19 de agosto de 2011

Chega ao final do dia, pelo canto do olho vejo que faz os possíveis para me chamar a atenção, faço de conta que não o vejo, mas é escusado porque...

(clicar na imagem p/ampliar)

... ele tem o atrevimento de me chamar... já chegou ao ponto de dar bicadinhas na janela.
Quando chego mais tarde a casa, mesmo com a janela fechada, já o vejo à espera no parapeito...
Mesmo quando fico à espera que ele desista, aquele olhar de pedincha derrete qualquer coração e lá eu vou buscar um bocadinho de arroz, milho de pipocas ou pão... ele come e, apesar de lhe dizer que não sou mãe dele, isto dura há mais de dois anos e já aqui falei deles... quando o par vem separado já sei que têm ovos no ninho... nas férias descobrem sempre que também estou de manhã... mas aí, às vezes cedo mas outras vezes vou para a cozinha e vou espreitando para que aprendam que estamos em crise e aqui o restaurante só abre uma vez por dia ;)

28 comentários:

  1. E a confiança também é alimento... :)

    ResponderEliminar
  2. Estou como a Rosa dos Ventos. Uma ternura. o:)

    ResponderEliminar
  3. Rosa dos Ventos

    ...e por causa da ternurinha... cá em casa, o milho das pipocas anda sempre a esgotar :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. luisa

    Se eu fosse um deles... o melhor era não confiarem muito... porque com a crise que vem por aí... ainda acabam estufados lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. A ternura és tu!

    Os animais, quando se abeiram de alguém, sabem por que o fazem.

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. L.O.L.

    E se visses aquele... olhos nos olhos e ar de quem está esfomeado... não consigo virar as costas... os safados são mesmo fofinhos.

    ResponderEliminar
  7. acácia rubra

    E se visses os cães... os donos ficam a segurar nas trelas com um ar muito confuso e a dar voltas ao miolo a pensar de onde os cães me conhecem... é claro que não me conhecem e francamente nunca percebi esta empatia... se calhar na outra reencarnação fui cão ou cadela lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  8. li algures que ter um pássaro a visitar-nos na janela é sinal de boa sorte! :)

    ResponderEliminar
  9. Antes Prefiro

    ...tenho que avisar os pombinhos... se calhar eles não sabem disso :D
    Por acaso não posso dizer que sou azarada... em momentos bem difíceis parece que há sempre um bocadinho de sorte para voltar tudo ao bom caminho... apesar de nunca ter a ver com dinheiro... aí sim, defenitivamente, estava a precisar dum bocadinho mais de sorte :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  10. A sua varanda é bem prevenida
    Tomates, pimentos, borrachos
    Tudo boa e saudável comida

    ResponderEliminar
  11. Antes Prefiro

    E antes do acordo ortográfico, não quero ser eu a estragar o que ainda há... definitivamente :D

    ResponderEliminar
  12. Rogério Pereira

    Mulher prevenida vale por duas :D com legumes e carne, não há crise que meta medo lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  13. É sempre uma alegria saber do amor das pessoas pela natureza e seus seres vivos.
    Os pombos são capazes de reproduzirem-se de forma intensa. Um casal pode gerar 12 novos indivíduos a cada ano. A enorme população urbana, sem predadores naturais, infelizmente, determina aves esfomeadas e, assim, de vida mais curta.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  14. Isa
    O "Céu" ganha-se com boas acções. Bonito gesto.
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Ver de Vida

    Por aqui, tenho assistido, por parte da Câmara, à apanha de muitos pombos com canhões de redes, para isso, basta espalhar milho, esperar que os esfomeados apareçam e zás... francamente, nem quero pensar muito no que lhes acontece a seguir, só sei que, pelo menos, estes dois têm tido um tempo de vida mais prolongado:D
    Para além das redes, a C.M. espalha milho com produto anticoncepcional, no entanto, é curioso ver que alguns pombos não tocam nesse milho.
    Sei que o pombo é realmente uma espécie muito adaptável e consegue proliferar facilmente nas nossas cidades... no fundo, tenho pena que, em nome da nossa vidinha civilizada, se vá acabando por ficar, cada vez mais afastado da natureza que, por este caminho, acabará por ser apenas um privilégio para alguns.
    Sem verde e sem aves a maioria acabará por viver nas suas selvas de cimento... sem excrementos de pombos ;) :D uma das razões mais fortes para quem apoia a sua erradicação, dizer que eles destroiem pinturas, entopem e poluiem... fico sempre a pensar que, se calhar, quem mais destroi é o ser humano e quanto a poluição com fumos, ruídos, detritos,... o campeão é mesmo o ser humano... para mim, mais ou menos cagadela de pombo, na minha breve passagem por este Planeta não me incomoda nada... pode sempre limpar-se, tornar a pintar ou desentupir, ao contrário do que fazem muitos seres humanos que fazem danos irreversíveis e irreparáveis.
    Curioso foi também saber que são imunes à gripe das aves, ao contrário de muitas aves de que o homem se alimenta.
    Tenho observado pessoas que depois de conhecerem a fundo os pombos, a sua inteligência, o seu acasalamento para a vida, facto que faz ser possível os concursos onde eles são capazes de voar centenas de quilómetros sem descanso porque o seu primordial motivo é voltar para a companheira, a sua visão excepcional que chegou a ser utilizada para localizar náufragos, terem salvo tantos soldados no tempo da guerra,... acabam por admirar esta espécie, em vez de só os ver como produtores de excrementos :D
    Esta mania de nos pensarmos superiores e que podemos pôr e dispôr da vida de todas as outras espécies, animais e vegetais, penso que contribuirá, sem dúvida nenhuma, para a nossa própria destruição.

    Bjos

    ResponderEliminar
  16. folha seca

    Mas esta "boa acção" já me deu muitas chatices, tive uma vizinha que foi fazer queixa à Câmara Municipal dizendo que eu dava de comer aos pombos (há uma lei, aqui em Lisboa, que proibe dar comer aos pombos... Mas... na via pública :D) por isso, primeiro foi carta e depois, por insistência da vizinha, tive cá uma inspecção da câmara, a quem dei autorização de entrar, para ouvirem a minha versão ;) e não me chatearam mais porque... como tenho a gaiola com os meus 4 piriquitos perto da janela... disse-lhes com ar muito admirado que, por causa dessa vizinha doida :D não ia fechar a janela e se algum pombo viesse apanhar algumas sementes que caiem no parapeito... dentro da minha casa, não estava a infrigir nenhuma lei, nem me iam proibir de ter piriquitos, obrigar a fechar a janela ou enxotar pombos ;) :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  17. Isa:

    Gostei muito de ler este episódio e as explicações sobre os pombos em Lisboa e como resolveste o problema com a vizinha.

    Mas agora, voltando à nossa querela, eras capaz de comer esses pombos?

    ResponderEliminar
  18. Isa.

    Você tem toda a razão. A destruição do seu habitat é responsável pela migração para as cidades, onde encontram alimento. Originalmente estas aves vivem em áreas de serras rochosas (talvez por isto, entre outros fatores, elas se adaptem ao concreto das cidades).
    Quanto às doenças transmitidas por suas fezes (ornitoses) a responsabilidade é dos que destruíram a sua morada original. E mais, os contraceptivos não podem conter a sua multiplicação desordenada. Experiências como estas, em cidades de São Paulo, foram frustradas.

    Bjos e muito obrigado pela visita. Você é sempre muito bem vinda.

    ResponderEliminar
  19. Estou a fazer uma experiência. Há muito tempo que não consigo comentar aqu. Vamos lá ver se descobri como aldrabar o Blogger

    ResponderEliminar
  20. Daniel Antunes

    Muito honestamente porque não consigo mentir, num contexto normal, seria incapaz de os matar... Mas numa situação extrema... por exemplo, se o meu garoto estivesse a passar fome e não houvesse mais nada para comer, tinha que estabelecer prioridades, e aí, podes crer que não tenho dúvida nenhuma que os pombos passariam para 2º plano e eu própria os mataria... eu sou das que acredito que nunca podemos afirmar que "desta água nunca beberei".
    É muito fácil fazer afirmações categóricas, mas para mim, não passam de palavras. Quando certas pessoas dizem que nunca mudarão de ideias a respeito de qualquer coisa... fico a pensar, se têm a noção do que estão a afirmar... a vida depende de tantas coisas e de tantas condicionantes que cada vez é mais difícil fazer afirmações categóricas e cada vez é mais perigoso ser alguém de ideias fixas.
    Nada é preto ou branco porque, pelo meio, há muitos tons de cinzento.
    Claro que seria "politicamente correcto" eu dizer o que é mais agradável de ouvir... que nunca mataria aquelas ternurinhas... mas estaria a ser hipócrita.

    Bjos

    ResponderEliminar
  21. Ver de Vida

    Passar por aí, onde há sempre fotos maravilhosas, será sempre um prazer :)

    Bjos

    ResponderEliminar
  22. Carlos Barbosa de Oliveira

    Já não é o 1º, nem o 2º ou o 3º a queixar-se, mas ainda bem que isto está a voltar ao normal.

    Bjos

    ResponderEliminar
  23. Olá Isa,

    Só poso dar-te razão. Eu se tivesse que escolher entre a minha família passar fome ou comer um animal, o animal que me desculpe. Mas enquanto não chegamos a essa situação... O que se calhar até nem está longe, no estado em que está o mundo...

    ResponderEliminar
  24. Daniel Antunes

    Esperemos que, nessa altura, ainda existam animais... senão... ainda pode ser pior...

    ResponderEliminar
  25. Que coisa tão simpática esses teus pombinhos e que bom que ainda não chegamos a ponto de ter que comê-lo ou aos nossos bichinhos de estimação. Mas concordo com tudo que vc falou sobre o homem e sua pretensão. Se ao menos essa pretenção o tornasse responsável pelos absurdos que se cometem em nome da superioridade humana sobre toda a criação, ainda poderíamos fazer desse limão uma limonada. Mas são muito poucos os responsáveis em comparação aos tantos que causam danos irreverssíveis ao nosso pobre planeta.
    Vida longa aos teus pombinhos e a nós, senhores da criação!

    ResponderEliminar
  26. Lua Nova

    Dá que pensar... porque será que Deus... deu tanto poder... à espécie mais irracional, egoista e mesquinha... de todo o Planeta :D

    Bjos

    ResponderEliminar