17 de setembro de 2011

Uma altura que dava um jeitão o meu garoto chamar-se... Abel, Abelardo, Adalberto, Aniceto, Albano, Adónis, Amânsio ou Aristóteles...

No 5º ano de escolaridade, a disciplina de Ciências da Natureza tem uma aula de 45minutos que funciona em regime normal, no entanto, tem outra aula, em que a turma é dividida ao meio para que cada metade, tenha uma aula de 90 minutos.
Resumindo e concluindo, na 5ª Feira o turno A tem CNT logo a seguir à HGP (História e Geografia de Portugal) e o Turno B é duplamente azarado... na 5ªFeira fica das 11:35 às 14:15 para ter uma única aula de 45minutos (HGP) e na 6ªFeira, não têm a tarde livre como o turno A e terão que ficar a SECAR 4 horinhas à espera da aula dos 90 minutos, só por serem do turno B.

Como o meu garoto não tem a sorte de se chamar Alfredo e nas turmas acaba, sempre, por ser o nº 17,18 ou 19... dá para calcular o turno que lhe calhou.
Tal e qual como fiz ontem, vou passar a ir buscá-lo às 11:35 e levá-lo às15:15, e depois... por lá ficarei 90 minutos porque, por tão pouco tempo, só daria para gastar a sola dos sapatos... prefiro esperar e ficar entretida a ler um livrito.
O que chateia mais... é saber que há muitos pais que estão impossibilitados de irem buscar os filhos antes das 16:45 e, assim, miúdos do turno A, à 6ªFeira e desde as 11:35, andarão pela escola sem fazer nada.
Se nestes 4 anos o meu garoto esteve no Quadro Meritório não foi pelas classificações caírem do Céu aos trambolhões mas... porque fui sempre acompanhando os seus estudos. Este ano, vamos andar fisicamente estoiradinhos, numas boas caminhadas entre a casa e a escola, um enorme desperdício de tempo e claro que, depois... não me venha o Director de Turma com aquela conversa, do costume, que se deve Participar Activamente na Vida Escolar do Educando, algo que será muito difícil para este dueto pois, tirando a 4ªFeira, andaremos a passear, de cá para lá e de lá para cá...
Para almoçar na escola, duas horas... chegam e sobram. Mais do que isso, é pura perda de tempo e, apesar de haver 15 clubes onde os alunos se podem inscrever para os manter entretidos, podiam pôr essas actividades no início ou no final dos horários porque sempre daria a oportunidade aos pais, de acertarem melhor os seus horários com os dos filhos.
Depois da nega ao meu pedido, da troca de turno, o Director respondeu que, este tipo de horário, até era muito apreciado pelos pais dos alunos (só faltou dizer que eu é que sou a esquisitoide ;)) mas eu aproveitei para lhe responder:
-Calculo que sim, os pais hoje em dia, por necessidade ou comodismo, preferem os horários de Armazém, quanto mais tempo os filhos estiverem armazenados, melhor... alguns, se pudessem, até os deixavam cá ficar... para o outro dia... ou até chegar o fim de semana ;)
Será por estas e por outras... que não vou andar muito por aqui... entre tantas caminhadas e aproveitar o pouco do final do dia para ir seguindo as matérias da escola... será difícil ter tempo para a net porque, depois do lanche, do banho e de eu lhe fazer cedinho o jantar (porque ele vai ter que se deitar cedo para entrar às 08:15) e com tanta ginástica diária, para nós os dois, até vai ser mais fácil querer rever a almofada do que rever as matérias do dia ;)
Mas também vejo a parte positiva... tanto tempo na rua e não ligar o computador... vou poupar... na electricidade ;)

17 comentários:

  1. Eu não sei se o horário da 6ª estará dentro da lei, quer dizer de acordo com o nº de horas que ficam por preencher entre o última da manhã e a 1ªda tarde!
    Quando eu estava no activo não podia haver horários assim!...

    ResponderEliminar
  2. Aliás todo o horário tem particularidades pouco recomendáveis para o equilíbrio das aprendizagens!
    Repara por exemplo no Inglês, uma língua estrangeira, colocado à 2ª e à 6ª...
    Assim não há consolidação de conhecimentos, os miúdos que não tenham apoio em casa quando chegam à 6ª já não se lembram de nada!
    A História, pelo contrário, é "despachada" em dois dias seguidos, assim como a Educação Física!
    Eu sei que não é fácil fazer horários mas este enferma de vários problemas, agravados por muitas horas de espera pelas aulas da tarde!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Depois daquilo que Mota Soares está a fzer em Creche, já nada me surpreende!!

    Só lamento que as coisas caiam sobre as crianças e não sobre os adultos que os puseram no Governo!!

    ResponderEliminar
  4. Sei bem o que estás a passar, eu sempre segui o percurso escolar dos meus filhos e também tive "petiscos" destes, infelizmente nada mudou e o que mudou foi para pior =(
    Bem, apesar de não te termos por aqui, é por uma boa causa e poupas o que dá sempre jeito ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Isa

    Sou da opinião da Rosa dos Ventos.

    Repara à 2ªfeira, as disciplinas que exigem concentração estão à tarde, assim como na 3ª.
    Vê a MAT em três dias seguidos, sendo dois às 13:30, depois do almoço e depois de eles andarem a correr e a brincar...

    É inadmissível o horário da sexta.

    Sabes, este horário do teu rapaz parece ter sido feito para satisfazer prioridades de alguns dos professores e não dos alunos.

    Tenho histórias e histórias...

    Como sabes sou professora e eu própria me confrontei já com esse problema. Na minha escola, andava a minha filha no infantário, pedi para, se possível me darem aulas a partir das 9:30. Tinha de a deixar no infantário ( que só abria às 8:oo) e depois fazer 30 Km até à escola. As minhas aulas começavam às 8:30, que não que as disciplinas como o Português e a Matemática tinham sempre de estar na parte da manhã. Acredita que os colegas da terra tinham aulas a partir das 9:30 porque tinham de levar os filhos ao infantário. De nada valeu o pedido e assim me conservei.

    Acredita que quando ela andava no 1º ciclo e como só a podia ir buscar às 17:50 por causa dos 30 Km do regresso, inscrevi-a nos tempos livres, orientados pelos professores da própria escola , que os ajudavam nos trabalhos de casa. Um dia fui buscá-la e calhou ela ter-se esquecido do casaco. Permitiram-me bater à porta da sala. Foi a 1ª e última vez pois, no dia seguinte, a minha filha já não foi. Imagina uma sala de aula normal, dividida por 4 sectores com uns toldos, cada um tinha uma mesa comprida à volta da qual se sentavam os garotos a trabalhar.Estariam, pelos meus cálculos, cerca de 50 crianças do 1º ao 4º ano, brincando mais do que fazendo os trabalhos. As professoras conversavam e indicaram-me onde os alunos do 2º ano punham os seus pertences. Saí porta fora.

    Também já passei por aquilo que dizes vir a fazer. Só que ficava no carro onde trazia uma saca com um croché e, à custa das esperas, fiz uma renda de 40 cm para uma toalha de jantar e bordei outra.

    Sei que de nada vale apresentarmos reclamações e sei como o teu garoto vai chegar, como uma papa, ao fim do dia.

    Já tiveste a Reunião de Pais ? Escolheram um representante? Contacta-o e ele que oiça os outros Pais e se mexa porque há sempre ajustamentos de horários até Outubro e para isso foi eleito e se alguém na escola pode ficar com horários com 'furos' serão sempre os professores e nunca os alunos.

    Os interesses dos nossos alunos devem estar (pelo menos para mim) sempre em 1º lugar.

    Já me alonguei. Mas tudo porque a Escola tem de responder, com seriedade, à aprendizagem dos nossos filhos. O que não passar por aí é desonestidade.

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Rosa dos Ventos

    Nos breves 5 anos que por lá passei, também não... mas as modernices têm sido tantas e é tanta a papelada que chega todos os dias às escolas... que quem está lá dentro não deve saber tudo e quem anda cá fora... não sabe mesmo nada.

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. São

    Aqui cheira-me a gato :D nas escolas sempre houve um "cozinhado especial" na feitura dos horários, para servir meia dúzia de instalados ;) os miúdos que se lixem e também a maioria dos professores que ficam com horários intragáveis :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Fê-blue bird

    Nunca esperei que uma Turma A tivesse um horário destes... nem imagino a B C D E F G e aqui, como disse à São, a culpa deve ser mais da escola do que do Ministério.

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Rosa dos Ventos

    E esqueci-me de te dizer a melhor... a professora de Inglês que é efectiva nesta escola, com atestados sucessivos, já não aparece há 4 anos... portanto o meu miúdo ainda vai ter mais umas quantas secas à espera da substituta :(

    ResponderEliminar
  10. acácia rubra

    Como disse à São também desconfio muito da maneira como foram feitos os horários... pelo zum-zum que me chegou aos ouvidos... são duas "dinossauras" que os fazem, à porta fechada, e os "cozinham" especialmente, para os que pertencerem à sua própria espécie :D
    Há muitos anos, quando passei pelo ensino, os miúdos não tinham tantos furos, ao contrário dos professores.. eu morava em Lisboa e havias dias que tinha 2 aulas às 8 da manhã e duas depois do almoço, em Sintra... nesse ano, lembro-me bem porque já no fim da gravidez da minha filha, com uma barriga enorrrrme (ela nasceu com 4,250Kg)... era tão longa a espera que eu até adormecia na sala de professores... mas havia sempre uma alma caridosa que me acordava antes da aula começar lol
    No fundo, é como tudo neste país... uns são filhos... outros enteados :-*

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. A Acácia Rubra acabou por acrescentar outros dados que também observei mas que não referi para não me alongar!
    Fui professora 38 anos e felizmente em escolas onde os horários eram feitos para os alunos e não para os professores!

    ResponderEliminar
  12. Salvo melhor opinião este horário é ilegal...Os alunos não podem ter furos nos horários...

    ResponderEliminar
  13. Olá ISa:
    Realmente... Uma sugestão, pode parecer parva, mas se há pais que gostavam disso para os filhos porque não tentar trocar com algum? Mas se calhar a burocracia é impossível...

    ResponderEliminar
  14. Estava eu a ler o Post acima quando dei com os olhos neste horário.e pensei: "Olha que porra de horário"! De facto, depois de ler o teu texto...ainda mais "porras" lhe meti para cima! Já te estou a ver: fora de casa todo o dia...dum lado para outro...numa correria...
    faz bem ao sietema nervoso, ai faz, faz...
    Claro que há pais que apreciam esse tipo de horário: só não deixam os putos na escola ao fim-de-semana...porque não está a escola aberta...
    Enfim...

    ResponderEliminar
  15. Generosa

    Por acaso também foquei esse aspecto ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  16. Daniel

    A troca traria mais confusão... vou bater-me pelo número de alunos em cada turno... fiquei a saber que há turmas com 26 alunos, portanto qual o mal, nesta turma de 20, ficarem 11 e 9 em cada turno?

    Bjos

    ResponderEliminar
  17. BlueShell

    Conheço mães que estão desempregadas e só lá vão buscar os filhos porque a escola fecha... e como só fecha às 18:30 até já ouvi auxiliares chateadas que vão ter o mesmo problema do ano passado... ficar a secar depois do horário por causa de pais assim... palavra que me faz confusão...

    Bjos

    ResponderEliminar