16 de setembro de 2012

Espero sinceramente que, depois deste 15/09 alguma coisa mude... mas...

...nada mudará sem honestidade e senso comum... de cima até abaixo, apesar do exemplo ter que vir sempre de cima e aí não há volta a dar.
O senso comum, para resolver seja o que for, é o melhor bem que nós temos, seja a nível dos governantes ou da população em geral..
Os esquemas e os interesses, venham de onde vierem, têm que acabar, a favor do Todo, sendo a confiança, transparência e a comunicação entre todos, a nossa única salvação para que, no mínimo, possa haver esperança no futuro.O desespero nunca foi, nem nunca será, bom conselheiro para resolver problemas.
Já disse e volto a repetir que o povo português, não é piegas nem tolo e não foge aos sacrifícios mas... há duas premissas muito importantes; primeiro... ver que são para todos, não ver mentiras, trafulhices e excepções, a cada medida governamental e, segundo,  tem que ver, à légua, a Qualidade de quem nos governa, seja a nível técnico como ético.
O grande mal que nos atacou, nos fez chegar até aqui e cair pela base, foi esta ilusão que qualidade e  competência não são importantes, mas sim as cunhas, os favores, os conhecimentos para que uns, muito poucos, fossem tirando uns imorais lucros fáceis e, ao mesmo tempo, foram distribuindo uns caramelos envenenados à população em geral, para os manter entretidos, sendo esta a maneira mais fácil, de andarem distraídos e de pôr toda a gente contente sem nunca pensar no futuro e na sustentabilidade do país.
Foi pena não termos acordado mais cedo e deixámos fomentar uma geração de políticos que foi, na sua grande maioria, criada em "aviários" partidários, num mundo paralelo, completamente à parte do nosso, feito de flores, floreados e ganâncias especulativas, numa vidinha fácil, sem nunca terem aprendido nada sobre o mundo real, sem adquirir experiência prática de como governar qualquer coisa, quanto mais um país que só pode dar certo, sem canalhices e sem modelos teóricos desfazados da realidade.
Penso mesmo que, sem um rigoroso Código de Ética, como existe noutras profissões por exemplo dos médicos, os políticos irresponsáveis, sem punição legal e efectiva por actos verdadeiramente catastróficos, continuarão a pensar que é uma brincadeira isto de ter, nas mãos, os destinos e as vidas de pessoas de carne e osso.
Enquanto não seguirem o dinheiro e começarem a prender quem andou, e continua a andar, a roubar milhões, no mínimo, compará-los a quem rouba uma lata de sardinhas, não há povo que consiga aceitar sacrifícios.
Não há dúvida que chegámos ao refugo do refugo e, este, conseguiu proliferar porque sem uma agenda ética, foi fácil ao poder económico corromper quem tinha a "massa" na mão. Há quem diga que toda a gente se vende mas acho que tivemos demasiados a venderem a alma a preço de saldo, no entanto, entraram com uma mão à frente e outra atrás mas viraram gentinha abastada.
Se de um lado temos um Coelho arrogante e incompetente, do outro temos um Seguro inseguro que parece um náufrago desnorteado, perdido no meio de uma situação muito diferente daquela para que foi criado, porque mais do que  papagaios falantes com frases feitas, estamos a precisar daquilo que não há... de excelência sem "pés de barro" nem "telhados de vidro", mérito mais que comprovado na prática de vida e, acima de tudo, honestidade nas palavras e no agir.
Portas... ai... Portas... diz coisas lindas, atinadinhas, um actor perfeito com muita tarimba mas que, no fundo, sendo líder de um partido sem hipóteses de maioria, tem a técnica necessária das fintas e consegue pôr as culpas no menino do lado e limpar sempre a água do capote porque isto de governar um país onde começa a faltar o pão, também não terá habilitação suficiente.
Chegámos onde nunca deveríamos ter chegado... de sofrer já não nos safamos mas os resultados finais podem variar entre a catástrofe total ou a luz ao fundo do túnel... vai depender muito, de muita coisa e de Todos... de cima até abaixo..
Fica aqui este desabafo em jeito de despedida, pelo menos por uns tempos... largos, não quer dizer que, de vez em quando, não vá espreitar o que andam a escrever e, evidentemente, dar, de borla, um, ou meia dúzia, dos meus bitaites  porque, enfim, nascida e criada num país de inúmeros especialistas em bitaites e em quantidades industriais, fica difícil resistir à tentação de dar os meus ;)

8 comentários:

  1. Este mundo precisa de mais Isas ;)
    Não fiques afastada demasiado tempo. Os teus leitores precisam de ti. ;)
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Também o espero, cara Isa!

    Abraço solidário de quem lá esteve

    ResponderEliminar
  3. Ontem foi um Dia Grande ! Fez-se Democracia (salvo pequenas coisas sem grande relevo e não representativas) e sinto orgulho nisso !
    O Povo manifestou-se e fez-se ouvir ! Foi até onde lhe competia !
    Compete agora aos políticos desta nossa Democracia, tomar as devidas medidas (alternativas ou não) !
    Para já, vejamos o que o Presidente e o Concelho de Estado irão pensar de tudo isto e se vão ou não influenciar o Governo noutros caminhos !
    Temos que ter a noção que estas medidas não interessam a ninguém, mas será que há alternativas viáveis, sem que nos transformemos numa Grécia ? ...
    A Democracia é isto mesmo !
    .

    ResponderEliminar
  4. Bom, subscrevo inteiramente e não tenho mais nada a acrescentar. Bolas, que eu queira dizer mais qualquer coisa!

    ResponderEliminar
  5. Não acredito! Já é o terceiro blog que fico sem a oportunidade de obter assuntos interessantes :(

    ResponderEliminar
  6. Se agora as pessoas baixarem os braços e voltarem às suas vidinhas, certamente que tudo ficará na mesma. Temo que seja isso que aconteça, mas mantenho alguma esperança..

    ResponderEliminar
  7. Eu desejava que não fosse preciso um 15/09.
    Infelizmente foi.
    Mas parar por aqui não me parece sensato.
    A menos que as medidas (des)governamentais se alterem a nosso favor.

    ResponderEliminar
  8. Isa, subscrevo também tudo o que escreveste.
    Reacendeu-se a esperança, mas isso não basta, é preciso encontrarmos um caminho concreto.
    Não demores ;)
    Cuida de ti!

    beijinhos

    ResponderEliminar