considerar a introdução de Independentes porque esses, pelo menos, podiam ser escolhidos pelos seus valores éticos e competências.
    Quanto ao Coelho, bem ligado ao grupo Melo, estão desertinhos para privatizar a saúde e fazer render os seus Hospitais Particulares bem como o Grupo Espírito Santo bem preparado para, também, ganhar milhões com a saúde, isto vai ser um maná para eles e para as Seguradoras, portanto, mais uma vez, vamos ser enganados, mas, desta vez, seremos enterrados vivos... nem quero pensar no que virá por aí...
    Uma coisa é certa, os ricos de certeza, vão ficar mais ricos e os pobres mais pobres.

    Bjos

    ResponderEliminar
  16. Carlos Barbosa de Oliveira

    E completando o meu comentário do outro post... como vê o BE está só a pôr algum desconforto aos instalados e a servir de mosquinha chata... eu até lhes achei graça :-]

    Bjos

    ResponderEliminar
  17. O BE entrou em delírio complecto ! Não há ninguém que consiga entender o que é que a sua direcção pretende. É para mim um autêntico suicídio do BE, de complecto desnorte !
    .

    ResponderEliminar
  18. Rui da Bica

    Vou repetir-me um bocadinho... O BE é apenas uma pedra no sapato para dar desconforto aos instalados, sabe que eles não darão um passo porque PSD e CDS juntos se, agora, fossem a eleições não teriam maioria absoluta, portanto... remexer este lodaçal...como disse e, muito bem, o folha seca... até faz oxigenar as águas :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  19. A minha seguinte afirmação não pretende ofender ninguém, muito menos dar uma de superior (José Sócrates para os amigos).
    Mas já pararam para pensar que a culpa de tudo o que se passa na politica é toda nossa. Não da ISA, ou do Rui da Bica ou minha. Nossa, do povo. De todos nós.
    Porque é mais fácil ficar sentado no sofá, no café ou num qualquer outro lado a vociferar contra este ou aquele, mas na hora da verdade ou não votamos porque estamos aborrecidos e cheios dos políticos, porque estava bom tempo na praia, ou porque votamos neste porque é assim desde... bem desde sempre.
    Mas no fundo somos nós que temos o poder na mão. E somos nós que escolhemos entregar o poder a A ou B, quer seja PSD, CDS ou PS. E não venham com a treta do BE que é um santo, porque esta moção de censura só foi lançada para servir os interesses do BE e não do país. Porque afinal, o mesmo senhor, 3 dias antes dizia "raios e coriscos" de uma moção de censura. Vá lá!! Alguma coisa se passou que os fez mudar de estratégia. E ainda por cima 30 dias toda a gente a falar da moção e do BE.
    Não sei qual é o interesse obscuro e se não vai sair o tiro pela culatra ao BE, mas que existe, raios se não existe.
    Somos nós os culpados desta lamice em que o país se encontra. porque há sempre alguém que beneficia por tabela ou outro alguém que espera beneficiar.
    Isto custa a ouvir. mas é isto e nada mais. Somos nós que os pusemos lá e somos nós que lá os mantemos.
    Mas como eu comecei, ninguém se quer aborrecer nem dar ao trabalho, porque como disse é melhor ser treinador de bancada. Claro que há excepções e que algumas pessoas tentam mudar o rumo ás coisas. Mas não chegam.
    Mais uma vez, vou longo.
    Para terminar, eu ando um pouco na politica (parvo que sou) e o que mais me canso de ouvir é "este já lá está e já encheu a gamela. Outro que para lá vá...".
    É mais fácil votar, ou não, e delegar a responsabilidade naqueles que depois nos fartamos de criticar nos anos seguinte. Faça-se com no Egipto, se assim for preciso. Mas haja coragem ou... comam e calem!
    Mais uma vez, não quero ofender ninguém, numa critica na qual eu também me incluo.

    P.S - E o BE, por nunca ter sido governo não é melhor. Porque não fazer, fazer mal ou não deixar fazer, tem tantas responsabilidades e acarreta tanta culpa como os que detêm o poder.

    ResponderEliminar
  20. Paulo Novais

    Não concordo com este sistema de super-poder partidário mas nunca deixei de votar e faço o que posso, com aquilo que tenho, mas estou cá a pensar... escrever um post para pôr o preto no branco ou... o branco no preto para não deixar dúvidas :D

    Bjos

    ResponderEliminar