1 de maio de 2011

Há coincidências e... "coincidências"

Para lá do visível, cada vez tenho mais razões para querer descobrir o que está escondido, camuflado,... especialmente, nas mentes de quem tem o poder de nos controlar, manipular, domesticar,... porque no Mundo actual, especialmente na Europa, há pouco lugar para acasos, e, enquanto o poder económico e político vão tentando que os trabalhadores ponham em saldo o seu trabalho, por outro lado, o papel da Igreja será pôr "paninhos quentes" no descontentamento, tentando que se aceite pacificamente a triste sorte, a injustiça e a esmola, em vez de trabalho,... no fundo, fazer "comer" aquilo que nos quiserem dar, silenciosamente e sem espernear.

Enquanto crianças podemos precisar de ajuda para distinguir entre o bem e o mal mas, em adultos, sabemos perfeitamente o que está certo e o que está errado, e foi para isso que Deus deu, a cada um, uma Consciência, e, em caso de dúvidas, basta imaginar trocar de lugar e sentir o outro lado, porque enquanto houver alguém que, use e abuse, de qualquer tipo de poder e houverem demasiadas excepções à regra, haverá, sempre, a tentação dos mais fortes controlarem os mais fracos e, de certeza, que isso nunca foi, nem é, a vontade de Deus.
O poder político tem os seus truques para distrair as Massas, o futebol será um bom exemplo, ora, por seu lado, qualquer tipo de Igreja (construida e gerida pelos homens), também tem os seus truques de algibeira.

Desde a Idade Média nunca se beatificou ninguém ao fim de meia dúzia de anos. Um Ano tem 365 dias e pontaria das pontarias... nada melhor que marcar para o 1º de Maio, no Dia do Trabalhador... uma beatificação e, especialmente, de alguém que pudesse atrair milhares.

Esta é uma das coincidências que me recuso "a comer".

Ao contrário de muitos, a grande maioria não tem desejos de grandes luxos ou caviar, apenas quer trabalho, pago no seu justo valor, para viver com dignidade e ter um mínimo... para poder ser feliz.

14 comentários:

  1. Não há acasos nem coincidências, neste caso ainda menos.

    Mas , concordando com tudo quanto dizes, não retiro a responsabilidade a quem não quer ver nem saber e, propositadamente, ignora -como no caso do beatificado de hoje - os erros, os pecados , as conivências que saltam à vista de toda a gente!

    Aliás, mesmo os católicos mais conscientes e honestos não concordam nem com esta beatificação nem com a santificação do nazi que foi Escrivá!

    UM feliz Dia da Mãe te desejo...e viva o Dia do Trabalho!

    ResponderEliminar
  2. São

    Viva o Dia... do Trabalhador e das mães... que foram ou ainda são trabalhadoras ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Todos merecemos ser felizes...santos e pecadores! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Rosa dos Ventos

    ;) ... depende de que pecadores e de que pecados estamos a falar :D
    Há por aí muitos que estão a precisar de pagar muitos pecados :-*

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Isa:
    Apesar de hoje não estar inspirada :( tu disseste tudo e bem.
    É preciso é embebedar o povo, com festas e comemorações ;)
    Sabes admiro-me sempre de ver tanta gente nestas ocasiões, será que só nós é que andamos em sentido contrário :t

    bjos

    ResponderEliminar
  6. A referência à criança vs. adulto faz-me lembrar algo que li do Oscar Wilde que era qualquer coisa do género: as crianças só aceitam o poder dos pais, enquanto que os adultos só aceitam o poder do estado.

    Quanto ao papa, é a demonstração de algo que eu estou perfeitamente convicto, que estamos a viver na contra-reforma. O poder da crença na religião é cíclico. Idade média, Renascimento, Contra-reforma, época industrial e agora esta que só no futuro terá nome, mas será certamente sombrio.

    ResponderEliminar
  7. Fê-blue bird

    Suponho que seja coisa que acontece, a algumas pessoas, com a passagem dos anos... ver mais do que se quer ver, às vezes preferia ser diferente e conseguir viver na doce e calma felicidade da santa ingenuidade... assim... perco a animação de tantas festas e comemorações ;) :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Daniel Antunes

    Suponho que à medida que as dificuldades e o mau estar social aumenta, também aumentará, na mesma proporção, o poder e a importância da Igreja... um mau sinal.Onde houver mais pobreza será onde qualquer tipo de religião ficará mais forte.

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Andas a ler Chomsky ? :)
    Coincidência ... estou de acordo contigo ! :)

    ResponderEliminar
  10. Ricardo Santos

    Por acaso não ando a ler nada, não consigo encontrar paz de espírito suficiente para me concentrar em leituras, com este país a atravessar este período de incerteza, em que tudo pode acontecer... deixa-me completamente stressada e, ver os trogloditas a quem estamos entregues para resolver problemas... ainda fico pior :-*

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Penso que a escolha da data terá a ver com o facto de ser dia da mãe... e pela devoção Mariana que João Paulo II tinha... mas posso estar enganada...

    ResponderEliminar
  12. Eva Gonçalves

    Nisso tenho a certeza, não tem nada a ver com o Dia da Mãe, se reparares ele é comemorado em várias datas nos diferentes países, por exemplo, suponho que no Brasil é no 2º domingo de Maio e por cá já foi comemorado noutra data.
    A desculpa que ouvi... foi por ser próximo da data do seu falecimento... então, porque não do seu nascimento?
    Ao contrário do 1º de Maio que não muda de dia, nos países que o celebram.
    Muito estranha esta escolha de data e quanto mais penso nisso mais estranha me parece.
    Depois da grave crise financeira, dos milhões de pessoas desempregadas e a passar tão mal... se calhar estavam com receio deste 1º de Maio ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  13. Eu também me sinto assim. Notícias nem olho para elas, nada mesmo nada. Irritam-me de uma maneira e política partidária essa dá-me vómitos :).
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Ricardo Santos

    Mas é sempre bom andar a par de tudo o que se passa... porque como não temos dinheiro em paraísos fiscais, nem para onde ir... e tenho que decidir o que vou fazer a 5 de Junho...

    Bjos

    ResponderEliminar