15 de abril de 2011

Sobre um comentário que eu deixei...

... num post do Crónicas do Rochedo
"Claro que tanto PSD como PS são os maiores culpados de pôr o país neste estado comatoso, se um matou, o outro esfolou e, para mim, o maior problema será que nós, os que lhes pagam, só sabermos, demasiado tarde ou nunca, de Algumas das suas infinitas asneiradas.
A falta de poder do Tribunal de Contas, porque é um Tribunal que acaba por não responsabilizar ninguém e a falta de Transparência nas Contas Públicas é arrepiante, somos tratados como tolinhos e o único "direito" que temos é o de pagar e só piar.
Posso detestar a troika mas, a bem da verdade, agora ou mais tarde, a sua vinda era já inevitável, e, no mínimo, sempre podem descobrir algumas das trafulhices que, por cá, se têm andado a fazer e, talvez, pôr um bocadinho de ordem na desordem deste pantanal.
A sua vinda é uma vergonha e uma, verdadeira, perda de soberania, e, claro, vai-nos sair muito cara a sua presença, mas houve muitas outras coisas que além de nos terem saído muito caras, têm sido autênticos roubos ao erário público.
Vamos sofrer, amargamente, com a sua presença, mas não vai ser por culpa da troika mas dos maus ou melhor, péssimos governantes que nos trouxeram até aqui e esses, não têm perdão possível porque isto de esbanjar dinheiro, vendendo a prestações a nossa soberania aos "tais mercados", devia merecer cadeia porque em vez de, com rigor, investirem esse dinheiro para fomentar a economia, para não falar dos milhões e milhões que nos foram dados pela U.E., o PSD e o PS esforçaram-se bastante em servir muitos interesses e não, o Bem do País, conseguindo assim, hipotecar o nosso presente e futuro."

Continuando este meu comentário, poderia acrescentar que o problema não fica por aqui, porque na hora de votar, sabemos que estamos entre a espada e a parede, porque isto de votar em sacos de gatos, acaba sempre por se virar contra nós. Acabamos por ser, usados e abusados como uns burros albardados à vontade... dos donos.
Aqui começam as interrogações, há quem diga que a Democracia só pode ser assim, com base em Partidos, eu discordo porque "Onde há vontade, há sempre um caminho", principalmente, numa época em que a tecnologia nos poderá ajudar muito, e num curto espaço de tempo, para abrir caminho a novas soluções.

Pensemos na difusão cada vez mais alargada da net e no nosso "tão amado" nº de Identificação Fiscal e, só daí, poderão nascer muitas soluções num prazo mínimo de 8 anos, porque se servimos para pagar Impostos via net... também poderemos controlar os nossos Destinos com uma participação directa, mais activa e mais transparente, sobre o que queremos como um Todo e não divididos às fatias, por Partidos, classes profissionais ou outros grupinhos em que nos querem dividir para melhor reinar.

Quem paga tem, melhor que ninguém, o direito de, à distância de uma tecla, intervir mais sobre onde gastar ou investir o dinheiro que é de Todos e, com a vantagem de não se gastar milhões, como actualmente numas simples votações.
Neste caso, muitos ficariam sem desculpa para não participar na solução dos problemas... só se fosse por preguicite aguda ou irresponsabilidade crónica (como num país, praticamente, em bancarrota, nesta altura a "bem" da dívida externa, se terem esgotado os destinos de férias ao estrangeiro).
Tecnologia, Imaginação e Vontade, podem mudar muita coisa... até aquilo que parece não ter outra solução. Temos mesmo que mudar alguma coisas, porque esta podridão e estagnação partidária está-nos a custar... os olhos da cara ;)

12 comentários:

  1. Isa
    Cada um de nós, quer na vida pessoal ou profissional somos responsabilizados pelos erros que cometemos e pelos actos de gestão incorrectos. Muitos de nós passamos uma vida inteira a pagar por isso.
    Quem "governa" sai com um prémio ou seja um subsidio de reintegração. As c......que fizeram, outros as vão pagar. Não sou de vinganças mas sim de justiça. Não haverá um meio de responsabilizar (incriminar) quem hipotecou o noso futuro colectivo. Talvez algum dos juristas que por aqui aparecem possa esclarecer.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. folha seca

    Claro que isso não está previsto... alguma vez eles iriam aprovar uma lei que os castigasse por fazer esta orgia de irresponsabilidades? Definitivamente, uma coisa eles têm: esperteza saloia... que me desculpem os saloios :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Também me interrogo, porque será que ninguém é responsabilizado por nada neste país?
    O mal é manterem-se anos a fio no poder, agora quem é que os tira de lá? Nós, não temos "tomates" para isso :(

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Fê-blue bird

    A questão é que para mudar... eles teriam de aprovar essa mudança, ora não estou a ver, eles quererem ficar com menos poder.
    Por acaso não vistes todos a aprovar o financiamento dos Partidos? Poder, dinheiro e mordomias, no fundo, o que movimenta os Partidos.
    Quanto às bases, não passam de pessoas enganadas porque a elite do topo, sabe muito bem como se servir delas e nunca as deixa subir muito, especialmente, se não forem lambe-botas lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga!
    Aqui vim fazer-lhe uma vesita, cuscuvilhar os seus artigos, que escreve muito bém! Faço-lhe um convite, com toda a certeza! Conheçao o meu novo trabalho em:

    http://transpondo.barreiras.blogspot.com/

    Um beijo grande e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  6. Só gostaria de acrescentar ua coisa. É angustiante pensar que no dia 5 de Junho vamos apenas eleger um gestor e não um PM. É como viver numa democracia de ficção, onde perdemos a soberania e estamos sujeitos a uns tiranetes do capital.
    Quanto a mim, a culpa é dos dois, mas também é nossa...

    ResponderEliminar
  7. Carlos Barbosa de Oliveira

    Culpa nossa? Minha, não é de certeza, não me endividei para férias e viajar, e bem gostava, tendo a filha nos EUA que, tirando o skype, não a vejo há muito tempo e, nem para isso, me atrevi a pedir empréstimos.
    Tento comprar produtos portugueses e nunca vivi acima das minhas possibilidades... é chato passar a maior parte das férias em casa e, claro, não poder comprar tudo o que precisamos ou nos apetece. Não tenho reforma, não recebi subsídios, nem de desemprego porque, tirando a meia dúzia de anos em que dei aulas a contrato anual, trabalhei sempre por conta própria, paguei os meus impostos e depois de fechar a minha pequena firma (porque a carga fiscal não parava de aumentar), e fazendo tudo o que a lei obriga: escritura de fecho, publicação em Diário da República e Registo na Conservatório (uma enorme despesa) o Estado ainda teve a desonestidade de não me devolver o IRC que me tirou por avanço( coisa inventada pela M F Leite).
    Todo o dinheiro que caiu no bolso sem fundo do Estado, apesar de me cansar a pedir o dinheiro de volta, os safados enrolaram o suficiente para caducar a devolução. E tenho outras situações que apesar de exposições e outras complicações, acabam sempre por mostrar um Estado muito desonesto e quem não tiver possibilidades para pagar a advogados XPTO está tramado.
    Neste momento, sinto que estou a pagar uma factura que não é minha e que vivo num país em que o Estado é cego, surdo, aldrabão e ladrão.
    Começo a ficar um bocado farta quando também ouço na TV essa generalização... de que Todos Nós temos culpa.
    Nós... ponto e vírgula :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Se calhar o que falta é uma verdadeira renovação dos partidos. Mas, para já no dia 5 de Junho que alternativa temos? Apesar de até admirar o bastonário Marinho Pinto não estou a ver o resultado que poderia dar a sua "brilhante" ideia de "greve à democracia"... Há que votar.

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente parece que só há o PS e o PSD. é como nos EUA: dois partidos, um de direita e outro de direitíssima.

    ResponderEliminar
  10. luisa

    A ideia não parece má... mas... e se depois... alguns mudavam de ideias... eu não ia... e ainda ficava pior a emenda que o soneto e cheia de remorsos por não ter ido votar ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Daniel Antunes

    Ainda temos outros Partidos na AR, mas desertinhos estavam eles PS e PSD para lá ficarem sozinhos... se, agora já abusam e são tão convencidos... sós... seriam incontroláveis como a peste.

    Bjos

    ResponderEliminar
  12. José Sousa

    Prometo passar por lá.

    Bom fim de semana
    Bjos

    ResponderEliminar