31 de dezembro de 2012

Como a Lua, também eu tenho Fases e parece que encravei na do silêncio


47 comentários:

  1. Um pequeno grão é suficiente para encravar a engrenagem, há que oleá-la de vez em quando para que isso não aconteça.
    :)

    Bom Ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...era bom que fosse só um grão... às vezes, são tantos grãos que tenho de ter cuidado para não gripar o motor ;)... é preciso parar e desmanchar, cuidadosamente, peça por peça e montar tudo de novo... o problema é quando sobram peças e tenho de repetir tudo de novo ;)
      Geralmente na Quadra Natalícia é limpinho, entra uma poeirada na alma... que até ouço a chiadeira ;)

      Bjos

      Eliminar
  2. Vamos lá a animar!
    Dezembro é obra, eu sei!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este já é o 4º ano com a filha longe, falarem de Natal e da família, para mim, tem perdido esse significado e a obra está em aceitar que, se por um lado é bom porque não há dúvida que ela está melhor a fazer a vida dela lá do que cá, por outro, isto não é bem a mesma coisa... passou a ser tudo demasiado virtual para o meu gosto... ;)
      Juntando isso, aos restantes problemas... de viver num país a cair aos bocados, numa Europa de políticos insanos e ir tentando sobreviver no meio desta loucura, chega uma altura... que o melhor é ficar de boca fechada para não entrar mosca ou sair asneira ;)

      Bjos

      Eliminar
  3. Um beijo Isa
    Já estamos em 2013. Nõ é lá grande coisa, mas pronto(s)!
    Rodrigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... pois já estamos em 2013 mas... não me sinto nada pronta para começar... a dança da lambada... que, infelizmente, não tem nada a ver com qualquer ritmo musical, lembra mais as antigas lambadas que davam aos escravos... vai ser cada chicotada... e começa já em Janeiro...

      Bjos

      Eliminar
  4. Já vai sendo tempo dele saires.
    Abraço e um ano novo com muita saúde.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui parece quase uma contradição, sair quer dizer sair ou ficar dentro... ao computador? ;))

      Preciso de estar menos agarrada ao computador... tenho que me afastar de tanta virtualidade ;)

      Bjosa

      Eliminar
  5. HÁ UM MUNDO, FORA DAS QUATRO PAREDES...
    (Bem sei que a cabeça fica muitas veses retido a remoer problemas, ausencias e distancias, no entanto de nada vale ficar a choramingar pelos cantos...)
    Um novo Ano, uma nova esperança, quanto mais não seja para seguirmos os conselhos dos entendidos, quem sabe sair à procura de algo além fronteiras nem que seja para morrer longe para não usufruirmos de reformas como convém a esta legião de sanguinários. "em quem o povo confiou"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...talvez por haver um Mundo lá fora eu não tenha andado por aqui desde o dia 12 de Dezembro ;)
      Quanto a ir para além fronteiras, o sítio que me interessava não aceita gente só pelo seu simples querer e já não tenho idade para ser uma imigrante ilegal lol

      Bjos

      Eliminar
  6. Olá, Isa!

    Esta vida nem sempre todos trata bem, nem este país é para muitos o reino da felicidade. Ainda assim, sempre valerá mais ir abrindo a boca, "mesmo que saia asneira", a mantê-la fechada... digo eu.

    Que o ano de 2013 seja mais amigo e generoso do que este que acabou; que tenha um BOM ANO!

    Abraço amigo
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo fala quem pode porque isto de dizer o que se quer e o que se pensa tem, e sempre teve, o seu preço... e o que está a dar será... a hipocrisia e muitas mentiras mascaradas de verdades... quase ninguém está interessado em ouvir verdades ou aquilo que os outros pensam... apenas querem ver do outro lado um espelho de si próprios e das suas próprias opiniões... ora se não houver coincidência... ganha o mais poderoso ou quem tenha "as costas quentes" e, definitivamente, não faço parte de nenhum desses clubes... nem sequer de futebol lol

      Bjos

      Eliminar
  7. Parco em palavras - também é uma fase - desejo que a Isa saia dessa rapidamente.

    Um feliz 2013.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além de tudo, também existe uma questão prática porque para andar mais por aqui, seria preciso ter um portátil ou coisa do género mas como isso implica money vou ter que passar mais de fugida :)

      Bjos

      Eliminar
    2. Fale com o Gaspar.
      Consta que o rapaz anda a dar 'Magalhães Versão II' ao pessoal.

      Beijos

      Eliminar
    3. Nem me fale em Magalhães que só me lembra vigarices porque, neste país, começa tudo com boas intensões e princípios virtuosos... e acaba tudo em mais uma vergastada no lombo dos portugueses... daqui a nada, quando conseguirem que todos os nossos impostos sirvam para tudo menos para o que deveria de ser, acho que prefiro ir viver para uma selva, com giboias, jacarés, leões... pelo menos, podem-nos comer mas ficamos dispensados de ouvir os discursos da treta... ainda ontem estava a pensar no Cavaco, manda o OE para o TC mas... sem pedir urgência... enfim... e adorei vê-lo disfarçar que não estava a ler a cábula...

      Bjos

      Eliminar
  8. As irregularidades da Lua
    Tantas vezes escondida
    Parece travessura
    De quem anda desaparecida

    Quase não a via
    E até à festa me faltou...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz um provérbio chinês que... a palavra é prata, o silêncio é de ouro... talvez porque, por vezes, o silêncio seja bom para meditar e tentar encontrar novos caminhos, no entanto, não confundir com "aquele" que anda caladinho a fazê-las pela calada... aí será uma excepção à regra... tal como certas leis que não se aplicam a todos, ao fazerem excepções e alçapões propositados nas leis só para alguns connaisseurs de um sistema cada vez mais podre ;)

      Bjos

      Eliminar
  9. A vida é cheia de ciclos, Isa ! :))... Depois de uma Lua Cheia, não tardará e virá outra e depois outra e ainda outras ! :))
    A solução é não desesperar e ser mais optimista ! :))

    Beijinho !
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até seria mais optimista se não tivesse a certeza que este ciclo vai ser muito lonnnnnngo... vai ser um ciclo com tantos anos que, se calhar, muitos de nós não vão viver tempo suficiente para lhe ver o fim e, quanto aos que vão continuar a tombar como pinos de bowling e, infelizmente, a grande maioria se lhe tirarem o mínimo para sobreviver, incluindo o trabalho e se lhes acabar o subsídio de desemprego, quando nada mais tiverem a perder por terem perdido tudo que tipo de sociedade esperará encontrar antes do fim desse ciclo?
      Tudo funciona muito bem em projecto de papel até ao dia que dão conta que as pessoas sem esperança e sem pão são bombas relógio... se tivesse filhos e netos a passar fome que faria o Rui?... pois eu sei que, de certeza, não ficaria à espera de fins de ciclo ;)

      Bjos

      Eliminar
  10. Feliz ano Isa, que nos traga melhores horas do que as que esperamos!

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seríamos de certeza mais felizes se víssemos que, no mínimo, a Justiça não fosse uma palavra vã, que a Ética e a Responsabilidade de quem nos governa fosse cristalina e que os justos não tivessem de pagar pelos pecadores.
      Até podemos acreditar que é possível viver numa bolha protectora, fechando os olhos aos que vão tombando, sem emprego, nem meios de subsistência mas, mais cedo ou mais tarde, uma sociedade desiquilibrada acaba por nos afogar a todos.
      Este ano vai ter enormes riscos e tudo pode acontecer... melhores ou piores horas e, os políticos sejam nacionais ou europeus andam, há muito tempo, a brincar com o fogo ;)

      Vamos esperar pelo melhor e prepararmo-nos para o pior...

      Bjos

      Eliminar
    2. E já agora, se quiseres que eu comente os teus posts, aproveito para te pedir o endereço do teu blogue e assim poder acrescentá-lo na minha lista de leitura porque, ao tentar fazer o comentário ao teu post, indo por este link do teu nome, entra a obrigação de eu aderir ao Google +, ora eu visito blogues mas não adiro a nada... nem G + nem Facebook... manias ;)

      Bjos

      Eliminar
    3. Se tu soubesses como eu te compreendo...enfim =D, isto do G+ foi um tremendo de um engano, lá devo ter carregado num botão a mais ;D
      lá vai

      phomentos.blogspot.pt

      beijinhos

      Eliminar
  11. Também não me sinto inspirada para dizer alguma coisa de útil... entendo-a perfeitamente.
    Resta-me desejar-lhe, sinceramente, que as saudades sejam leves e que possamos respirar melhor neste novo ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que não vejo como vamos respirar melhor este ano, aliás, pelo caminho que isto vai, qualquer dia até privatizam a respiração, vendem-na a chineses ou angolanos e passamos a pagar a facturinha mensal para poder inspirar e expirar ;)

      Bjos

      Eliminar
  12. Todos temos fases, Isa. Eu, pelo menos, também ando numa fase parecida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...chega uma altura que nem se consegue exprimir o que se sente porque as palavras já não chegam... numa imagem mais visual, diria que me sinto presa dentro de um enorme aquário, num restaurante com vista para o mar e todos os dias vou vendo os meus companheiros de natação a serem comidos... fritos, cozidos e grelhados, portanto já nem é ansiedade... é viver sem esperança de voltar ao mar e sempre esperando o pior... no entanto, no aquário, também há peixes felizes, não têm consciência do que lhes pode acontecer até ao dia... a diferença entre optimistas e pessimistas ;)
      Quem me dera ser optimista...

      Bjos

      Eliminar
  13. Isa:

    «O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.»
    Martin Luther King

    Portanto toca a falar! Combinado?

    beijinhos e BOM 2013!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso ainda não te deste conta que os bons estão no grupo das espécies em vias de extinção ;)
      Somos tão bons predadores que nem com os da nossa própria espécie nos safamos... uns tais Mercados e respectiva criadagem política estão no topo da cadeia alimentar ;)
      Palavras para quê? Estamos a ser sugadinhos...

      Bjos

      Eliminar
  14. Olá, Isa!

    Com atraso, respondo à interrogação que lá deixou:
    Por vezes, "acredita-se" mais por necessidade do que por fé ou convicção. É este o meu caso: com um filho com futuro incerto, que tem que tentar renovar a cada ano, e outro que ainda anda à procura de lugar para assentar - e com os anos a passar...

    Eu sei que não é um exercício fácil, nem que fará muito sentido quando nele pensamos a sério, mas também é a única coisa a que nos podemos agarrar.Dizer-lhes o que verdadeiramente penso, tento não o fazer; para quê...? E, aliás, nem eles sequer precisam, pois já o sabem.

    Não perca a esperança, admita que as coisa possam melhorar, pois sempre será uma forma de auto-ajuda - "conselho" mais fácil de dar do que seguir...eu sei.

    Beijinhos; e vá desabafando...
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tentar... porque não faço promessas como os políticos ;)

      Bjos

      Eliminar
  15. Respostas
    1. Igualmente.
      Tenho que aprender a viver um dia de cada vez, mas como tive, sempre, a mania olhar mais para a frente estou tramada porque, presentemente, nem com bola de cristal se consegue fazer qualquer projecto a curto prazo... e francamente não gosto de sentir tirarem-me do comando da minha própria vida... estou sempre à espera da próxima doidice da criançada ;)

      Bjos

      Eliminar
  16. A pausa, o silêncio, a reflexão são molas impulsionadoras do nosso crescimento. Te aguardamos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente contigo, nem me imagino a funcionar de outra maneira e sei que nada me corre bem ou resulta, sem essas pausas para amadurecer qualquer assunto que me preocupe ou que tenha de arrumar bem arrumadinho... para deixar espaço livre no meu "disco rígido" mental lol

      Bjos

      Eliminar
  17. Tenham atenção que é assim como no vídeo que estará Portugal daqui a uns anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nessa altura, os que cá ficarem, pelo menos, vão ter bastante espaço para estender a toalha de praia ;)

      Bjos

      Eliminar
  18. Também me sinto mais ou menos assim, Isa. Não sei se é por falta de inspiração, ou por estar apardalado com o que vou lendo desde que regressei ontem a casa, depois de uma ausência de duas semanas com quase total abstinência de notícias...
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Num país em que se vive sempre à espera da próxima "bordoada"... se o OE passa ou não passa, mesmo que não passe vamos pagar na mesma, só que de outra maneira que pode ser ainda pior, o ter ou deixar de ter, empregos ou reformas, quantos Bancos ainda vamos pagar, quantos aumentos de contas e impostos vamos conseguir suportar pois como à nossa volta vão caindo, parece só estarmos à espera da nossa vez... são tantas as incógnitas que já devemos estar a viver num estado de ansiedade patológica, misturada com uma raiva em crescendo como uma espécie de azia que não mata mas vai moendo a alma e que destroi qualquer vontade de fazer alguma coisa, excepto ir tentando sobreviver um dia de cada vez... não é, de jeito nenhum, a forma mais saudável de viver, seja a nível físico ou psicológica...
    Temos sempre a sensação que algo está prestes a rebentar... o quê e de que lado?... não faço a mínima ideia... até aqui o escape tem sido as pessoas abandonarem o país, à procura de uma vida noutro lado mas, como a situação também piora a nível europeu... o escape está a entupir... e olhamos em redor e só vemos desorientação, incompetência, imoralidade e muita gentinha que sabe sempre aproveitar-se para levar... "a água ao seu moinho"...
    A nível global as coisas não andam fáceia mas, por aqui, na "quintarola", pequena demais para tantos feudos, ainda andam piores...

    Bjos

    ResponderEliminar
  20. Olá, Isa!

    Esta quintarola tornou-se um feudo duma casta, como por vezes aqui o disse. E uma casta sem vergonha, sem dignidade, e ainda muito menos sentido de estado.Nem numa ditadura teriam a possibilidade de fazer o que fazem - impunemente, como neste "país" acontece.

    Há dias atrás, vinha no jornal uma foto do dias loureiro mais o relvas e ainda um outro, advogado, que não há muito foi ministro, todos eles a gozar o fim de ano no Copacabana Palace, no Rio.Dá para "assustar" o ver até que ponto este ordinário estado apodreceu...

    Vamos andando e desabafando,fazendo os possíveis por não desanimar nem entrar em paranóia, esperando que alguma coisa mude para melhor - ainda que não saiba o quê...
    Beijinhos
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois também vi essa notícia... quando pensamos que pior não pode ficar... piora.
      Já agora, aquela notícia de hoje, mais uma cerejinha pequenina no cimo... da... porcaria, uma Deputada do PS que foi apanhada a conduzir alcolizada... e no dia seguinte, estará a votar a favor ou contra qualquer coisa que o chefe mandar porque como só serve para isso e nos ir comendo o dinheiro, até uma bêbeda serve.
      E nem preciso dizer mais porque está tudo à vista, a degradação total, não há ética, moral, vergonha, competência, com "especialistas" de 24 anos a quem pagamos ordenados de 5,000€ ou mais... isto está tudo doido... e ainda dizem que o Mundo não acabou ;)

      Bjos

      Eliminar
  21. Respostas
    1. Escrever até escrevia, mas o que acontece é que não me apetece... fiquei em Dezembro de 2012... estou renitente em entrar em 2013 ;)

      Bjos

      Eliminar
  22. Isa,
    Ainda bem que voltaste..Eu também estou a meio gás. E, pior que isso é não sentir grande vontade :-(
    Beijinho e Feliz 2013. Vamos contrariá-los!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vontade é pouca mas há outros factores, por exemplo... quando não se pode ganhar mais, só se pode gastar menos e uma boa maneira... é fazer quase tudo de raíz, aquelas pequenas coisas que podiam ser compradas feitas ou meio feitas ou até mandar fazer, a grande poupança é sermos nós a fazê-las mas, como o tempo fica reduzido tenho que optar pela mais proveitosa, a que acaba por fazer crescer o dinheiro porque grão a grão enche a galinha o papo e como já passei por muitas crises, tenho de voltar a pôr em prática o plano de emergência ;)
      Eu e o meu irmão, apesar dele ser formado em economia e eu em Design, somos totalmente diferentes a gerir dinheiro e ainda pelo Natal, ele estava muito confuso de como é que eu consigo viver com menos de 1/4 do orçamento dele, no entanto, ele anda sempre mais enrascado do que eu ;)... e dicas dou sempre de borla mas o treino é fundamental. Claro que na electricidade, apesar dele não ter miúdos gasta mais do que eu, com as minhas tomadas com corta corrente, as minhas lâmpadas, algumas de leds, relógios que passaram a ser de pilhas recarregáveis em vez de eléctricos... milhentas coisinhas que fazem eu gastar em dois meses o que ele gasta num só
      Depois fiz-lhe uma simples pergunta, quanto gastava ele, por mês, em duas bicas por dia na pastelaria?
      Depois de demorar o seu tempo (já deveria saber de cor e salteado) acabei por lhe dizer que mesmo que, em média fosse a 0,60€/cada (pelo que ele me disse podem ir de 0,55 a 0,75 €)com esse dinheiro pago eu a net e ainda posso tomar bicas em casa ;)
      Há imensos pormenores que as pessoas nem reparam mas, por exemplo, comprar os legumes para sopa já preparados e embalados, sai muito mais caro do que os comprar por arranjar, o meu problema é não conseguir esticar o tempo, portanto como transformo tempo em dinheiro, estar ao computador é o mesmo que estar a perder dinheiro ;)
      Mas quando cá estou, para não sentir a consciência pesada por ter montes de coisas à espera que eu as faça... se preciso de pagar net para falar com a filha do outro lado do mundo, também me posso dar ao luxo de ter uma actividade lúdica de borla... assim, até mato dois coelhos com uma só cajadada lol

      Bjos

      Eliminar