18 de abril de 2013

Paro, Escuto e...


...Penso mas...
...parar não posso porque não tenho, nunca tive, nem vou ter, garantias de coisa nenhuma...
Escutar até escuto, mas só vejo "gatos escondidos com o rabo de fora"...
...e Penso... como é triste viver num país que até se diz católico, mas a única coisa que vejo é mesquinhez, usura, egoismo... pois, numa casa onde muitos andam a ficar sem pão, outros só andam a tentar salvaguardar, só para si, o "último osso"... os cães ladram mas, assim, a caravana... não vai passar...
Quem ainda não sabe como chegámos até aqui, devia procurar saber, mas... é mais fácil ouvir o que for "música para os ouvidos" em vez de verdades dolorosas...
O bom senso e a lógica são muito importantes em épocas de guerra, desastres naturais ou mesmo numa crise económica que, já não é a primeira... houve muitas e haverá milhentas mais, enquanto, os animais que se apregoam racionais, nunca aprendem nada com elas.
Pois o bom senso e a minha lógica diz-me que igualdade e equidade, seria repartir o pouco que ainda resta, e cada um, contribuir, proporcionalmente com a sua parte, mas, há mais lógicas que, para mim, são totalmente ilógicas, os que passaram só a ter 7.000euros/Mês andam  muito revoltados, ora os que só recebem 2.500/Mês pensam que ainda estão piores, os de 1.500/Mês nem se fala, querem de volta todas as garantias... mas vamos descendo, aos que vêem o subsídio de desemprego a mingar... e, finalmente, há os que... estão reduzidos a Zero, sem "nenhuma mantinha nem almofadinha garantida" e desses, a maioria nem quer saber... e, depois, de ouvir tanta coisa, descobri que nesta democracia, de gananciosos, chico-espertos, filhos e enteados, onde estes últimos, só servem mesmo para pagar impostos ou simplesmente habituarem-se a não comer... fico a pensar que, apesar de andar na linha de água, nem tenho o direito de me queixar, só tenho pena de não descontar mais no irs (era bom sinal) pois vejo aqueles que já perderam o direito de poder contribuir e terem de passar à tortura... de ter que estender a mão à esmola... ora, num país que se diz democrático e numa Europa que, ainda há bem pouco tempo, se mostrou muito preocupada e, como assunto da agenda do dia, tratou de um assunto urgente... o do bem estar das galinhas e das porcas prenhes... estou para ver, o que poderia acontecer se a "Tranche" da troika falhasse ou se a Europa implodisse de vez...deveria ser o suficiente para nos matarmos uns aos outros... e quem pensar que a solução é sair do euro... para que tudo volte atrás... é mais garantido acreditar em extraterrestres... isto do salve-se quem puder... foi chão que deu uvas... pelo menos, para alguns...
Já que se fala, tantas vezes, em garantias e direitos adquiridos, espero que alguns já tenham também garantido o simples respirar... no próximo segundo...
A foto tem a sua razão de ser... se clicarem para ampliar, apreciem a paz da gaivota... ela sabe, melhor que muitos, distinguir o essencial do supérffluo...  e até deve saber melhor... como resolver um problema de cada vez...

16 comentários:

  1. Uns têm fé... outros asas para voar bem longe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como diz a canção..."O Mundo está muito doente", a fé não nos vai salvar e muitos nem se aperceberam que, há muito tempo, lhes andam a "cortar as asas"... digamos que 1,2% da população mundial anda com as "asas" cada vez mais lustrosas e os outros 98,8% andaram a dar uma ajudinha... para ficar sem elas.

      Bjos

      Eliminar
  2. Já te sentia a falta...sabes como é...são anos de convívio!
    A vida não está nada fácil para a maioria de nós!
    Uns ainda conseguem voar, outros já mal respiram por viverem no meio de um enorme sufoco!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te posso garantir que vá andar muito por aqui, o tempo passou a ser muito precioso, como em casa faço de tudo para economizar porque, se não se pode ganhar mais, temos de gastar menos, mandar fazer ou comprar feito tem os seus efeitos no tempo disponível... ainda ontem, perdi quase uma hora a cozer o fecho da pasta da escola do meu miúdo... claro que o sapateiro demorava uns 5 minutos mas... e é nestes Mas... que se vai poupando... uma teoria diferente da dos políticos, qualquer coisa é insignificante porque é 0,1 ou 0,0001% do PIB... uma maneira de encarar o problema de quem nunca precisou fazer muitas contas ;)
      Implantei novos hábitos, quando estava em casa tinha sempre o computador ligado, ia entremeando a lida da casa com umas passadelas pelo computador, mas há que poupar ao cêntimo e a electricidade está cara, assim tudo o que não estiver a ser usado fica desligado... parece que tem resultado, pois das últimas vezes que dei a contagem, aparece a gravação que está abaixo do consumo previsível, da 1ª vez, nem me receberam a contagem e passaram-me para um assistente... aí, confesso, "saltou-me a tampa"... ;)
      Andar ausente não é uma opção mas há que fazer o que se pode, o melhor possível, para não "sufocar" por completo ;)

      Bjos

      Eliminar
  3. Ora seja bem aparecida, Isa! Tem feito falta por aqui, sabe? Bem, mas por mim está perdoada, porque regressou com um grande post!
    Isto não está fácil e já não há direitos neste país. Creio que até devo estar a passar-me... há pouco estive a ouvir a Manuela Ferreira Leite na TVI 24 e até me apeteceu aplaudir!
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito simpático da sua parte mas não faço falta, aliás, penso que, neste mundo, ninguém é imprescindível, e se isto anda tudo virado de pernas para o ar é esta mania humana de uns pensarem que são imprescindíveis, com ideias ou soluções melhores do que as dos outros, em vez de tentarem resolver os problemas em conjunto... mas isso é outra conversa ;)
      Quanto aos direitos, não é só neste país, aliás, o problema é pensar que se podem resolver os problemas internos sem olhar para o que se está a passar fora do "nosso quintalinho".
      Voltando ao passado, por exemplo à grande depressão americana de 1929, que aconteceu por culpa do sistema financeiro, criaram-se regras e leis para o controlar, ora passados uns anitos, com a desculpa que o problema das recessões estava resolvido e longe de tornar a acontecer (curiosamente por haver essas leis) repetiram o mesmo erro, abriram as portas ao "monstro" que, pouco a pouco, se tornou num cancro da própria sociedade, conseguindo viver autónomo das nossas desgraças e, curiosamente, lucrar com elas, quanto mais os paises se afundam, maior o lucro, numa economia de casino que deixou de incentivar a economia real para, apenas, se alimentar dela.
      Se olhar o percurso da Goldeman Sacks, um Banco de Investimentos que não passa de uma das cabeças do monstro, e encurtando muito porque isto é um assunto muito longo, quando a bolha imobiliária rebentou, o "bicho" já estava preparado... e agora, estamos a chegar ao ponto onde eles nos queriam pôr... de joelhos.
      Todos os que passaram pela G.S., já tinham a sua missão mais que aprendida.
      Curioso foi, na altura, o Secretário do Tesouro Americano, ex-funcionário do G.S., estar no lugar certo para dar o golpe fatal no Lehman Brothers, um dos maiores concorrentes da G.S., depois... muitos desses ex/s serem os conselheiros dos políticos europeus, e outros colocados estrategicamente em vários países europeus como conselheiros (por cá, também temos desses ex/s). Os tentáculos vão a todo o lado que até chegaram ao ponto de pressionar o Papa anterior para influenciar os seus interesses em África... muita coisa acontece e muita coisa se passa, se olharmos, realmente, para fora "da nossa janela".
      O nosso destino, há muito tempo que estava a ser "cozinhado" e, nesta altura do campeonato, falar de direitos e garantias, quando estamos dentro da panela em plena fervura, quando a maioria andava distraída (e continua a andar) com conversas da treta e falsas promessas... vamos ser cozinhados até a carne se soltar dos ossos.
      Há tanta coisa de que não se fala... mas uma coisa lhe digo... as coisas vão piorar...

      Bjos

      Eliminar
  4. Bem vinda de regresso! E com um tema muito actual. É uma vergonha o que se passa no Sector Empresarial do Estado...Pode até ser legal, mas é de uma imoralidade obscena!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma vergonha o que se passa... no Mundo... pouco mais de 200 famílias que controlam e a todas as suas riquezas... isto, por aqui, nem chega a ser uma amostra... quando a ganância, o egoismo e o lucro passaram a ser encarados como normais... os pequenos passaram a imitar os grandes e só ajudaram a facilitar o caminho da derrocada.
      Andam todos a olhar para... "o seu próprio umbigo" e eu ainda tinha uma moléculazinha de esperança que, numa situação de caos como aquela em que estamos, que se acendesse uma luzinha nas cabeças, para acordarem e saírem das suas agendas e interesses partidários ou particulares para tentarmos resolver o problema... mas vejo tudo muito negro e a esperança já lá vai... só ouço bitaites que saturam e que não passam de... muita parra e pouca uva...
      Suponho que a maioria das pessoas não fez as contas da média de tempo que dura um governo desde o 25 de Abril, esta mania de mudar de governo como quem muda de camisola só ajuda à tragédia... porque o cobertor é tão curto que basta puxar para um lado para destapar do outro e, assim, não há solução para nada, especialmente, quando já escasseiam lugares para onde fugir, numa Europa tomada por uma oligarquia de interesses e pressões, controlada à distância e executada por mandatários, por sinal, muito competentes a defender interesses obscuros que só descobrimos a posteriori... sempre tarde demais.
      Aqui no "quintal" temos, por exemplo... o Portas que já anda "a cozinhar a marmelada" para se, o PS chegar ao governo sem maioria, ele ter sempre o cadastro preparado para outra coligação... depois, ouço o Mário Soares dizer que este governo tem de sair, mas não diz que o Governo lhe vai cortar 30 milhões para a sua Fundação... que até é coisa pouca, comparada com os Mil e Duzentos MILHÕES que recebeu entre 2008/2010.
      A esquerda, essa diz muitas verdades mas com muitas omissões e isso também não consigo aceitar, só se me dessem a garantia que conseguem fazer milagres ;)
      Quando falo de gatos escondidos com o rabo de fora, da direita à esquerda, os chamados representantes dos cidadãos, estão apenas empenhados em defender franjas da população... assim, meias verdades ou omissões, não nos vão salvar mas, ajudar a enterrar... e, um 2º resgate... será o balde de cal em cima do cadáver.
      Suponho que a ideia que os portugueses têm de resolver problemas... é ver quem berra mais alto, mas curiosamente, até aqui tem dado resultado. Só que quando uns parecem ganhar alguma coisa, está a sair do bolso de outros e garanto que não é dos que menos precisam, e como a sociedade é um Todo, acabamos por cair todos.

      Bjos

      Eliminar
  5. EU E DEUS, diz o barco
    A gaivota pousou no barco certo
    com o motor coberto

    Do que escreveu, tudo li
    Mas confesso que a não percebi

    Bem vinda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que até me percebe muito bem mas há muitas coisas que pensamos de maneira diferente, podemos estar ambos cheios de boas intensões mas, como diz o povo, de boas intensões está o Inferno cheio ;)
      Neste momento, precisamos de muito mais do que de boas intensões... e já ninguém, mas mesmo ninguém, é dono de verdades absolutas, nem sequer há soluções simples para problemas complicados... o único caminho são consensos... e se esses consensos não agradarem a ninguém, seria um sinal que mais perto estaríamos das soluções.

      No entanto, os meus comentários anteriores podem sempre dar uma ajudinha ;)

      Bjos

      Eliminar
  6. Fico feliz pelo seu "regresso", Isa ! :))
    Não podia estar mais de acordo com o seu texto !!!
    É como diz. Cada um olha para o seu umbigo, mas "curiosamente", cada um, fala em nome da salvaguarda dos interesses dos que nada têm ou pouco recebem !
    Vejo a queixarem-se, muito mais os que recebem entre 1350 e 3000 € do que os que estão abaixo desse escalão, no entanto, queixam-se, em nome desses !
    Não me importo nada que me tirem 200 ou 400 € por mês, desde que tirem uns milhares aqueles que recebem muito mais e desde que não tirem a quem pouco tem e esses sim com muitas razões de queixa, mas não os vejo em manifestações !
    Felizmente que o TC aprovou que "me" continuem a retirar a "taxa solidária", porque assim tenho a garantia que os Filipes Pinhais deste país ficarão sem 50 mil /mês !
    Cheguei a recear que o pedido generalizado de apreciação do Orçamento pelo TC viesse a pôr isso em causa ! :((
    Infelizmente, a nível político partidário, não se vêem "alternativas maioritárias" credíveis ! Cada um dos partidos continua também a olhar para o seu umbigo, em vez de procurarem consensos para o bem comum.

    Beijinho, Isa ! :))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mal de nós se acabarmos com maiorias parlamentares, olhando tudo o que se passa no Mundo, para poder sair desta situação, pelo menos, com um mínimo de dores, só com consensos, coisa que não estou a ver naquela Assembleia da República que nem deve saber o que isso é.
      Eu não votei PSD e, nem sequer falo em consensos de agora porque, fosse qual fosse o Partido que presentemente estivesse no poder, os problemas seriam os mesmos e a janelinha, que se está quase a fechar, para os poder resolver estaria exactamente igual, e eu diria exactamente a mesma coisa.

      Bjos

      Eliminar
  7. Saúdo o seu regresso, Isa.

    Refiro-me, apenas, à gaivota.
    Ela está tranquila porque apenas percebe quando o mau tempo se aproxima.
    Não seria o caso.

    Que outra atitude teria se percebesse o 'mau tempo' que passa pelo nosso País?

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de tudo o que referi nos anteriores comentários, só posso repetir que, de certeza, se ninguém ceder a coisa nenhuma e continuarem todos com as casmurrices do costume... vamos perder ainda mais, vai uma apostinha? ;)

      Bjos

      Eliminar
    2. Aprendi, em pequeno, a não apostar.
      ;)

      Bjs

      Eliminar