13 de abril de 2011

Agora que já pus o computador com as tripas de fora... aceitam-se bitates ;)))

(clicar na imagem p/ampliar)
Conforme vos disse no post anterior, o meu computador aquece que nem um desalmado (especialmente no sítio indicado na foto) e desliga-se.
Já comecei a fazer o que me aconselhou o Aqui-Ali-Acolá, limpei-o, especialmente a ventoinha do fundo que até parecia ter uma alcatifa lol e aspirei-o todinho (até ver... parece que não aspirei nenhuma peça) ;)
Comprei a tal massa térmica, mas pelas minhas experiências... de apalpadelas consecutivas cada vez que lhe dá o pifo... ele aquece precisamente sobre aquilo que eu Suponho (porque não percebo nadinha disto) ser a fonte de alimentação.
Agora aqui vai uma pergunta... esta fonte de alimentação tem alguma ventoinha que se limpe ou tem de se comprar a peça toda?
Sei que pode aquecer por outros motivos mas, o sítio, onde quase se pode estrelar ovos é onde indico na foto... devo começar por aqui e substituo a peça ou pego no caixote e levo a quem perceba do assunto?
Agradeço todos os bitates ou bitaites que me queiram dar porque talvez, assim, eu arrisque o... faço eu mesma ;)))
Prometo fazer tudo com a electricidade desligada... se por acaso ouvirem nas notícias... sobre um tal computador assassino... deve ser o meu... enquanto eu lhe operava as tripas lol

20 comentários:

  1. Isa
    Cá por mim a minha cara pôs-se para aí a fazer crepes a grelhar e estofar Coelhos, mais uns pratos esquisitos e o "bicho" ressentiu-se.
    Pelo que sei o sistema por segurança desliga-se quando atinge uma determinada temperatura. Ao servidor aqui da tasca acontecia com frequência no verão. A solução foi mudá-lo de sítio e resolveu.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. folha seca

    Mas o meu está mais esquisito... a chapa em cima quase me queima a mão... tenho que tratar disto... mas ainda não sei como, "estou mesmo à nora" :-|

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Isa
    Não percebo nada disso , mas pus mesmo agora o meu marido a ver o teu esqueleto lol e ele diz que a coisa deve ser grave e que até pode incendiar x-(
    O melhor é chamares já os bombeiros XD XD

    A sério tens que ir procurar ajuda especializada ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Fê-blue bird

    Se calhar tem razão... mas fico na dúvida... se calhar... era um bom motivo para, novamente, chamar e rever os jeitosos bombeiros cá da minha zona lol lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. lol Isa ai esses bombeiros nao me esqueci
    mas nao sou a pessoa mais indicada para dar uma ajudinha, nao entendo nada disso sou tipo burro a olhar para o palacio
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. A coisa está mesmo muito feia!
    Lá terá que haver uma intervenção externa mas terás que ser tu a pedi-la! :-))
    E que a conta não seja muito dolorosa...

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Se a temperatura é assim tão quente, é preciso até evitares ligá-lo, não vá incendiar de um momento para o outro.

    Bem... incendiando, só fica a hipótese de chamar os (jeitosos dos) bombeiros...rs

    Beijo, Isa

    ResponderEliminar
  8. na america profunda

    Estou a ver que passado mais de um ano, tu e a Fê ainda não se esqueceram dos jeitosos bombeiros da minha zona... espero que não os tenham mudado de Quartel... era cá uma desilusão lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Rosa dos Ventos

    Espero que seja só a ventoinha, mas amanhã ao fim do dia, vem cá alguém para me tirar as dúvidas... espero que a continha seja pequenina... depende mesmo se é a peça toda ou só a ventoinha.
    Espero resolver isto depressa para não ter de andar sempre a desligá-lo... e estou farta de apalpar o computador de 5 em 5 minutos... se calhar é por isso que ele aquece tanto lol lol lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  10. MagyMay

    É difícil não ligar o computador... mais a mais que a filha nos EUA está quase a ter a bébé... agora que eu precisava de o ter aceso até de noite... é que resolve dar-lhe o aquecimento.

    Mas quanto aos bombeiros da minha zona, se não os mudaram desde o ano passado, são mesmo de ficar com os olhos em bico :D... nem parece... que são de cá ;) :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Nesta altura do campeonato, tal como Portugal, o teu computador só lá vai com a ajuda externa. Sempre F(ica)M(elhor)I(ntervencionado)...

    ResponderEliminar
  12. luisa

    Tens toda a razão. Já chamei ajuda externa... amanhã... lá vem 1/3 de troika estudar o problema :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  13. Eu só sei usar uma ferramenta
    A chave libanesa(*)
    Se a souber usar também
    fica bom, de certeza

    (*)mais conhecida por marreta ou martelo de grande porte

    ResponderEliminar
  14. Pois, tudo indica (pela imagem) tratar-se da fonte de alimentação. Na traseira do computador, junto à entrada de corrente há uma ventoinha de arrefecimento. Estará a funcionar?
    Também aconselho a que seja um técnico a tratar desse problema. Os bombeiros são de evitar sempre que possível. x-(
    Bjos

    ResponderEliminar
  15. Por acaso não usa um fugão?
    estamos em tempo de mudanças, e claro restrições, porque não poupar algo enquanto escrebe no blogue, aproveita e grelha umas barriguinhas.
    quanto a bombeiros devoimformar que somos pouco dados a reparações epois e umas mangueiradas é a destruição total.

    ResponderEliminar
  16. Bom dia Isa:

    De novo aqui para mais umas dicas sobre isto.

    Em primeiro lugar, e segundo estive a ver pela foto que vc aqui pôs do esqueleto desse mafarrico ele já deve ter uns anitos e, se digo isto, é pela descrição dele na board.

    Um P4i55 Prescott800 e como indica a foto sem gráfica externa já é um modelo com uns anos tanto mais que está como Onboard.

    Ora visto isto, e pelo local que indica onde é o maior aquecimento, ele está mesmo por cima da fonte de alimentação.

    Se esta for fraca, claro que o PC ao puxar por ela da-se o aquecimento forte tal como vc indica onde com o passar do tempo ligado cada vez aquece mais chegando até ás tampas laterais.

    Aqui, a solução é saber defacto se a fonte está adequada ao puxo de corrente de todo o PC em funcionamento, pois caso isso não aconteça, uma solução é experimentar uma nova fonte de maior potencia para verificar se resolve o problema.

    A ventoinha da fonte só poderá ser limpa na totalidade se ela for aberta para a ter à vista totalmente.

    Outro caso que dá muita origem a isso, é o processador estar sem massa térmica e, então ai ele aquece muito e faz desligar o PC ao fim de um certo tempo que é o máximo que ele suporta de temperatura, podendo até ele queimar-se derivado a sobrecarga de temperatura.

    Para saber se o processador está sem massa te que se saber (com muito cuidado) levantar a ventoinha deste assim como o arrefecedor onde por debaixo deste está o processador que, com cuidado e saber a posição de encaixe tira-lo para o limpar da massa seca com um pano embebido num pouco de álcool e depois de bem limpo pôr massa nova no processador (uma pequena porção por cima e espalha-la com o dedo indicador por toda a superfície deste), a seguir montar o dissipador e a ventoinha, ligando o PC e ver se ele já não aquece nem desliga. (continua no comentário seguinte).



    Sujidade na ventoinha deste assim como o arrefecedor também origina subida de temperatura.

    ResponderEliminar
  17. (continuando)

    Tudo o que referi no comentário anterior terá que ser feito (sempre) com o PC desligado e com a electricidade estática descarregada na chapa do PC, ou seja (desligar o PC, com ele aberto e antes de mexer nos componentes encostar as palmas das mãos na chapa do PC durante cerca de 2 3 minutos para descarregar a electricidade estática de nosso corpo) para não danificar qualquer peça em que se possa tocar.

    Este caso de aquecimento e desligar o PC passado um tempo, normalmente é destas duas causas que antes aqui refiro nos comentários, pois tal como no primeiro comentário refiro, a fonte de alimentação também é importante nisto porque, se ela não debita a corrente necessária para o correcto funcionamento do PC ele além de aquecer desliga, assim como o segundo caso de falta de massa no Processador origina o desligar do PC e seu aquecimento como é referido por si.

    Caso vc não consiga por sua autoria fazer isto aconselho-a a leva-lo a uma casa da especialidade que depressa eles logo resolvem este caso sendo que, se for a fonte, uma fonte com boa potencia já se compra na casa dos 30 e poucos euros e claro com o trabalho do tecnico isso já será mais caro.

    No caso de falta de massa será uma questão de tempo que o técnico poderá levar porque a massa é barata e o orçamento aí já pesa menos.

    Tal como referi no post anterior, esse seu PC pelo que vejo na foto que aqui pôs já não é recente e não tem gráfica externa coisa que está imbutida na própria board quando o comprou.

    À quantos anos tem esse PC Isa?

    Será aí uns 6 ou mais?

    Vc depois o dirá ok?

    Quanto ao resto, o desligar também pode ser causa de algum pente da memória estar com problema e fazer isso mas, eu inclino-me mais para os casos que antes refiro.

    Isto por experiência própria de alguns anos mexer nestes mafarricos que dão cada dor de cabeça que só visto.

    O Sistema Operativo que tem é o XP Pro?

    E pronto Isa, por agora é tudo e diga algo sobre isto (se defacto já alguém viu algo aí) ok?

    Bjos, tudo bom com muito sol e FMI à mistura.x-(

    ResponderEliminar
  18. Campista selvagem

    É uma ideia... acho que vou passar a poupar no gás lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  19. Aqui-Ali-Acolá

    Tenho a impressão que, com tanto ensinamento, ainda vou ficar com um Diploma... penso que tirado... por blogue deve valer tanto como tirado... por Fax lol lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  20. Teófilo Silva

    Hoje ao fim da tarde já devo saber qual é o problema... só espero que seja levezinho... para a carteira :D

    Bjos

    ResponderEliminar