14 de agosto de 2011

União Europeia, e a sua "inteligente" política das pescas, andamos há 9 anos a fazer despejos...

...bastaria menos dias de pesca ou redes de malha mais larga... mas aproveitando todo o pescado.
Há pescadores da pesca artesanal com autorização para 10 toneladas de peixe mensais mas que não conseguem sobreviver porque do peixe que estão autorizados a apanhar... não apanham nenhum... passam o dia a encher o barco para o despejar Morto no alto mar.
Em 2012, na altura de rever as normas, esperemos que algo mude, especialmente, mudar este desperdício não só de peixe mas de tempo de trabalho, combustível... um contínuo pescar e deitar fora... um crime destes, só pode ter saído de gente... louca.
Que raio de quotas são estas que acabam em desperdício?
Quando falam em melhorar a nossa economia e para olhar para as possibilidades do mar... se nada mudar na UE... deve ser para ver passar... peixe morto.

8 comentários:

  1. Dentro do actual quadro, não parece haver solução. O peixe deitado ao mar se chegasse a terra, comia a margem da malandragem. Se há muito peixe o preço desce, é regra de mercado que ninguèm esquece. E "esta Europa" também não. Fazer petição? Hoje as petições são válvulas de escape para quem se rala e não cala. Mas solução? Não é não... Mas vou assinar.

    ResponderEliminar
  2. Rogério Pereira

    E o mais interessante é que os pescadores acabam por ter redes com malha mais pequena para apanharem o tipo de peixe permitido... o que implica apanhar mais daquele que têm que deitar fora.
    A antiga tradição de malhas largas para apanhar de tudo mas que defendia a captura de peixe pequeno e, em certos locais, não haver pesca em certos períodos era mais sustentável para a natureza.
    Ainda me lembro, da luta que foi na agricultura por não se poder vender fruta de calibre pequeno... aqui nas pescas é de doidos basear a pesca nesta mortandade.
    Suponho que nem tem a ver com o preço, será possível, ao ano, haver um limite de toneladas por barco e combinando com um certo tipo de rede, para mim só vejo sustentabilidade... os peixes mais pequenos têm tempo de crescer e acaba por ser apanhada a espécie que existe em maior quantidade... Só de pensar que isto foi permitido para poder despejar no mar peixes onde não ganham tanto dinheiro... é verdadeiramente assustador... imaginar que temos burocratas na europa que só sabem resfastelar o traseiro nas cadeiras e criar normas criminosas para servir interesses mafiosos...
    Agora, mesmo mudando esta política em 2012 temo que, para alguns, tenha sido interiorizado este hábito e continuem a deitar fora o peixe onde não vão ganhar tanto dinheiro... os maus costumes pegam sempre melhor que os bons... mas aí, em nome da natureza, eu tinha a solução... preço do peixe fixo fosse qual fosse a espécie... se durante uns meses só apanhassem carapau e noutros pescada só interessava o peso da pesca e nós apenas comeríamos o que houvesse em maior quantidade... porque nos moldes actuais o peixe mais barato pode acabar por continuar a ser morto para, à socapa, ser devolvido ao mar...
    De qualquer modo, haverá sempre uma melhor solução do que a actual... equipamentos, locais, períodos de pesca, quantidades,... mas nunca o desperdício porque aqui ou na agricultura é um verdadeiro crime neste Mundo com cada vez mais fome e menos recursos.
    Ainda se deve lembrar como eu... daquela altura em que a UE enterrava leite, manteiga,... todos os excedentes para manter o preço... agora subsidiam para produzir na Europa mas, para controlar preços, enviam os excedentes para zonas fora da UE a preço quase zero, o que tem feito com que os produtores dessas zonas, sem poder competir com esses preços, acabem por não produzir e morrer de fome. Pior a emenda que o soneto x-(
    Esta economia Global com estes políticos de algibeira, espalhados pelo mundo, mas controlados por, verdadeiras, sombras negras... serão a destruição do nosso Planeta e, até lá, o sofrimento dos povos será cada vez maior... tenho vergonha de pertencer à raça humana.

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Isa

    Subscrevo o que deixaste como resposta ao comentário do Rogério.

    Isto é de loucos!

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. acácia rubra

    Uma frustração... passar a vida a poupar, nunca desperdiçar, reciclar... tentando reduzir a minha pegada de carbono... para depois... ver destas coisas e outras ainda piores...

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. É pior que lamentável! Isto já não vai lá com lamentos! É preciso agir! Fazer pressão! Arre!será que ninguém está farto de andar vergado às politicas da UE?!BOLAS!

    Bjs,Isa!

    ResponderEliminar
  6. Rosa dos Ventos

    Aqui gostava de não ter razão :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Drii

    Cada vez estamos mais enterrados nas políticas da U.E... quando estivermos a levar com a terra em cima da sepultura, vão dizer que estamos na hora de sair... aí, já nem há nada a fazer e, neste momento, já estamos entre a espada e a parede.

    Bjos

    ResponderEliminar