13 de novembro de 2012

Números e não só...

Pelo Censos de 2011 que nos ficou pela módica quantia de 50 milhões de euros, seríamos 10.561.614 alminhas,  número que já deve estar desactualizado com tantos portugueses a emigrar, e quanto a Municípios, já ouvi muitos números mas baseada no Censos serão 308 e fazendo uma média, daria à volta de 34.290 pessoas por Município, mas está claro que há uns maiores e outros que não chegam a ter 10.000 pessoas. No entanto, ouvi um zum-zum porque há certas coisas que nenhum Partido está disposto a explicar bem explicadinho que todos eles, recebem por igual 500 Milhões de euros do Orçamento do Estado... para além dos IMIs, parte do IRS e ainda umas derramas do IRC, dos habitantes do respectivo Município.
Em Lisboa, ouvi o Presidente da Câmara todo feliz, por ter reduzido o número de Freguesias, pelo que, cada três passaram a ser uma, mas o mais curioso é que a verba atribuída a cada uma delas, passou a ser mais do que aquilo que gastavam quando eram três.
Apesar de termos vivido com 4.269 freguesias, os gastos não ultrapassavam os 200 Milhões, parece que agora como temos de poupar, corta-se no número de freguesias mas vai-se gastar mais (aqui começo a ficar confusa) porque, se até aqui os grandes gastos, nunca tinham estado nas Juntas de Freguesia mas nos Municípios, haveria muito mais para cortar nestes porque, apesar de alguns, terem hoje as contas equilibradas, há uma grande maioria seriamente endividada  que fez muita obra mas que, com tanta dívida para pagar, deixaram de ter dinheiro para manter ou pôr a funcionar aquilo que construiram. De qualquer modo, parece que não vão ter cortes e, pelos vistos, até vão ser premiados com os grandes aumentos do IMI portanto, ser bom ou mau a governar ou desgovernar o dinheiro dos contribuintes, vai continuar a dar ao mesmo.
Todos sabemos de muitas escandaleiras destes autênticos sugadores de dinheiro que até criaram umas quantas empresas paralelas para poderem dar mais uns quantos lugares de Administração e, em vez de 3 técnicos como alguns têm, passarem a ter 30.
O que eu sei, é que só se fala em cortes e austeridade mas este asunto parece tabu, talvez por nenhum Partido querer aborrecer a sua clientela partidária... ou será que estou enganada?
Começo a estar farta de conversa fiada, e de ver uns, a cortar onde não devem e outros, a tentar passar entre as gotas da chuva só com olhos no "poleiro".
Até me admira que o Estádio da Luz, com capacidade de 65.647 lugares não tenha já exigido a abertura de dois Municípios... é que em tempos de austeridade... é o que está a dar ;)

12 comentários:

  1. Eu já desisti de entender tanta confusão!
    O meu coração não aguenta tanto stress! :-((

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu stress é de me irem ao bolso, para continuar a engordar sanguessugas e sem saber, realmente, para onde vai tanto milhão de milhão... somos pouco mais de 10 milhões e se começar a dividir tanto dinheiro por tão poucos, ao fim de três décadas já devíamos estar revestidos a ouro mas ainda nos dizem que, em média, cada português já está a dever 20.000 euros ao que eu me apetecia responder... uma grande asneira ;)

      Bjos

      Eliminar
  2. Logo por azar a minha "alminha" tinha que nascer num país como este. Eu sei que há países cuja situação é mais crítica mas... :((

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o regabofe continuar vamos ficar na mesma situação, porque isto de prolongamentos sai caro, basta ver que, novamente, prolongaram o prazo para a Grécia e vai-lhes custar mais 32 Mil Milhões, portanto, seria bom que os Partidos se entendessem que o Seguro se deixasse de fantasias, largasse aquela cara de bomboca derretida e que começassem Todos a pôr ordem nisto.

      Bjos

      Eliminar
  3. Isto já não vai lá com cravos, são tantas as ferraduras...
    :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com tantos a puxar, cada um para o seu lado, isto vai mesmo rebentar porque, sem consensos numa altura de crise como a que estamos a viver, assim, não vamos chegar a lado nenhum e, algures, alguns já estão preparadinhos para ainda ganhar à custa da nossa desgraça.

      Bjos

      Eliminar
  4. Isa, tenho algumas dúvidas sobre se os 500 milhões são repartidos por igual. Julgo que não será bem assim, mas na verdade, também não estou em condições de garantir o contrário. Quanto ao resto, de acordo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o grande problema é esse mesmo, o que nos interessa saber eles não dizem, apenas ouvimos uma aqui outra acolá, mas é um assunto muito pouco transparente e basta isso para deduzir que ali deve haver gato escondido... e deve ser bem gordo...

      Bjos

      Eliminar
  5. Giro, giro, vai ser quando as pessoas perceberem que não vai haver eleições autárquicas em novembro, porque a nova lei da Reforma Administrativa vai entupir os tribunais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se sabe, realmente, o que pode vir a acontecer, especialmente porque os problemas não são só nossos, até a Europa parece estar entupida, nem os elementos da Troika se entendem, um enorme esgoto europeu prestes a deitar por fora, portando, só se pode esperar ... ;)

      Bjos

      Eliminar
  6. As verbas não são, de facto, distribuídas equitativamente.
    Nem se justificava que fosse.
    O risco que o Carlos aponta em relação às autárquicas é real mas será que ninguém pensa nisso?

    Os números indicam muita coisa que convém, entretanto, digerir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas aí é que bate o ponto porque parece que as Juntas recebiam conforme o nº de eleitores (razão para não limpar os mortos dos cadernos eleitorais ;))mas os Municípios, grandes ou pequeno,s recebem exactamente a mesma coisa directamente do Orçamento de Estado, claro que quem tem mais pessoas de quem receber 5%doIRS e mais IMIs para cobrar, ficam mais abonados, uma das razões para a loucura de ter permitido construções em qualquer sítio e de qualquer maneira, houve alguns que até alteraram, de um dia para o outro, terrenos agrícolas em terrenos de construção... isto foi o total regabofe.
      Estes pormenores podem-se tentar encontrar mas é um autêntico quebra cabeças, devíamos ter acesso directo às contas do Estado porque há coisas que mudam depressa demais e acabamos só por saber a posteriori e depois vir a saber que me andaram a enfiar o barrete, fico como o óleo... fula lol

      Eliminar