27 de outubro de 2012

Fundamentalmente...

...quando criei este blogue, não foi para abordar assuntos específicos, porque se há coisa que não falta na net, são especialistas de tudo e mais alguma coisa mas, apesar de não querer entrar por aí, pois coisas sérias tenho eu sempre, por demais, para resolver, às vezes, não resisto a dar a minha opinião sincera do que penso nesse preciso momento sobre determinado assunto.
Num momento específico porque,  só  não  muda de opinião quem nunca teve nenhuma e nada é estático nesta vida, novas premissas implicam sempre novas perspectivas de encarar ou resolver um problema... mas,  voltando ao início (porque tenho sempre esta tentação de dar asas ao pensamento ;)) a maioria das vezes acabo por deixar comentários mais longos noutros blogues, do que os posts que saiem por aqui.
Acontece sempre, quando o assunto de um post, consegue fazer com que seja quase irresistível comentar.
Mais uma vez, aconteceu AQUI ;)

18 comentários:

  1. Oxalá me equivoque, mas não creio que a Esquerda portuguesa consiga ter a inteligência suficiente para se coligar e forma Governo!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...se não se coligaram quando assistiam ao afundamento do barco, se dentro do próprio PS há ideias diferentes... ou falta delas, penso o mesmo que tu... no fundo é encarar a política como o futebol... clubite aguda e aquela do meu é melhor que o teu.
      Agora estamos só a tentar tirar água do barco com alguidarinhos quando o barco já está pousadinho no fundo do oceano.

      Bjos

      Eliminar
  2. É improvável, para não dizer impossível, uma coligação à esquerda.

    Tenho, porém, que confessar que começo a não conseguir distinguir o que é a esquerda e a direita.

    É mesmo o que sinto.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito tempo que, se realmente houvesse vontade e responsabilidade, até "esquerdas e direitas" tinham chegado a um entendimento, pois é para isso que deviam servir os políticos, arranjar consensos, bases de entendimento e não deixar afundar a este ponto.
      Esta bebedeira da globalização não os devia ter deixado esquecer que primeiro, estava o país e o povo que, mal ou bem, os elegeu.
      Pode nunca se agradar a todos mas tem de haver um mínimo de sanidade mental.
      Mas quando milhões, passam à frente dos olhos e é sempre mais fácil gastar o dinheiro dos outros, basta não ter em cima das costas as consequências dessa má gestão para facilmente porem o pé em ramo verde e despencar num buraco, continuando a cultivar esta mentalidade utópica que basta teimar numa ideologia e perderem tempo precioso a culparem-se uns aos outros quando, a culpa nunca morre solteira. Todos eles têm culpa e o povo também.
      Isto de viver em democracia, não é viver em caixinhas separadas, seria ideal para encontrar consensos, coisa que exige muito e é, para a grande maioria, muito cansativo, especialmente quando se sabe que, quem não lamber os sapatos ao chefe, não é reeleito.
      Como o tempo não pára e certas decisões têm que ser tomadas depressa, tivemos todos os ingredientes necessários para chegar até aqui.
      Agora... sofrem os do costume, seja Ditadura ou Democracia é a única coisa sempre certinha.

      Bjos

      Eliminar
  3. Em Portugal a direita (PS, PSD, PP) está no governo para servir os seus interesses; a esquerda (BE, PCP), não dizem duas de jeito, o pensamento político deles é o lamento. Tem que haver outros partidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suponho que o erro, não falando nos desonestos que por lá se passeiam, e pensando apenas nos que estão cheios de boas intensões (apesar do Inferno estar cheio delas) é todos quererem ter razão em tudo, coisa que é humanamente impossível porque, entre o certo e o errado, há também o lado prático que não pode esperar.

      Imaginemos uma dona de casa a pensar no que vai fazer para o jantar... se gastar muito, pode ficar sem jantar para o resto do mês, depois pensa que, se fizer isto o filho não gosta mas se fizer aquilo faz mal aos diabetes do marido ou é muito rijo para os dentes da sogra, depois, como é muito democrática pergunta a opinião dos residentes, um diz que quer peixe o outro quer carne, de certo modo, como é humana, tem sempre uma propensãozinha de querer agradar mais a um do que aos outros... bom... no entretanto, morrem todos de fome lol

      Bjos

      Eliminar
    2. O exemplo da dona de casa é pragmático. As donas de casa do poder são simplesmente irresponsáveis para com toda a família e gastam o dinheiro todo só em certos familiares, ficando os outros à fome.

      Eu vaticino que este OE vai ser chumbado pelo Tribunal constitucional e será preciso mudar a constituição para cumprir o défice, algo que sé se fará com o PS juntamente na coligação. O PS não pode estar muito tempo afastado do poder. Os grupos económicos começam logo a ficar sem as benesses da dona de casa favorita deles.

      Eliminar
    3. Tribunal Constitucional? Outros que tais que vivem noutra dimensão e não fazem a mínima ideia da urgência em que estamos...
      aliás viu-se, ficámos todos muito melhor depois, do que antes...
      Não é preciso mudar nada, apenas fazer o que se pode com o que se tem, numa base de consenso entre todos os Partidos, aliás, é muito interessante haver orgãos assim, dizer que está mal... e pronto, não é preciso acrescentar mais nada, já ganharam o deles lol

      ...voltando ao exemplo da dona de casa, o marido resolve que manda mais e decide que não vai ser o que ela decidiu, ele diz que não concorda com a opção que ela tem para o jantar...
      Como a fome começa a apertar, o filho começa a desconfiar que o pai está mais preocupado com o jantar dele... do que o da família ;)

      Eliminar
    4. Ouvi isto no Medina Carreira e ele só pode ter razão. Ele diz que os partidos não se entendem porque cada um tem o seu grupo de empresas que querem pôr a viver à grande à conta do estado e não dá para todos. Então degladeiam-se porque o bolo não dá para todos, não é por motivos ideológicos (refiro-me claro aos partidos do centrão, como lhe chamam).

      Eliminar
    5. Basta ver as consequências do que têm feito, e os ricos negócios que lesaram o Estado. Andam a rodar, há anos, e a culpa é sempre do anterior como se tivessem caído de pára-quedas e nunca tivessem posto a mão na "massa".
      Suponho que, muitos, devem pensar que o papel deles não tem nada a ver com o bem dos cidadãos que representam e perdem mais tempo com lutas internas partidárias do que em proteger os interesses do país.

      Eliminar
  4. Costuma acontecer que a acção cívica termina na urna...Não pode ser,senão levamos um lindo enterro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... mas já estamos à porta do cemitério, nesta altura só estamos a escolher se é enterrado ou cremado... enterrado sempre se pode dar uma refeiçãozinha aos bichinhos... e até nisso os bichinhos estão tramados, põem químicos na comida ;)

      Bjos

      Eliminar
  5. Pois é, Isa. Pelos vistos, estamos num beco sem saída...
    Nada animador, de facto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... mas, no mínimo, os Partidos deviam fazer um esforço para se entenderem, têm essa obrigação perante os portugueses, qualquer deles está lá em representação de votos.

      No fundo é agir como quando acontece qualquer outro tipo de catástrofe e aqui, pelo menos, não há mortos, estamos vivos.
      Em ocasiões difíceis, não vemos ninguém reclamar mais para si próprio, há solidariedade e, nessas ocasiões, geralmente, vemos o melhor das pessoas vir ao de cima, haja esse exemplo de quem está na A.R. e tudo seria mais fácil.
      A Constituição é apenas papel e tinta, as pessoas têm que perceber que, o que lhe dá vida, são elas próprias no seu dia a dia.
      Suponho que, estando ou não escrito, qualquer pessoa minimamente formada sabe que, nestas alturas, é preciso muito bom senso e descernimento entre o que é mais ou menos importante como por exemplo: ninguém deve passar fome e seria a 1ª medida que suponho estarem todos de acordo e depois passar à 2ª e à 3ª...
      Às vezes, parece-me que isto ainda é pouco para acordar as pessoas, só com um terramoto, quando a importância que se dá aos bens materiais fica em 2º lugar e parecem ficar mais humanas porque quando um país está no estado em que está, onde há pessoas que começam a não ter um mínimo de subsistência, vir um "parvinho" dizer que até estão a poupar mais e só estão a gastar 3.700€ Por Mês na frota automóvel... só pode estar a gozar ou não vive no mesmo país... e aí sim, é que podemos mesmo ficar sem alternativas ou com algumas muito pouco saudáveis.
      O Estado tem de ser o espelho do país, não pode fazer milagres mas também não pode ser só cobrador, deve ser um guia, um exemplo, de unidade e com objectivos muito precisos, mostrando que realmente, os que lá andam, sabem o que estão a fazer... coisa que, em tempos de crise, é seguido à lupa pelos cidadãos... pena que não tivessem, todos, feito isso há mais tempo.
      Andaram à solta, fizeram autênticos crimes económicos, algumas coisas até saíram nos jornais... houve manifestações de descontentamento? Nada... então foi só ir aumentando as paradas e ir esquecendo quem os elegeu e pensar nas suas próprias vidinhas... culpa nossa... pois até andaram os treinadores de futebol mais supervisionados do que quem tinha o nosso futuro nas mãos...

      Bjos

      Eliminar
  6. Que grande bronca...
    Neste momento já não creio em soluções milagrosas, sempre tive um leve rasgo "uma asa" de esquerda, mas neste momento nem nestes acredito, (bem sei que o tipo anterior não era de fiar, mas havia sido eleito pelo povo e, a esquerda não quis ver que se ele ao cair do poder era o fim, estavamos todos nas mão de gafanhoto destes lacaios que viriam a ser admitidos em S. Bento) culpa de uma esquerda que não se entende e assim é dificil...
    (aliás nesta altura só consigo ouvir de bom tom L. Apolónia dos verdes, dos restantes... bem prefiro os passarinhos em redor da tenda, estou farto da algazarra da que vem da capital.

    ResponderEliminar
  7. Daqui a nada já não consegurs ouvir os passarinhos na tenda, vamos todos ficar de tanga e a viver em tendas... passas a ter muitos vizinhos ;) lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Tornei-me tão preguiçosa que poupo muito nas postagens e nos comentários que faço!
    Mas leio atentamente o que se vai escrevendo mesmo que, por vezes, seja longo!
    Tempos muito difíceis, Isa GT! :-((

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tento sempre procurar soluções para todos os problemas mas, desta vez, começo a estar deveras preocupada, a Europa está a desmoronar.

      Bjos

      Eliminar