11 de janeiro de 2013

Aquelas pequenas coisas que, todas juntas, acabam por fazer a diferença

Faz algum tempo que ouvi falar de uma campanha para reciclar as cápsulas de café usadas ora, aqui, estão apenas a tentar disfarçar um problema bastante comum, porque Antes de Reciclar há outras opções como Reduzir e Reaproveitar para já não falar na escolha do que seja Reparável e Durável.
Se falarem com alguém sobre Poluição, do excesso de lixo que se produz e desta mania consumista do ser humano, sempre pronto a trocar algo antigo pela versão mais moderna Mesmo que a função pretendida seja igualmente satisfatória, é quase certinho que essa pessoa dirá que, realmente, é um grande problema e concorda inteiramente que se deve cuidar bem do Planeta Terra porque, por enquanto, não temos outro para onde ir quando este estiver atestado de porcaria e, mesmo no presente, com partes dos Oceanos mortas, e inviáveis para qualquer ser vivo, temos que notar que, muitas pessoas, até se assemelham aos políticos, muita conversa fiada, mas mudar alguma coisa para evitar esse problema... os outros que façam.

Esta manhã, fiz o café do costume, na maquineta em cima do lume, no entanto, ao chegar a casa, hoje apeteceu-me, e fui fazer uma bica na minha máquina Novalva Home, com 19 aninhos mas que vive descansada porque sabe que a dona pode ver, um milhão de vezes...
...os dedinhos do George Clooney enfiando a cápsula, mas cá em casa a opção será sempre a mesma...
...o que evita reciclagens inúteis e que continua a dar...
... uma bica saborosa.
Aqui em Lisboa, há muito tempo que reciclamos o lixo mas não basta Reciclar.
Consumir com consciência,  resistir à publicidade, às modas e aos excessos, sem ser preciso grande esforço, nem sequer ter que cortar num pequeno prazer, até me dá a sensação... de ser menos "ovelha" e, principalmente, estar a contribuir para uma boa e grande causa, portanto... What Else ? ;)

30 comentários:

  1. Há uns natais atrás o meu filho deu-me uma máquina destas que uso quando estou na casa grande...
    Sou a única utilizadora porque o parceiro gosta do ritual da saída!
    Em Lisboa bebo no café mais próximo e só um por dia!
    O que é um facto é que tenho um saco cheio de cápsulas para entregar no sítio do costume!
    Já vi pregadeiras lindas feitas com elas e até presépios! :-))
    Parece que a crise também está a reduzir o lixo...ora aí está um aspecto positivo à custa de tanto negativo!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso tenho sorte porque as pessoas que me dão prendas conhecem-me bem e sabem que, de certeza, se me dessem uma máquina dessas para fazer mais lixo, saberiam que no dia seguinte estariam na loja a trocar por outra coisa lol
      Estas minhas manias podem ser manias mas gosto delas ;)
      Por exemplo outra mania... não gosto de flores cortadas, se me quiserem dar flores... que estejam num vaso, vivas e ainda a respirar... o mais engraçado é que as pessoas se adaptam bem às minhas excentricidades porque está sempre subjacente um motivo para a sua existência e, assim, até fico a saber se compraram por comprar ou se realmente se lembraram que era para mim ;)

      Quanto às cápsulas podem fazer mil coisas com elas que o mal já foi feito, a energia desperdiçada tanto para as fazer como para as reciclar, isto com milhões de pessoas a utilizar... é mais uma ajuda para a pegada de carbono.

      Bjos

      Eliminar
  2. Gostei do texto e sobretudo do final. Nada a acrescentar.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... as duas palavras finais... não resisti, tive que as tirar da boca do Clooney que ganhou uma "pipa de massa" só para promover uma maneira de aumentar o lixo... e passar a pagar o triplo por uma bica feita em casa ;)

      Bjos

      Eliminar
  3. A minha, 'antiguinha', de punho avariou. Coitadita, foi o peso dos anos! Substitui-a por uma de cápsulas, que estava em promoção, fazendo as contas ao café (do café) . Mas aqui há tempos resolvi ver os gramas de café por cada embalagem e quase desmaiei. 120 g / 14 cápsulas / quase 6€. Comprei do tradicional e arrumei a dita. Agora faço-o à antiga. Só lhe não deito a brasa para dentro, porque não tenho a lareira acesa.

    Bom fim de semana! Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... se fizeste as contas, quer dizer que o Kg do café sai perto de 50€... quando podes comprar um Kg de bom café por menos de 1/5 desse preço.
      Quem inventou as cápsulas, até deve gozar com os trouxas que gostam de pagar mais... para se sentirem umas estrelas de cinema ;)

      A tua máquina não tem reparação? A minha já foi arranjada 1 vez, mas ainda estava na garantia e, nunca mais me deu problemas.

      Bjos

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Já agora, aproveito para dizer ao dono do blogue O Botânico Aprendiz na Terra dos Espantos ;) que o café depois de usado, não vai para o lixo... serve para pôr nos vasos das ervas aromáticas ;)

      Bjos

      Eliminar
  5. Concordo com tudo o que ficou dito, mas olha que... o anúncio com o Clooney é uma belezura....

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que o homem é uma belezura, só assim conseguem enfiar-te melhor o barrete porque, eles, sabem muito bem quem é que geralmente compra o café... se fosse um anúncio de peças de automóvel... de certeza que passava a ser uma jeitosa ;)
      Os truques para te venderem o que não precisas têm que ser bons... não convencias ninguém a comprar nada com o Relvas lol

      Bjos

      Eliminar
  6. eles sabem como manobrar...

    o consumismo é a doença
    cuja pandemia
    é garantia
    de dar sustentabilidade... à riqueza

    Por outro lado
    o negócio do ambiente é um achado...

    Hoje a tua travessura foi de enorme doçura
    (o café estava açucarado)

    ResponderEliminar
  7. Há grandes negociatas à conta do ambiente, outra coisa que as pessoas deveriam tomar atenção mas, no meu caso, apenas sigo a minha consciência porque se, para quem não tenha filhos ou netos não sinta essa responsabilidade, como os tenho, até considero isso uma obrigação e também não gosto de empobrecer para outros enriquecerem à minha custa... estou constantemente a ser roubada mas no que eu puder evitar... que seja o menos possível ;)
    Suponho que muitos podem achar que é apenas uma gota no oceano e nem vale a pena o esforço, seja por isto ou aquilo, no entanto, o oceano é apenas... um conjunto de muitas gotas :)

    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Isa,
    Subscrevo as tuas palavras. Estas negociatas do ambiente e os consumidores/carneiro-pseudoesclarecidos com o ambiente qeu acabam por poluir mais...Preferir essas cápsulas (nem gosto do café delas) a uma boa e tradicional bica? Nunca.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. A maioria dos consumidores são apenas conduzidos, poucas são as pessoas que antes de comprar, param um bocadinho para pensar no que as leva a comprar determinado produto ou se, realmente, precisam do que estão a comprar.
    Presentemente, devido à questão do aperto financeiro, pode até ser um travão ao consumismo mas, à força e não por uma opção consciente, no entanto, pode acabar por ser um grande treino, por sinal, bem duro, no entanto, muitas delas, mal possam... a sua felicidade está em adquirir... coisas... até eu que, me considero muito cuidadosa e rígida neste campo, por vezes, também caio... os fulanos são mesmo bons ;)

    Quanto à bica tradicional, havia sempre quem dissesse que a minha bica não era bem igual à tomada no café... suponho que passei anos a tentar fazer as minhas próprias misturas de cafés, ora este ano, o meu irmão, finalmente, disse que a bica estava igual à da pastelaria... o segredo é simples, deixei-me de misturar cafés XPTO e afinal, com uma mistura de cafés muito mais baratos, acabei por acertar na mouche lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  10. O plástico não é reciclável

    Perguntem ao desgoverno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do plástico...
      Quanto ao desgoverno... isso é outra conversa ;)

      Bjos

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Garanto que hoje fiz outra igual e estavam óptimas... no paladar e no preço ;)

      Bjos

      Eliminar
  12. Isa, pode reciclar-se o país?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poder até podia mas, era preciso que todos os portugueses e os Partidos políticos estivessem todos de acordo... sem gatos escondidos nem com interesses particulares a proteger porque assim, não vamos mesmo a lado nenhum, de alto a baixo só vejo cada um a puxar a brasa à sua sardinha ;)

      Bjos

      Eliminar
  13. Amiga Isa, dou-te os parabéns por conseguires resistir ao charme do George Clooney :)

    Agora a sério, concordo inteiramente com tudo que escreveste.

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso ser piig mas como já tenho o courato enrijecido de tanta bordoada... agora resisto a tudo... até ao Clooney lol

      Bjos

      Eliminar
  14. Olá, Isa!

    Eles sabem o que fazem quando lá põem o charmoso do Clooney...que logo meio mundo vai atrás dele.Quando bem feita, a publicidade vende tudo, mesmo aquilo que não faz falta, ou quase...À velocidade da luz rapidamente transformam coisa nova em obsoleta, que logo acaba no lixo:Tal como IPhones, Ipads, I Pods, Tablets, engenhocas a que alguns pomposamente chama de "gadgets" só para impressionar.E que no fundo nem por isso nos torna a nossa vida nem este mundo melhores; só serve para lhes dar lucro...

    E já chega de queixinhas...Boa semana; beijinhos.
    Vitor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... só há duas qualidades de humanos, os que servem para dar lucro e os que só lucram ;)

      Bjos

      Eliminar
  15. A consciência é um dever de todos nós. O problema é que a esmagadora maioria da população HUMANA mundial é uma ENORME MASSA inconsciente que anda aqui ao cimo da Terra. (Como eu adoro os animais) (e antes que alguém faça aqui algum tipo de comentário ao meu parêntesis anterior venho aqui ressalvar mais uma vez que não... não como carne)
    ;)))
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... essa de uma Enorme Massa inconsciente... deu-me uma imagem visual de uma enorme montanha de geleia de mocotó como dizem os nossos brothers brasileiros ;)

      A geleia de mocotó é feita do tutano dos ossos da vaca... que serve para fazer muitas gelatinas que, por acaso, têm escrito no verso da embalagem... gelatina de origem bovina, portanto se não comes animais penso que também não comes gelatinas... a vaca em 2ª mão com sabores a morango, ananás, pêssego... ;)

      Bjos

      Eliminar
  16. Pois eu ainda sou mais antiquado, Isa. Continuo a usar uma máquina de café daquelas italianas de metal que fazem um café magnífico ( pelo menos para o meu gosto...)
    Concordo em absoluto com o seu post. Durante décadas alertei para o desperdício da sociedade de consumo, mas todos me consideravam careta.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois essa uso de manhã, penso que até a mostrei num post, fica pronta de véspera e mal me levanto é só pôr ao lume e levar com a 1ªdose, uma caneca, quase cheia, para acordar mais depressa porque às 6:30 da manhã vale tudo ;)
      A bica será só, de vez em quando, geralmente ao fim da tarde, uma 2ªdose para um relax e mais um empurrão...zinho para ir fazer o jantar.
      Há muitos hábitos de consumo que se criam na juventude, por acaso a minha avó foi uma excelente professora, em economizar e nunca desperdiçar nadinha, desde comida a roupa, sacos plásticos ou papel tudo acabava por ter outra finalidade e tirar o máximo de qualquer coisa.
      Claro que ela não pensava no consumismo ou tinha preocupações sobre o meio ambiente mas, como o dinheiro não lhe caía do céu e era curtinho, isso aguça muito a imaginação, de certa forma, foi uma óptima professora e acabei por lucrar com os seus ensinamentos e os bons hábitos que, por acaso, olhando bem para a minha vida até acabei por beneficiar deles financeiramente e não tenho dúvidas, "no poupar é que está o ganho", e tanto ouvi falar que estragar era pecado quando havia tantas pessoas com muito menos que nós que aquilo pegou mesmo lol
      Hoje faço por outros princípios mas não há nada como adquirir os bons hábitos desde cedo, felizmente que até já há muitas crianças que são melhores que os pais a reciclar :)

      Bjos

      Eliminar
  17. Eu faço reciclagem dessas cápsulas...

    Beijinhosssssssssssss
    BShell

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu prefiro não usar para não ter que reciclar o que posso dispensar de usar.
      Provei por mais de uma vez desse café em casa de uns amigos e confesso que o entusiasmo deles pela máquina era maior do que a diferença que notei no café lol

      Bjosssss ;)

      Eliminar