18 de janeiro de 2013

Gás pimenta usado em alunos, alguns deles do 7º ano de escolaridade?

...por acaso, não será um "bocadinho" exagerado? São crianças criminosas por protestar, não quererem fazer parte de um Mega-Agrupamento de 3.500 alunos?
Falando francamente e já com muitas dúvidas se isso ainda é permitido... não estou a gostar do caminho, começo a sentir claustrofobia...
...e a desculpa de usar gás pimenta para segurança dos próprios alunos quando alguns foram parar ao hospital... daqui, até usar balas de borracha vai um pulinho... vamos parar aonde?
 Fica aqui o Link da notícia:
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/psp-utiliza-gas-pimenta-para-fazer-dispersar-manifestacao-de-estudantes-em-braga-1581190

26 comentários:

  1. Isto está a ficar mesmo muito feio! :-((

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...não entendo que outros meios eles evitaram com o uso de gás pimenta... será que seria partir cabeças à bastonada?
      No mega-agrupamento do meu garoto, como não existe um único funcionário para controlar o que se passa naqueles enormes recreios, tudo pode acontecer e como há alunos violentos(aí não vejo tanta aplicação da PSP), aquilo virou um autêntico Inferno, só sei que o meu garoto prefere vir 4 vezes a casa do que ficar lá num único furo do horário ou sequer almoçar no refeitório, prefere vir a casa comer em 15 minutos do que ter 45m para almoçar na escola.
      O maior problema é apresentar queixa pois, sem funcionários, aí os problemas podem triplicar porque impera a lei do mais forte.
      O meu garoto sempre esteve no quadro meritório, bom aluno e bem comportado, passou a odiar a escola, no 6ºano está a ficar desmotivado e nem sei como ainda conseguiu boas notas no 1º periodo, pois anda estoirado só de ir e vir, no mínimo 4 vezes ao dia escola/casa, casa/escola, os horários são de doidos, à sexta vai lá 90 minutos de manhã e 90 minutos à tarde e até poderia ter as duas aulas de manhã, pois o professor até está disponível mas, como há meia dúzia de alunos com Religião, os outros têm que ter um horário tramado, ora isto, num país laico, ainda faz menos sentido porque, no meu entender, uma disciplina opcional deveria vir depois das obrigatórias

      Escolas com 3500 alunos sem funcionários nos recreios, são bombas relógio, mas só se preocupam em, a bem ou a mal, manter a escola a funcionar... de preferência "sem tugir nem mugir"
      Não sei o que esta gente anda a pensar porque andarmos todos em stress sem saber o que nos pode acontecer, pois isto de empobrecer não é bom, o desemprego outra tragédia que pode atingir qualquer um mas... começarem a agredir os filhos de gente honesta que já anda a fazer das tripas coração... ando por cá há cinco décadas e meia para saber que, em épocas de crise e dificuldades, os filhos são o que nos faz aturar muita coisa e, podem tirar-nos tudo, mas tocar no que temos de mais precioso... alto e pára o baile... há limites inultrapassáveis.
      Não foi na escola do meu, Braga e Lisboa ficam afastadas mas, para mim, é a mesma coisa... estou para além de estupefacta.

      Bjos

      Eliminar
  2. Será que as criaturas que tanto se indignaram com o possível abate de um cão perigoso e com a tonteria de uma gaiata de 17 anos vão agora , também, rasgar as vestes e insultar ?!

    Fica bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é São, agora vou esperar para ver as reações porque se isto passar ao lado, e for menos importante que uma porcaria de uma mala ou um cão (e eu adoro cães) não tenho dúvidas que o povo português merece tudinho do que lhe está a acontecer.

      Bjos

      Eliminar
  3. Respostas
    1. ...digo-lhe muito francamente que fiquei furiosa, senti da mesma maneira como se tivesse sido na escola do meu miúdo... há coisas que nos viram do avesso, uma pessoa faz sacrifícios até pelo desgoverno que não fez, mas saber que crianças e adolescentes já não podem protestar, correndo o risco de irem parar ao hospital... que raio de Democracia é esta? Gás pimenta? Quando a Directora pediu para não fazerem nada até ela chegar?...
      Agora temos que nos preocupar, não só com a falta de segurança dentro da escola como de quem devia zelar pela segurança dos nossos filhos?...

      Bjos

      Eliminar
  4. Se os estudantes sentados incomodam, quero ver quando eles se levantarem...
    :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... pena que uma grande parte deles, em vez de se levantar, esteja a sair do país... mas deve ser parte da estratégia...

      Bjos

      Eliminar
  5. Eu acho que temos que ser razoáveis e ter presente que nesta escola há gente dos 12 aos 19 anos.
    Ora rapazes dos 15 aos 19 já não são propriamente crianças que se possam assustar facilmente com a simples presença da polícia.
    Acontece que a Diretora explica que se tratava de uma manifestação não autorizada e que nem estava prevista.
    Os alunos fecharam os portões da escola a cadeado e a PSP foi então chamada (pela escola) ao local, para a reabrir.
    Foi necessária esta intervenção para abrir caminho até aos portões e, alguns alunos terão “tentado impedir” a intervenção dos agentes.
    O uso de gás pimenta foi a forma mais “ligeira” de evitar o uso de formas mais musculadas de intervenção, já que não seria muito adequado usar força física direta, ou bastões, ou canhões de água, ou balas de borracha.
    Sinceramente não estou a ver a polícia a ter uma conversa cordial e amigável com rapazes dos 15 aos 19 anos para os demover !...

    Sinceramente, a polícia tem que servir para alguma coisa (neste caso correspondeu a um pedido da escola) e não vejo que tivesse havido condições para actuar de outro modo !
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso discordar mais, no entanto, se fosse possível lançar gás pimenta só para os olhos, dos filhos de pais que concordem com essas intervenções, até poderia concordar, mas como não é assim, penso que terem chamado a polícia sem primeiro chamarem a Directora foi o 1º erro, segundo erro foi a polícia também não esperar por ela, como ela lhes pediu e, não sei se se lembra, mesmo com assaltantes, há gente especializada para estes casos, chamados mediadores porque, se não sabem lidar com crianças e adolescentes que não estão a agredir nem a roubar ninguém, aprendam ou mandem quem saiba, não se entra com intervenções musculadas nem gás-pimenta... o país pode estar pobre mas não somos, ainda, um país do 3º mundo ou que aceitou entrar num Regime Musculado... e não digo mais porque ainda me sinto "muito quente" e não quero perder a razão, entrando em discursos musculados... mas fico com uma enorme dúvida, pois com muitas coisas que o Rui diz e como sou muito franca, e até posso estar redondamente enganada, mas às vezes tenho a sensação que tem saudades da Ditadura... peço desculpa se estiver enganada mas, por vezes é essa sensação que me dá...
      Não pense que estou a fazer juízos de valor porque cada um sabe do que gosta mas, de uma coisa tenho a certeza, não se resolve nenhum problema, em nenhum país, especialmente económico, com músculos, bastonadas ou repressão, só se resolve com inteligência e união e, infelizmente, neste país, é o que menos vejo.

      Bjos

      Eliminar
  6. Isa
    Não há nada, repito, nada que justifique aquela forma de intervenção das forças de segurança.
    Se nos jovens esta idade já se vê um perigo que leve ao uso de gás pimenta - não mata mas mói - estaremos muito perto de outras coisas a lembrar uma ditadura.
    Não queiramos ser novos herdeiros do Estado Novo. Lembra-se do 28 de Maio?
    Pode parecer descabida a comparação. Mas só parece, não é.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui repetiria tudo o que disse ao Rui da Bica, estamos a entrar por um caminho que nunca pensei voltar a ver, muito menos com a nossa entrada na "Magnífica" Europa... mas estou cá desconfiada que com o aumento do desemprego a nível europeu... a Europa está toda a entrar nesse mau caminho "musculado", nada que eu, faz muito tempo, não tivesse comentado por aí... como pensarão eles controlar o desespero desse aumento de pobreza em vários países? Presumo que sei mas desejo muito estar errada...

      Bjos

      Eliminar
  7. Não me parece que o gás pimenta seja uma forma ligeira do que for que quisessem fazer. (mesmo! e sei do que falo porque infelizmente, devido a brincadeiras de gente parva, já tive contacto com o dito cujo) Também concordo que moçoilos a partir dos 15 anos não vão lá com falinhas mansas, mas há aqui qualquer coisa no modo de actuar, digamos que: pelas costas; que já me está a fazer chegar a mostarda ao nariz. Detesto sentir-me enclausurada e pior: ameaçada por diferenças de opinião.

    Não "se me augura" nada de positivo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse ao Rui da Bica, há mediadores e houve erros, os miúdos não estando a agredir, a roubar ou a matar, é preciso ter calma e chamar quem esteja preparado para lidar com estas situações.
      Por mim, bastava deixarem manifestar-se até à hora do almoço e, muito provavelmente, à tarde já estaria tudo a funcionar normalmente... o estômago passaria a 1ª prioridade ;)
      Já lidei com estas idades e, apenas, é precisa muita calma e empatia, porque tirando os casos especiais e violentos, com os comuns adolescentes, violência só gera violência.
      Neste caso, as diferenças de opinião são muito importantes para melhorar algo que pode piorar (muito)... é mais importante debater e confontar diferentes opiniões sobre este assunto do que sobre a mala da Pepa ;)

      Bjos

      Eliminar
  8. Não tarda nada, a Polícia vem dizer que é mentira e usou apenas um produto inofensivo.
    Estamos a entrar numa espiral recessiva ( nessa já estamos há muito), mas numa outra espiral que pode ter um final muito doloroso para todos nós.
    Beijos e bom fds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...muito honestamente, o que me assusta mais e me deixa literalmente desconcertada, é ver que, em Portugal, há muita gente que concorda que assim é que deve ser, há que voltar a controlar o "rebanho", a bem ou a mal... e que até se pode sentir feliz, em viver nesse tipo de sociedade...

      Bjos

      Eliminar

  9. Isa, Fiquei indignada quando soube! Isto vai piorar! ~

    Estes Mega-Mega Agrupamentos são o ponto de rutura. Os alunos não querem e os professores também não. Há diretores que sim e outros que não. O 'querer' depende, muitas vezes, de virem a ser o Diretor efetivo do Mega-Mega.

    Consegues imaginar um Mega Agrupamento com escolas de dois concelhos? E quando as escolas distam umas das outras 15 Km? E os professores com horários numas e noutras?

    Eu fazia era um Mega Agrupamento da imbecilidade e da irresponsabilidade neste país. Isto já não é nada! É ditadura pura e simples.

    Beijo e bom fim de semana.

    Laura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falei à Rosa dos Ventos precisamente dos problemas que estou a ter com o meu miúdo desde que, este ano, no Agrupamento, o número de alunos aumentou imenso, nota-se uma enorme diferença entre o ano passado e este ano e, pelo que vejo, sem aumentarem o nº de funcionários que para além da limpeza têm de ver o que se passa nos recreios, aquilo está a ficar completamente descontrolado, portanto sei perfeitamente o que se está a passar.
      Ora se isto do gás pimenta não for posto em causa pela sociedade civil e for para repetir, não há dúvida que algo está a ficar pior... muito pior que só empobrecer financeiramente...

      Bjos

      Eliminar
  10. Estamos numa ditadura, alguém duvida?
    Isa, todos os dias as notícias são piores, ando realmente muito preocupada.

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...eu também, já não consigo dormir uma noite completa e sossegada, faço o que tenho a fazer mas a ansiedade já começa a fazer os seus efeitos...

      Bjos

      Eliminar
  11. Já vale tudo neste país! E o chamado governo continua a reclamar ter legitimidade para tudo e mais alguma coisa.
    Degradante. Deprimente. E assustador.

    Beijinhos, Isa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há duas linhas, uma, serão os sacrifícios que nos são pedidos mas esta, já é de uma outra natureza... e quando a desculpa é dizer que Isto foi para evitar pior... quer dizer que os adolescentes pelo simples facto de protestarem passam a receber bastonadas?... no entanto, há por aí grandes ladrões à solta, tratados com "luvas de pelica"... considero-me uma pessoa calma mas,hoje, fiquei mesmo virada do avesso...

      Bjos

      Eliminar
  12. O vespeiro está activo e as crias das abelhas são alvos fáceis para treinar outros sofisticados ataques... Espalhar o medo é um método que dá jeito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...pois que treinem com os mafiosos que andam por aí e lhe garanto que não fiquei com medo, nem me ocorreu tal coisa, mas fiquei verde de raiva, isto de tocar nas crias... não me parece muito acertado porque as mulheres aguentam muita coisa, excepto uma...

      Bjos

      Eliminar
  13. Olá, Isa!

    Agrupamentos desta dimensão, e ainda para mais com alunos duma faixa etária tão alargada, é receita para o desastre,criação de selva urbana onde os mais pequenos se vão sentir desamparados, e quem sabe se com medo...É vergonhoso, e também irresponsável.
    E quanto ao gás pimenta, é inadmissível, e uma violência.

    Não foi por acaso,a mim me pareceu, que as reclamações dos polícias foram atendidas e bem publicitadas na véspera da manifestação do parlamento - o que é muito mau sinal, a fazer lembrar regimes policiais...


    beijinhos; bom fim de semana
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... agora começo a pensar que, no Parlamento, aguentarem imenso tempo com pedradas e petardos foi só por estavam presentes os meios de comunicação, especialmente para vários canais de televisão porque daí, a usar gás pimenta com adolescentes, até parece polícia de dois países diferentes.
      Os mega-agrupamentos podem ser mega até um certo ponto e com um mínimo de funcionários auxiliares, coisa que no agrupamento do meu garoto, nem sequer existe 1 para a zona dos recreios, por sinal enormes e onde os miúdos ficam entregues à sua sorte.

      A Europa deve estar toda no caminho de usar a força, não acredito que com 26 milhões de desempregados e todos os dias a aumentarem, por causa desta paranoia da austeridade entrámos num círculo vicioso, não acredito que o descontentamento não acabe por vir à superfície e, naturalmente, já sabemos como as coisas funcionam...
      Há nove meses consecutivos que até na Alemanha o desemprego sobe, na França já aumenta há 19 meses, claro que os desgraçados dos Gregos já vão em 26,8%, mais de 1/4 da população... uma Europa onde alastra a pobreza e a exclusão social por falta de trabalho não pode dar bom resultado...

      Bom fim de semana
      Bjos

      Eliminar