30 de setembro de 2012

As palavras são como as cerejas vão umas atrás das outras e acabou no fim... o que estava destinado a ser o assunto do post... um conselho de pura estética ;)

Quanto à Manifestação de sábado li, algures, um desdenhar sobre "velhos discursos" mas terá sido escrito por alguém que se perde pelo secundário e não consegue enxergar o principal porque, se os discursos são velhos, há novas pessoas a comparecer que não vão lá só para ouvir mas por uma necessidade humana muito básica, especialmente, quando se enfrentam tremendas dificuldades, quase uma urgência humana, em sentir que não se está só e, naturalmente, ninguém a compreenderá melhor ou sentirá mais empatia do que a que vem das pessoas que estão a passar, exactamente, pelo mesmo.
Somos animais sociais que podem facilmente ensandecer quando estamos ou nos sentimos, completamente sós contra o mundo... neste caso, contra governantes que não fazem a mínima ideia do que os governados estão a passar e, muito menos, o que estão a sentir, e não é por acaso que, mais facilmente, se vê alguém, com muito pouco, partilhar com quem tem menos, em vez dos que têm muito, por vezes, até mais do que conseguirão gastar, nem que vivessem 50 vidas.

Neste caminho por onde nos estão a levar, não será de estranhar que qualquer motivo ou discurso, sirva para tentar recarregar uma espécie de energia de sobrevivência e que o número de comparências vá aumentando, à medida que um Estado entra em colapso, com um governo que, todos os dias, vai perdendo a legitimidade aos olhos e no coração de uma pluralidade crescente de cidadãos.
 Há fronteiras e parâmetros para quem governa porque se não respondem às preocupações e necessidades dos cidadãos, se já não conseguem suavizar as forças e influências externas, e as políticas propostas não encaixam em critérios económicos e sociais, já não estão a cumprir o contrato entre governantes e governados e escusam de apregoar que foram eleitos porque não somos máquinas de imprimir cruzinhas que só funcionam de 4 em 4 anos.

Ainda bem que há velhos discursos porque, nestas circunstâncias, há sempre a possibilidade de aparecerem novos discursos, mais radicais e perigosos, de pessoas que se queiram aproveitar do caos  provocado por décadas de ganância de uma elite dominante que mergulhou directamente nos cofres do Estado, maximizando rendimentos e, nesta última fase, por um governo que, das duas uma, será apenas inapto ou que serve apenas para o "lavar dos cestos", porque esta "vindima" de permanente extorsão dos cidadãos está a chegar ao fim e, talvez por isso, aceite os conselhos de déspotas arrogantes que nem sequer foram eleitos.
E cheguei finalmente ao assunto que tem feito correr rios de tinta e muitas batidas no teclado, sobre um personagem que chamou os empresários portugueses de ignorantes e, para nossa desgraça, sem ter sido eleito, tem nas mãos o poder absoluto de vender o que nos resta, a preço da chuva.
Ele encaixa perfeitamente no significado de arrogante... alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo, orgulho excessivo naquilo que sabe... ou pensa saber ;)... na minha modesta opinião,  muito perigoso nos tempos que correm... tem na mão o último balde de cal para o nosso enterro.

De qualquer maneira, não me sai da cabeça que lhe ficaria muito bem e a condizer com a sua personalidade arrogante, acrescentar uns pelinhos faciais entre o nariz e o lábio superior... ;)

21 comentários:

  1. Alguns velhos discursos mantêm-se actuais por força das circunstâncias.

    O artista que chamou incompetentes aos empresários portugueses já teve algumas, ainda poucas reacções.

    Duas delas estão no meu blogue.

    ResponderEliminar
  2. Há discursos, como canções(estou-me a lembrar de "Os Vampiros"), intemporais.

    Mas acho que o povo português é muito ingrato.

    Temos um Governo eleito demcraticamente (não esqueçamos isso) que é um bom aluno, está composto de gente muito competente(a realidade é que teima em não se sujeitar às suas teorias),que nos elogia(como foi o caso de Miguel Macedo) , que foi buscar para assessor um génio(quem o despediu é que não teve o golpe de asa para o aproveitar) e que tem que aturar um povo que não consegue enteender nada do que se lhe diz e até onde os empresários são ignorantes sem capacidade de perceber uma medida muito inteligente como a TSU.

    E em vez de receberem gratidão e respeito não podem lavar a lado nenhum a benção da sua inefável presença sem serem vaiados, ouvem críticas até dos jornais estrangeiros, da troika e - imagine-se - em espaço de dias têm duas manifestações de milhares de portugueses e portuguesas insultando-os .

    Que pena o santificador de nazis , João Paulo II
    já ter falecido: estes mártires seriam santificados por atacado, de certeza!!

    Bom resto de domingo

    ResponderEliminar
  3. São

    Quem não te conheça, pode pensar que estás a falar a sério :-]... mas olha que a escrever assim... ainda te dão um lugarzinho de assessora do Borges com todos os subsídios e regalias lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Observador

    Um verdadeiro artista e especializado em magia... vai fazer desaparecer "o resto dos aneis" num ápice e, pelo preço, a clientela já deve estar a fazer fila...

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Oh, Isa, por favor ... Deus me livre e guarde!!

    Alguma vez eu teria pachorra para aturar a criatura?!...

    Fica bem, rrss

    ResponderEliminar
  6. Vejo, pelo texto extenso, que me anda a copiar os defeitos... também a mim as palavras se emaranham que nem cerejas e... não me largam...

    Quanto ao conteúdo, não podia estar mais de acordo: como procurar um discurso inovado se não se alteraram (no essencial) as condições que o determinam. Há muito que a pressão é a mesma, variando apenas de intensidade... de tal forma que as lágrimas que nos percorrem o rosto já conhecem todas as rugas que entretanto nos cresceram... São os mesmos os problemas e as lágrimas são as mesmas...
    As novas gerações carecem de entender isso!

    ResponderEliminar
  7. Rogério Pereira

    Pode crer que são os mesmos problemas e as mesmas lágrimas, mas mais amargas... porque era evitável toda esta situação, bastava que os governantes fossem gente responsável, honesta e menos gananciosa... apesar de não terem faltado os avisos.

    ResponderEliminar
  8. O tipo não tem barba

    foi parido pelo Coelho

    por ignorância dos ratos
    que pariram o Coelho

    ResponderEliminar
  9. O Puma

    Estes são os monstrinhos que a própria sociedade cria quando os cidadãos preferem tudo, menos ligar à política como se fosse algo que não lhes diz respeito... e como diz o ditado, quem não toma conta do que é seu, o Diabo leva... e estes ainda são melhores que o Diabo, levam-nos tudo e ainda ficamos a pagar juros...

    ResponderEliminar
  10. Eu também já me entretive com o senhor sem bigode, mas acabei de ler que o homem está doente e, de facto, tem ar disso. Fiquei a pensar que, se calhar, a arrogância de que dá provas é fruto da doença.

    ResponderEliminar
  11. Qual será o valor da comissão que ele vai receber por vender o país ao desbarato?
    :(

    ResponderEliminar
  12. O Marcelo disse hoje na TVI, que ele só disse aquilo, porque o PPC já o tinha dito na quanta-feira. E naverdade disse, perante o silêncio dos empresários que o tinham convidado para almoçar.

    ResponderEliminar
  13. "O tipo nem quero saber o nome,tem toda a razão, aliás não são só os empresários que não têm qualquer importancia, é também o povo,"esses palermas que habitam este espaço pertença de dos magnatas que foram eleitos. (aliás já os mandaram migrar estão à espera de quê?)vão saindo para o território se tornar uma coutada de caça"

    ResponderEliminar
  14. Penso que nada vai fazer recuar o povo que acordou!

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. É assim mesmo! Há que malhar neles e com força! Este precisava de emigrar compulsivamente - para o Senegal ou para o Afeganistão! Ou para o raio que o partisse, que seria ainda melhor. =(

    ResponderEliminar
  16. Francisco Clamote

    Não seria o primeiro que me dizem estar doente... o outro também era amigo do coelho (um dos que era a favor de mudar a Constituição) e levou uma enorme indmenização e agora estamos a pagar uma choruda reforma... seria um bom motivo para meditarem que, se calhar, o dinheiro não é tudo e ricos ou pobres, daqui saímos todos deitados, era escusada tanta ganância e tanto mal que fazem aos mais fracos... ou então... tanto caviar faz mal à saúde :D (agora tou a ser mazinha, mas esta gente não enxerga que isto é apenas uma curta estadia e não há dinheiro que compre mais um minutinho)Enfim... como dizia C.Chaplin... Mais do que máquinas, precisamos de humanidade... e nesse aspecto estamos precisamente a caminhar em sentido contrário.

    Bjos

    ResponderEliminar
  17. Rui Pascoal

    Se for verdade que está doente, se calhar, não a vai gastar toda, pode só ser azedume, há pessoas que passam por este mundo e não aprendem nada... são ruinzinhas até ao fim.

    Bjos

    ResponderEliminar
  18. Carlos Barbosa de Oliveira

    Os empresários não devem ter dito nada porque, de repente, ser chamado de ignorante deve ter sido como levar uma chapada... coitados... ficaram atordoados :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  19. Campista selvagem

    Podes crer que quando não houver mais nada para vender ou roubar, nem dinheiro para importar medicamentos ou bens de 1ª necessidade, os ratos abandonam o navio... mas já sabes quem vai ficar a sofrer, eles já estão bem prevenidos com umas belas continhas em paraísos fiscais.
    O que devia ser parado, seriam estas últimas privatizações... a partir daí nao vai restar mais nada... senão ficar a pagar a accionistas, que só querem lucros, um copo de água a preço de champanhe... e mesmo que uses velas por não poder pagar electricidade... devem ser propriedade de uma multinacional...

    Bjos

    ResponderEliminar
  20. Rosa dos Ventos

    Só é pena ser tarde porque quando acabarem de vender o resto, ficamos numa camisa de onze varas e se há situações que nunca nos devemos deixar colocar é entre a espada e a parede.
    O povo português também tem culpa, deixou-se andar, muitos não queriam saber de política... os erros pagam-se muito caro e este, de os deixar andar a fazer o que queriam, durante décadas... foi fatal.

    Bjos

    ResponderEliminar
  21. Graça Sampaio

    Desta vez, depois de venderem o resto e se a situação na Europa não se alterar, e já não houver dinheiro para pagar as reformas chorudas que muitos andam a receber por meia dúzia de anos de trabalho... há muito rato que vai abandonar o navio, o problema é nós ficarmos aqui sem nada e o que ainda der dinheiro é dos agiotas... nem sequer produzimos aquilo que comemos... francamente, ter deixado chegar isto a este ponto... há muitos anos que devia ter havido um 15 de Setembro mas o povo andava bem embalado com cantilenas e agora acorda no meio do pesadelo... cheguei a ter aqui comentários que a política era para os políticos... simplesmente arrepiante.

    Bjos

    ResponderEliminar