30 de dezembro de 2011

Dicas para 2012... porque tem de acabar a nossa mania de andarmos a viver... acima das nossas possibilidades ;)

(clicar na imagem p/ampliar)

Entre aquilo que sei sobre, o que os americanos comiam durante a Grande Depressão de 1930 e no tempo da minha meninice, o que os nossos governantes querem é que sejamos imaginativos e deixemos esta mania de que somos ricos. O principal é trabalhar muito para pagar os impostos ;)
Especialmente para os que vivem nas cidades, sem hipótese de ter um palheiro ou uma horta para plantar uns legumes, esqueçam essas modernices de ter um W.C. para tão pouco uso ;) os mais afoitos criem um porquinho ou uma vaca leiteira e para os menos ambiciosos, umas galinhas ou... uns coelhitos... para comer não para outras coisas ;)
Os óleos vegetais e as margarinas vão para o escalão máximo do iva portanto, como diz o povo, matem dois coelhos com uma só cajadada ;) derretam o toucinho e, ao pequeno almoço, espalhem a banha nas torradas e os torresmos que sobram da fritura ponham na marmita e levem para almoçar no emprego... se tiverem a sorte de ainda o ter... aí esqueçam o toucinho, a banha e os torresmos... procurem, no campo ou nos jardins, uns dentes de leão para fazer salada e com sorte até apanham um esquilito que também é comestível.
Para o pequeno almoço podemos voltar às antigas sopas de leite, mas não voltem à tradição de dar sopas de cavalo cansado às crianças porque, apesar das boas cores que davam, o vinho também está caro ;)
Comprar cereais... já é ter manias, podem fritar uns grãos de milho e as pipocas (nada de fazer batota e comprar empacotadas com iva de 23%) ficam uns cereais matinais perfeitos e económicos. Quem preferir criar as galinhas na banheira, em vez da vaca, sempre pode optar por uma açordinha com um ovinho... se a galinha cooperar nesse dia.
Quanto a sopas... a mais barata é a de batatas com água del cano porque isso de águas das nascentes é só para ricos... e até podem temperar com a gordura mais barata e de iva mais baixo... a banha.
Se pensarem pegar na cana de pesca... esqueçam... porque, antes de molhar a cana, têm que pagar no multibanco a taxa do dia... com a probabilidade de não pescarem nada. Até podem arriscar fugir ao imposto mas, com a fome de impostos que anda por aí... arriscam-se a perder a cana ou ir de cana.
Ora com tanta poupança, as lojas fecham, o país vai ficando cada vez mais poupadinho, mas como somos portugueses, vamos lá fazer a vontade ao nosso 1º... empobrecer e voltar ao antigamente... pobrezinhos mas... honestos e bem comportados... assim... até vamos conseguir fazer a Merkel feliz ;)

26 comentários:

  1. Vivo numa moradia com um pequenito jardim. Mas estou a ver que vou lá plantar umas couves, 'umas tomatas' e o que der...

    Como tenho garagem, vou dividi-la - um curral para um casal de porcos ( sempre posso vender os leitões), umas cabras por causa do leite e posso vender queijo fresco e um galinheiro para ter uns ovinhos. Aproveito e, com o estrume, adubo o quintal que nem relva dá de jeito. O excesso do dito estrume (porque vai ser muito) mando-o para o Parlamento. Tenho a certeza que eles nem se vão aperceber da aparência do novo deputado.

    E assim vai ser o meu futuro... O pior que me pode acontecer é virar uma couve troncha...

    Um Ano de 2012 com os qualificativos que desejares.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. acácia rubra

    Pelo que vejo, estamos cheias de boas ideias... adorei a do estrume lol
    Eu fico-me pelos vasos... mesmo agora, continuo a ter tomates, pimentos, coentros, salsa, mangericão, rosmaninho, tomilho e experimentei alhos e parece que se estão a dar muito bem :D
    Ainda perco a cabeça e opto pela vaca lol lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Isa. Mas que belas gargalhadas me fizeste dar. Adoro o teu humor corrosivo. Perto do teu, o meu humor fica a um canto. lol lol lol lol lol lol

    ResponderEliminar
  4. Não vivo "acima" mas sim em cima.

    Não era para dizer? Já disse, paciência.
    xD

    ResponderEliminar
  5. Acho que as suas dicas são preciosas... mas olhe, a Merkel é apenas a intermediária de gente insaciável...

    ResponderEliminar
  6. L.O.L.

    O corrosivo ganha-se com o tempo... uma questão de sobrevivência mental... das duas uma... choramos ou corroemos :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Observador

    Pois eu, o mais acima que consegui foi... um 3º andar lol

    ResponderEliminar
  8. Rogério Pereira

    Eu sei que a Merkel é a intermediária mas, como diz o povo, quem meus filhos beija minha boca adoça e, por azar, filhos desses... há muitos :D

    ResponderEliminar
  9. Isa, esta altura do ano não tenho mãos a medir, muito trabalho, vir aqui só mesmo a voar ;)
    Desejo-te o que desejo para mim :D

    beijinhos e até 2012

    ResponderEliminar
  10. Ri-te! Ri.te!xD
    Vamos retroceder 40 anos e carneirinhos como somos ainda havemos de dizer: "Sim, patrão!"

    Até lá, beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Olá Isa bom dia:

    Com tudo isto aqui descrito neste post, leva-nos a retroceder ao tempo do pão com toucinho, uma sopinha de feijão com couve, umas lascas de bacalhau com arroz e pouco mais porque para ter mais, só fazendo como se tem visto ultimamente por esse país fora:

    Toca a gamar aquilo que se possa para sobreviver porque a vida está boa é pra corja de corruptos e ladrões que tomaram conta deste país.

    É muito triste dizer isto:

    AO QUE ESTE PAÍS CHEGOU :-|

    QUEM O VIU E QUEM O VÊ x-(

    Que 2012 lhe corra dentro daquilo que mais deseja são os meus sinceros votos.

    Bjos, saúde e felicidades.

    ResponderEliminar
  12. Eu também gostava de trabalhar muito, mas com 43 anos já sou velha demais para o mercado de emprego. Por isso só me resta não perder a esperança e não morrer de fome, eheheeh. Quanto á amiga desejo-lhe tudo de bom, pois para já estes desejos ainda não pagam impostos.

    Beijinhos doces, Ava

    ResponderEliminar
  13. Isa,
    Que bons conselhos que nos dás...Atrevo-me a dizer que com o tempo teremos que fazer ao contrário. Criar vacas e porcos no resto da casa e ficar a morar na casa de banho!

    Escandalosa é a gula de quem nos tem governado ao longo deste anos. Esses têm os burros no quintal, por isso não lhes falta nada.
    Beijinho, que para já não paga imposto.

    ResponderEliminar
  14. Fê-blue bird

    Não me digas que já andas a preparar a banheira com uns fardos de palha lol lol desculpa lá mas não resisti... já sabes que eu sou travessa :D

    Agora a sério Umas Boas Entradas e... não te canses demais...

    Bjos

    ResponderEliminar
  15. carol

    Se se mantiver tudo igual não tenho dúvidas nenhumas... já se esteve mais longe... mas a brincar a brincar... vão-se dizendo as verdades ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  16. Aqui-Ali-Acolá

    Essa do bacalhau... já não dá... talvez aquelas espécies de imitação :-*

    Mentia se dissesse que não previa que isto ia ficar assim... bastava não andar distraído... pois acabar com a produção, arrancar plantações, receber para não produzir, proibirem-nos de fazer coisas ou impôr quotas, viver de dinheiro emprestado para poder dar milhões aos amigos com negócios que não são negócios mas roubo legalizado para, depois, eles o levarem para fora do país para fugir aos impostos... não é preciso ser economista.
    Mas suponho que isto irá piorar antes de melhorar ou Se melhorar.
    Devagar devagarinho, conseguiram que os impostos que serviriam para a saúde, educação... se transformassem em impostos para pagar uma dívida que nunca parará de crescer enquanto não se conseguir parar de pedir mais... ao mesmo tempo que se pede também tem que se produzir alguma coisa... as exportações não chegam, devíamos, no mínimo, produzir o que precisamos para sobreviver... até para comer pedimos fiado... a culpa não é nossa, só podemos abrir a boca de 4 em 4 anos e pelos vistos só tem dado para nos enterrar mais e ir de "buraco em buraco" :-* eles já conseguiram o que queriam, transformar-nos em escravos porque os impostos já não são para melhorar a nossa vida, nem para maior justiça social e acudir aos mais necessitados, mas para pagar e pagar... a gente que nem sabemos quem é mas que controla milhões de pessoas... os governos europeus são apenas os capatazes.

    Boas entradas, e melhores saídas de 2012 :D
    Bjos

    ResponderEliminar
  17. Ava

    Desejos ainda não pagam impostos... mas faz favor de não lembrar essas coisas... não vá o Diabo tecê-las lol

    Quanto a seres velha que direi eu com 54, velhos são os trapos... temos sempre boa idade para fazer muita coisa e nunca esquecer que... temos muita sabedoria acumulada ;)

    Boas entradas e depois... logo se vê :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  18. Tio do Algarve

    Não sei não... agora o próximo passo é encarecer tanto os impostos de quem conseguiu pagar a casa que para mantê-la também vão dizer que é um luxo...
    Esta gente está fixamente virada para roubar tudo... a seguir, com medo de sermos muitos e nos podermos unir, só falta lançar umas quantas bactérias para reduzir a população ao mínimo dos mínimos... está aberta a porta para esperar de tudo... até o inimaginável.
    O pessoal não abra os olhinhos que está a ficar sem tempo... o temporal ainda não está no auge.
    Com o aumento das dificuldades e com a criminalidade a aumentar, os poderosos têm que se entrincheirar e, a seguir, arranjam uma desculpa fácil para qualquer método de exterminação, primeiro de direitos depois de quem tem direito a respirar...
    Mas como confio na Natureza... se calhar ela é que vai acabar por reduzir esta espécie que se diz racional antes que seja tarde demais ;)

    Bjos e... entre mortos e feridos alguém há-de escapar :)

    ResponderEliminar
  19. Este ano experimentem o vegetarianismo. Não faziam a Merkel feliz mas faziam a bicharada feliz. ;)

    Bom ano!

    ResponderEliminar
  20. Daniel

    ...até poder não vou pastar... mas niiiiiiiim pinsaar :D... adoro peixinho e xixinha lol

    ResponderEliminar
  21. Não vou falar de coelhos para não criar mau ambiente e de relva também não...mas que tal umas galinhas na varanda?

    Abraço

    ResponderEliminar
  22. Rosa dos Ventos

    Sortudos dos que têm varanda... aí sim, até dava para um bananal, para fazer concorrência ao Jardim lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  23. Daniel

    Talvez não... parece que há produtos de soja que vão aumentar o Iva para 23% :D

    ResponderEliminar
  24. O leite de soja, por exemplo... Ser vegetariano é um luxo.

    ResponderEliminar
  25. Daniel

    Parece que sim, ora aí está uma grande vantagem para eu ser... carnívoooora lol

    ResponderEliminar