21 de abril de 2011

Todos os dias vamos ouvindo os profetas da desgraça e de como as medidas da troika vão ser...

... terríveis.
Não sei porquê mas vem-me à cabeça o Adamastor... parecemos navegantes angustiados e receosos, olhando as nuvens negras e a tempestade que se avizinha, numa frágil embarcação, a rumar, sem escapatória, ao encontro marcado, com o terrível e desconhecido Adamastor.
Odeio esta sensação... este martírio da espera, da incerteza, ser cozinhada em lume brando e tentando, a todo o custo, manter uma calma aparente. De uma vez por todas, só quero que venham os malfadados pacotes, todos de uma vez, saber o que que tem de ser feito, começar numa ponta, acabar na outra, arrumar o assunto de uma vez por todas.
Suspense só gosto nos livros, onde posso acelerar a leitura ou ir espreitar a última página.
Fartinha de Analepses e Prolepses, quero voltar a sentir que sou eu que vou ao leme da minha vida, quero despachar o tal encontro "de puro pavor, da ameaça iminente da aniquilação, fisicamente sentida - as carnes engelham-se, os cabelos crispam-se".
Dia após dia, consomem-nos as forças que tanta falta nos vão fazer, para o mais importante que será dobrar, mais uma vez, o Cabo das Tormentas.

26 comentários:

  1. Isa
    Eu sinto-me como se estivesse a "marinar" não, não é na Marina é de molho em limão e vinho branco, para ficar mais macio.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Tu nem me fales de semelhante tormenta!
    Isto é o Cabo das Tormentas e o Cabo dos Trabalhos no mesmo pacote!

    Abraço atormentado

    ResponderEliminar
  3. Tudo o que se fôr dizendo é PURA ESPECULAÇÃO.
    Nada está, ainda, decidido.

    ResponderEliminar
  4. A espera é sempre o pior de tudo. E não percebo a razão. Não é preciso ser um especialista nem vasculhar as contas para saber que isto é um pais do terceiro mundo no continente errado.

    ResponderEliminar
  5. Ja fui espreitar e ver que a netinha esta bem :-) Parabens
    Isa uma Santa e Feliz PAscoa
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Na corda bamba. É assim que me sinto. E odeio!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. folha seca

    lol Por esse ponto de vista, eu já devo estar tenríssima... quase transformada em açorda lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Concordo! Era mais justo vir um planos que metesses os pontos nos is. E sabermos para onde vai o nosso dinheiro. Ao invés de planos às pinguinhas que não nos levam a lado nenhum. Transparência, pede-se.

    ResponderEliminar
  9. Observador

    Mas enerva, no entanto como sou pessimista por natureza, espero que os pacotes sejam mais pequenos do que aquilo que imagino.
    Estou desejosa de chegarmos à fase dos pacotes porque pode sempre acontecer pior do que isso.

    Bjos

    ResponderEliminar
  10. Rosa dos Ventos

    Se eu vejo este ano passado até julgo que é mentira, não há nada como saber que chão estamos a pisar e, neste momento, é como andar às cegas.

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Aproveita enquanto há e vai comando umas amêndoas... Páscoa feliz.

    ResponderEliminar
  12. Daniel Antunes

    E o problema nem é sermos um país pequeno sem recursos naturais. São as mentalidades, a educação, a mesquinhice, a falta de respeito e de visão, na tomada de decisões e esta mania do rapinanço, da espertice saloia, dos esquemas, da falta de integridade, a completa desconfiança nas instituições, sentir que o Estado não é de bem e está cheio de maus exemplos... uma falta de princípios do maior ao mais pequeno.
    As pessoas não percebem que tudo isto acaba por prejudicar o País e, principalmente, a elas próprias.

    Bjos

    ResponderEliminar
  13. na america profunda

    E tu, ainda não pensas em ter assim uma coisinha fofinha? ;) :D
    Boa Páscoa

    Bjos

    ResponderEliminar
  14. Matilde

    E os mais velhos ainda se sentem pior, suponho que és jovem e o melhor é pensares em sair daqui mal acabes o teu curso. Não vejo pessoas á altura de governar o país, isto vai estagnar durante muitos anos.

    Bjos

    ResponderEliminar
  15. Olga

    Temos muita falta de gente que saiba o que anda a fazer, brincam com as nossas vidas e, infelizmente, só temos uma, portanto demasiado valiosa para andarmos a ser gozados.

    Bjos

    ResponderEliminar
  16. polittikus

    Acreditas que este ano, ainda não comi amêndoas?
    Não sou grande apreciadora e como o miúdo sai a mim, fartamo-nos de poupar em amêndoas lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  17. Isa,
    O melhor que faziam era mandar o governo, oposição, cabdidatosm etc para os fiordes da Noruega, a´pé. Ficava a troika a governar e ainda poupávamos umas massas. Antes do degelo já tínhamos recuperado.
    Bjs e cuidado com as amendoas ;)

    ResponderEliminar
  18. O melhor é aproveitarmos o fds prolongado para espairecer e nos vermos livres desses tipos por uns dias
    Tenha uma Páscoa Feliz

    ResponderEliminar
  19. Carlos Barbosa de Oliveira

    Os portugueses andam há anos e anos, a espairecer :D
    E isto de espairecer... só espero que o consigam fazer sem gastar dinheiro (coisa que duvido muito)
    Mas aqui o seu conselho faz-me confusão... porque, várias vezes, disse que a culpa da nossa situação também é por culpa dos portugueses que se endividaram (até concordo) e depois fala em "espairecimento"? Não seria melhor gastar o tempo em reflexão?:D melhor ainda... ir aprender como se vive num templo budista, sem TV, sem Net, sem telemóvel, sem comer muito, vestir um trapinho enrolado, enfim, viver quase sem nada porque... é para aí que estamos a ir :D assim, há que aperfeiçoar o conceito... de voto de pobreza :D

    Boa Páscoa
    Bjos

    ResponderEliminar
  20. Tio do Algarve

    A minha maior preocupação é que, num país que se afunda e onde cada dia fica pior que o anterior... fico estarrecida por continuar a ver guerrinhas partidárias e pouca vontade de acabarem com as "lutas de galos" ou de controlarem as subidas de testosterona.
    Está mais que na hora, de Todos se sentarem e tentarem resolver, no mínimo, as questões mais urgentes, sendo a 1ª, a falta de dinheiro para não continuarmos, indefenidamente na pedincha... com juros que ontem já chegaram aos 12%.
    Das duas uma, estão todos loucos e deviam estar internados num hospício ou pensam que ainda estão na idade de brincar... à batalha naval... aos índios e cowboys... lutazinhas de espadas... torneios medievais... jogos de consola... Tudo menos, serem adultos responsáveis e, finalmente, ter a decência de porem os interesses do País acima dos interesses Partidários, porque, infelizmente, têm nas suas mãos o destino das vidas dos portugueses que são pessoas de carne e osso e não uns bonecos de trapos que servem às suas experiências politiqueiras ou ambições de poder.
    Esta mania das clubites e das birrinhas, de momento, atrapalham mais do que resolvem e, no mínimo, deviam tentar algum consenso e fazerem alguns compromissos, nem que fosse só para meia dúzia de anos.
    O problema deles é viverem fora do mundo real e das dificuldades, numa plataforma onde se consideram quase omnipotentes mas se esquecem, completamente, que quem lhes paga essa vidinha, somos nós que acabamos por andar aqui sem saber onde apostar como se isto fosse jogar no euromilhões ou apostar no Sporting, Porto ou Benfica.
    Deviam pôr a funcionar o sentido prático, o senso comum, e a vontade de resolver problemas e, definitivamente, deixarem-se de tretas.

    Bjos

    ResponderEliminar
  21. Isa:
    Sou impaciente por natureza, e tal como tu sinto que ao estarmos infinitamente nesta "marinada" só ficamos cada vez mais azedas e engelhadas e ainda temos tanto para lutar... :(

    beijinhos e tem uma Páscoa feliz (dentro do possível)com saúde pelo menos ;)

    ResponderEliminar
  22. Isa,

    Esta a ouvir?
    Escute... ouve agora?
    Sou eu. A bater palmas de pé. E a repetir a ovação quando respondeu ao CBO. A um ponto, uma parte do seu texto que vai ser dificil: "quero voltar a sentir que sou eu que vou ao leme da minha vida". Não sei se isso vai ser tão cedo assim. O que inviabiliza a passagem do Bojador em nau com a bandeira/pavilhão Português

    ResponderEliminar
  23. Páscoa Feliz com muita paz e harmonia.

    BjS

    ResponderEliminar
  24. Vitor

    Desejo-lhe também uma Boa Páscoa, para si e família

    Bjos

    ResponderEliminar
  25. Rogério Pereira

    Como a vida me foi ensinando e sem estar sujeita a nenhuma imposição partidária... (de uso de determinadas palavras):D afirmo que Nenhum problema se pode resolver sem haver diálogo.
    Todos temos, ouvidos e boca para comunicar, e sem um esforço para usar a inteligência, bom senso e vontade para chegar a consensos, nunca se poderá chegar a lado nenhum. Mesmo que a solução obtida não seja ao gosto de ninguém, há sempre uma solução possível, de acordo com as circunstâncias.
    No caso do nosso país, nada se resolve: com manias de superioridades ideológicas ou partidárias, pela força, pelo silêncio, ou por rezar muito.
    Neste momento, não estou a ver, ninguém, fazer um esforço para arranjar soluções práticas, só ouço conversa fiada e, dessa, já estou fartinha. Partidos divididos a conversar com a troika, para eles é uma maravilha porque, nós, endividados até à ponta dos cabelos, a nossa única força seria a união de Todos os que nos representam.
    1ºNão há dinheiro 2º Neste momento, o dinheiro não pode parar de entrar, portanto, não podemos cuspir no prato da sopa, nem que ela seja de pedra :D
    Claro que quanto mais dependentes estamos, menos podemos exigir e isso é um facto.
    Fala-se por aí da palavra bancarrota mas a maioria, incluindo políticos, parece não fazer a mínima ideia do que isso é, especialmente, o drama que seria para os que menos têm, porque os outros, lhe garanto que, fora daqui, já estão bem prevenidos :-* (Quem sabe se é por isso que, alguns, se estão a marimbar para os consensos).
    E esta conversa toda, sabe muito bem daquilo que eu estou a falar... enquanto, de boa fé, não aprenderem a comunicar uns com os outros, sentadinhos à volta de uma mesa, esquecerem os partidos a que pertencem e se lembrarem que estão ali para arranjar soluções práticas (que até podem ser provisórias) mas, pelo menos, tentarem, coisa que nenhum tem feito... apenas têm acrescentado mais lenha à fogueira ou tirar dividendos como o CDS
    E enquanto isso não acontecer, ando, mesmo danada... pior que uma barata :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  26. Fê-blue bird

    Acho que agora é que vou apanhar rugas... bastam as caretas que eu faço a ouvir alguns "marmelos" a falarem na TV... :D

    Bjos

    ResponderEliminar