17 de fevereiro de 2012

O meu lixo... preparadinho para entrar no contentor amarelo

Sempre me preocupei em reciclar, não só o lixo mas tudo o que posso... os meus sofás ao longo de mais de 20 anos já foram forrados 4 vezes... deitá-los fora sempre esteve fora de questão porque assim fui ensinada... claro que é mais fácil comprar daqueles baratinhos, frágeis, feitos para o fast consumismo... mas de lixo está o mundo cheio.
Também não seria de espantar, ver-me a serrar, lixar ou a pintar móveis, e o quarto do meu garoto para grande espanto de quem não me conheça foi um dos meus últimos trabalhos e, se calhar, a última grande reciclagem... porque é um trabalho que não é pera doce e o safado do meio século vai pesando ;)
Portanto nem era preciso a ameaça ao condomínio pela câmara municipal, da multa de 500€, se não se separasse o lixo (infelizmente há sempre uma vizinha prevaricadora) que ainda nos há-de tramar a todos.
Mas vem isto a propósito de quê?
De que estava eu a fechar o saco e a pensar cá com os meus botões que, no fundo, sou mais uma galinha dos ovos de ouro que até com o meu lixo reciclado, dou dinheiro a ganhar porque para mim só ganho a paz de consciência que sabe bem mas não dá para comprar nada ;)
Porque lixo reciclado é matéria prima que vale muito dinheiro... fiquem a saber que até há falta dele e a própria Espanha chega a importá-lo do nosso país... e a troco de muitos euros ;) Como sabemos, muito bem, como funciona este país, fico na dúvida... para que algibeira irá parar o lucro, do meu trabalho gratuito, dos meus 2/3 saquinhos semanais? ;)

22 comentários:

  1. Também sou uma boa recicladora de lixo!
    Agora não sabia que havia falta dele!
    É que há uma agência de rating que passa a vida a dizer que somos lixo! lol

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Isa,
    Também reciclo o lixo. Agora deskroica-me essa de haver falta dele?lol

    ResponderEliminar
  3. Rosa dos Ventos

    ... não me digas que estamos a perceber tudo ao contrário e Portugal vale ouro lol lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Bacouca

    Lixo normal não vale nada mas o reciclado é apenas matéria prima e essa é cara e já começa a escassear.
    Eu também fiquei admirada quando ouvi que a Espanha até importou... são coisas de que não se fala muito... apelam à consciência mas a história fica mal contada... sobre os lucros que ele dá ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Desde que se começou a falar de reciclagem, comecei a fazê-la... Tenho a consciência limpa de que coloco cada macaco no seu galho.

    Por isso vou parar, Isa, para reciclar todo um conjunto de coisas que fui acumulando ao longo destes três anos mais recentes. Não sei é se no mercado encontrarei sacos onde tudo caiba...

    Virei aqui muitas vezes.

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. acácia rubra

    ...se não couber num saco... cabe em meia dúzia... :D

    Fico muito contente por vires cá... mas, compreendo, de vez em quando também tenho que fazer intervalos... a vida real anda cada vez mais complicada e a chamar cada vez mais a nossa atenção.

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Eu também reciclo que nem m doido. Nos Estados Unidos há lojas para vender o lixo. Aqui há só lixo, mais nada...

    ResponderEliminar
  8. Sou tão mas tão reciclador que até o meu corpo será reciclado.

    Depois de 'bater a bota', claro.

    ResponderEliminar
  9. Olá, Isa!

    Neste Portugal, a diferença entre ser-se otário ou cidadão exemplar, nem sempre dá para perceber... Também pagamos para as energias renováveis - para reduzir na poluição e a dependência; uns ficam com os lucros...e com a gente fica a gorda da factura...

    Beijinhos; bom fim de semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
  10. Daniel

    Aqui não podemos ter lucro com nada... só se for para pôr no irs :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Observador

    Isso é verdade... vamos todos acabar bem recicladinhos :D mas não tenho pressa nenhuma :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  12. vitorchuvashortstories

    Por cá não se ganha nada em ser cidadão exemplar... bem pelo contrário, só servimos para pagar pagar pagar e só vemos uma praga de "carraças" a ficar gordas à nossa custa.

    Bom fim de semana
    Bjos

    ResponderEliminar
  13. Olá Isa bom dia:

    Como sabemos, muito bem, como funciona este país, fico na dúvida... para que algibeira irá parar o lucro, do meu trabalho gratuito, dos meus 2/3 saquinhos semanais? ;
    --------------------------

    Será assim muito difícil saber a que algibeiras vão parar esse lucro?

    Os mamões já todos nós sabemos quem são, embora se pense que tais lucros vão para os cofres camarários, então lá não existem também grandes mamarrachos a engordar à custa de tudo isto?..

    Ora ora, isso é coisa que só não vê quem não quer, pois é vê-los por aí a gozar à grande com grandes carros e bons regabofes onde antes de entrarem para lá prometem mundos e fundos ao povo e depois nem se dignam a receber alguém desse povo que os lá meteu através do papelinho na caixa das fantasias.

    Não só fazemos a reciclagem (aqueles que a fazem claro), como ainda por cima pagamos e bem impostos que são uma autêntica roubalheira por fazer-mos a reciclagem porque, isso faz parte daquilo a que chamam lixo para os contentores.

    Mas esse lixo é pago e bem pago, deduzindo de tudo isto que pagamos a dobrar ou a triplicar uma coisa que ainda lhes vai dar lucro e encher o bandulho à custa do nosso trabalho.

    Sabe uma coisa Isa???

    Quase que apetece fazer como muitos fazem aí por certas ruas da cidade.

    Lixo para a rua e eles que o apanhem e o arrumem porque, a roubalheira feita através de impostos é tanta que só nos dá vontade de fazer isso.

    Vivemos num país onde só se olha para o dinheiro, já quase que não há dignidade pelo próximo e, o ditado assim o diz:

    Desenrasca-te da maneira que possas e como bem te apetecer porque é a voz do actual clarim que soa por esse país fora.

    A desolação por parte de quem governa este país e daqueles que estão em cargos de luxo é tanta que só apetece dizer:

    Portugal, a quem tu estás entregue que não tem orgulho do bom nome que tu adquiriste.

    Já quase que sinto nojo de viver num país onde a corrupção e a vilanagem é o ponto forte de tanta escumalha a sugar-nos a todos níveis.

    Por amor da Santa x-(

    Bjos, saúde, tudo bom lhe desejo e um Carnaval dentro do melhor possível

    ResponderEliminar
  14. É isso mesmo, nós ficamos bem com a nossa consciência. Agora o poluidor pagador é outra história... mal contada.

    ResponderEliminar
  15. Eu reciclo... mas dava-me um jeitão ter um ecoponto mais perto de casa. Não tendo, tenho que acumular o lixo separado e transportá-lo, normalmente ao fim de semana, de carro. Devo confessar que às vezes me baldo :(

    ResponderEliminar
  16. O curioso é que, para alem de sermos arrumadinhos, cumpridores e bons cidadãos ainda temos que pagar por isso ! ... claro que já não é de agora e não é só no lixo doméstico ! :(((
    .

    ResponderEliminar
  17. Aqui-Ali-Acolá

    Agora digo o segredo porque faço a reciclagem e não só... neste país de doidos... eles não merecem mas eu não vivia bem com a minha consciência... e essa é a única com que tenho de estar sempre bem :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  18. Rui Pascoal

    Mas é mesmo verdade... pena que nem todos usem a consciência com que nasceram... porque toda a gente sabe muito bem quando está a fazer mal ou bem...
    ou então a minha é que é safada... se faço algo menos bem... nem me deixa dormir lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  19. luisa

    Sua marota ;) com que então... "baldation" lol mas pronto... compreendo, por acaso na América a minha filha também gasta gasolina para ir deixar o que recicla e prefere assim, senão tinha que, obrigatoriamente, pagar a uma empresa para fazer a recolha.

    Bjos

    ResponderEliminar
  20. Rui da Bica

    Isso é o que chateia mais neste país, os certinhos não ganham nada em serem certinhos... acabam por pagar como os prevaricadores...

    Bjos

    ResponderEliminar
  21. Isa:
    Lixo é o que não falta por cá ;)
    Agora que valia dinheiro é que não sabia XD
    Toca a apanhar lixo !

    beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Fê-blue bird

    Também fiquei "de boca aberta" quando soube... o reciclado vale cada vez mais... quem lucra com ele e com o nosso trabalho gratuito... isso é que eu gostava de saber ;)

    Bjos

    ResponderEliminar