17 de maio de 2012

Já tinha lido em vários blogues mas tinha que ouvir... palavra a palavra... e todas as sílabas...

Já tinha escrito um post que falava sobre um espaço cinzento  que, para o qual, seria urgente arranjar soluções mais simples para quem está desempregado, sem ser a criação de empresa ou mesmo os recibos verdes e, pelos vistos, parece não ter sido uma grande idiotice da minha parte porque, dois dias depois, num programa da sicnotícias António Barreto falou no mesmo assunto, e da criação de um sistema mais simplificado e, suponho que esta simplificação se tornará mais urgente para as pessoas que, há muito tempo, deixaram de ter subsídio de desemprego.
Claro que eu pensaria, por exemplo, numa simples licença para poder aceitar um trabalho meramente eventual, sem ser preciso todas aquelas complicações de descontos, pagamentos de ivas e afins que impedem de aceitar um trabalho de simples sobrevivência, sem ter que entrar em ilegalidades porque, quando vivemos uma situação extraordinária, são precisas medidas também extraordinárias, quando está em causa, o mínimo necessário para um ser humano sobreviver e, numa sociedade que se diz democrática, já agora, com o mínimo de dignidade. 

Quando depois disto, aparece o Ministro, se calhar mais Trotinete do que Mota ;)...  anunciar que os desempregados poderão acumular subsídio de desemprego com rendimento do trabalho, esta idiotice parece ainda maior quando ele faz o grande remate à sua comunicação: "...para tentar resolver o drama e o problema de muitos portugueses"
Claro que podemos ser levados a pensar que é uma simples idiotice... mas é outra coisa pior... eles não querem perder um cêntimo de impostos... nem que seja preciso matar à fome, umas centenas de portugueses...
 A crise começou em 2008 e há muitos e muitos portugueses que não constam da Lista dos desempregados, ou porque há muito que perderam o subsídio de desemprego como também, no caso dos pequenos empresários cujas micro e pequenas empresas fecharam e que nunca tiveram direito a ele...
Quando um Ministro que também se intitula da Solidariedade, toma uma medida destas, para  resolver o drama e o problema de muitos portugueses... o homem não merece uma medalha... merece, muito mais... uns patins ;)
 ....gosto de ouvir palavra a palavra, sílaba a sílaba e ver... frame-a-frame  ;)

15 comentários:

  1. O frame é da tua autoria????
    Tá simplesmente genial toda essa panóplia de imagens caricaturais que demonstram bem aquilo que o "solidarium ministrum" é. UM IDIOTA CHAPADO. lol lol lol
    Bjos.

    ResponderEliminar
  2. Isa
    Esta gente está completamente desorientada. Já não dizem coisa com coisa. O problema é que quem paga são sempre os mesmos.
    Quanto à questão. há muito que gente que está no fundo de desemprego a receber ou não, sempre fez uns biscates. Cada vez menos porque cada até aí o trabalho escasseia. Oficializar o trabalho ao "negro" como por aqui se diz é apenas empurrar para a frente com a barriga.
    Abraço.
    Rodrigo

    Sabe? Hoje vou almoçar "Coelho" com ervilhas. Pois temos o feriado municipal na 5ª Feira de Ascensão e é esta a ementa da tradição.

    ResponderEliminar
  3. Patins só se forem em linha e do tipo agressivo, atingem maior velocidade...
    :)

    ResponderEliminar
  4. L.O.L.

    Claro que é da minha autoria... não me posso esquecer que sou uma menina travessa lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. folha seca

    Se houvesse gente que conseguisse unir o país em torno de uma causa, tudo se resolveria, e, em vez de empresas de trabalho temporário que até têm lucros com os desempregados, teríamos portugueses a ajudar portugueses, não só dando para os Bancos alimentares mas também com pequenos trabalhos que estariam listados no centro de emprego para serem oferecidos a pessoas desempregadas, e neste trocar de necessidades, até poderia haver incentivos fiscais para ambos os lados... uma maneira de saber que estamos a ajudar quem precisa e, por outro, a evitar os biscates no mercado paralelo que, se correm mal, prejudicam qualquer um dos lados.
    Podemos imaginar qualquer tipo de actividade, até um dentista recém formado onde um consultório que não tem sempre as instalações ocupadas, poderia emprestar esse espaço até... às coisas mais simples, como por exemplo alguém com mais idade poder fazer, na sua própria casa, refeições para quem tivesse interessado... ou o que quer que fosse... mas sem a ASAE lhe cair em cima... pois, se durante anos não envenenou a família, deve ser garantia suficiente para poder fazer algo que fez toda a vida :D
    Suponho que para melhorar qualquer coisa e se o Estado não tem dinheiro, terá, pelo menos, a possibilidade de aligeirar as complicações para quem já tem a vida, suficientemente, complicada.
    Claro que milhentas coisas poderiam ser feitas... o problema é não olhar para as coisas de uma forma prática... sem se estar agarrado à burocracia e aos impostos... e eu só conheço uma coisa que não tem solução... a morte.

    Bjos

    ResponderEliminar
  6. folha seca

    ... e a propósito do almoço... faça-me um favorzinho... dê uma dentadinha por mim... mas daquelas... com muita força :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Rui Pascoal

    ... com turbo e a descer? :D

    Isto demonstra apenas a qualidade dos "pintos" que nascem nos galinheiros partidários, não são criados para terem ideias inovadoras mas, apenas, para serem bons seguidores :-*

    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Uns patins em linha! esse cabecinha de alfinete, betinho da treta como os restantes elementos do governo, tirando talvez o Álvaro que de betinho não tem nada, coitadito! Meninos da Linha, das festas em Cascais e do surf na Ericeira e que agora tomaram conta disto sabe Deus como! Quem o ouviu falar esta manhã nos telejornais em discurso corrido como quem ainda está em campanha eleitoral... Filhos da ... Outra!

    ResponderEliminar
  9. Graça Sampaio

    Tens razão, a maioria não passa de uns betinhos e não fazem a mínima ideia de como é viver sem mordomias ou fazer muitas contas para conseguir esticar os cêntimos até ao final do mês, quanto mais viver sem eles... e eu confesso que, na minha idade, já não tenho paciência para aturar estes... Filhos da... mãe deles ;) :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  10. Já despachei no sentido de limitar a quantidade de disparates que cada governante está autorizado a fazer/dizer.

    Cada um está proibido de fazer/dizer mais que dois disparates por dia.

    E assim ficaremos sem governo num ápice.
    Garantido.

    lol

    ResponderEliminar
  11. Observador

    ...sendo assim... estou a ver o porquê... do Portas ser tão poupadinho lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  12. Essas palavras do ministro da Vespa que anda de Audi são apenas mais um episódio de uma guerra surda no seio do governo. Até o CDS está a ficar incomodado com certas medidas e, para não ficar reduzido à ínfima espécie nas eleições de 2015, tem de mostrar (ainda que subtilmente) que discorda de algumas coisas.
    O episódio dos feriados a que estamos a assistir é outro capítulo da mesma história...

    ResponderEliminar
  13. Carlos Barbosa de Oliveira

    Mas a Vespa... é do CDS portanto, devia estar tão caladinho como o Chefe... que faz os possíveis para falar o menos possível... o espertalhão do Portas... porque apesar da idade... nestas coisas da política é macaco velho ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  14. Isa o seu erro de análise é de fundo,

    Esta gente está apenas interessada em pagar a divida, até porque os credores lhes são simpáticos e lhes agradecerão certamente.

    O que pretende, nada tem a ver com os interesses e sensibilidade dessa gente...

    ResponderEliminar
  15. Rogério Pereira

    Eu sei isso, a razão porque, para o ano, ainda vamos estar pior.

    Bjos

    ResponderEliminar