9 de agosto de 2009

Aletria não é esparguete mas com os dois podemos ajudar a Economia Portuguesa

Não me enganei no blog, as receitas vão geralmente para o meu outro blog: http://cooking-slow-faster.blogspot.com

Mas hoje o problema foi a "aletria", vivo em Lisboa, tenho 4 supermercados perto de casa e não consegui encontrar a minha preferida.
Quando falo de aletria doce muita gente faz "a...ake" diz , que não gosta, provavelmente a que comeu devia ser do tipo esparguete doce, ou então são umas meadas que só um técnico especializado consegue cozer sem transformar em papa ou em tábua de lasanha, quando desesperadamente as desgraçadas se agarram uma às outras em sinal de desrespeito pela cozinheira.
Outra desvantagem é que dentro dos pacotes, as meadas de aletria, umas vêm inteiras, outras em pedaços de vários tamanhos, um mundo caótico de pós-guerra num só pacote.

Mas esta que eu uso, já nem me lembro desde quando, tem outras vantagens; é a mais fininha que eu já vi, toda inteirinha, do mesmo tamanho e coze num minuto e meio, ora também quando faço canja, depois de cozer a galinha na panela de pressão, já não tenho paciência para esperar os 15 a 20 minutos de cozer o arroz ou 10 a 12 m para as estrelinhas e afins, sem contar que as massinhas pequeninas mesmo a nadar, aqui ou em sopa de legume, têm o condão de me irritar quando tentam agarrar-se ao fundo do tacho, não é que certas pessoas não tentem fazer o mesmo, mas massa que eu use e que tente agarrar-se ao tacho é demitida.

Como não sou pessoa de desistir facilmente, cheguei a casa fui ao pacotinho da "aletria" com o restinho que guardava religiosamente e "aleluia" tinha o telefone de OLIVEIRA DE AZEMEIS para poder pedir a informação onde é que em Lisboa era vendida a minha Aletria Caçarola de cozedura de minuto e meio. Bom, amanhã lá vou eu andar à caça, mas vale a pena.

Nos tempos que correm de crise económica, sou adepta fervorosa de se consumir produtos nacionais (código de barras que começa por 560...) e quando os produtos são bons, então não há nada que me faça desistir e não gosto de ser obrigada a comprar gato por lebre.
As lojas tradicionais estão em vias de extinsão, mas os super e os hiper têm que começar a aprender que os clientes não são gado que comem o que se lhes põe à frente e têm que respeitar os gostos dos clientes.
Os produtos brancos são interessantes, mas se o código de barras não começar por 560 nem lhes toco e há produtos, de marca portuguesa que pela sua qualidade comprovada e por mérito próprio merecem não serem trocados por brancos ou amarelos.
Nós cidadãos anónimos portugueses temos que ajudar na medida das nossas possibilidades não só a economia que é um termo muito vago mas principalmente nunca esquecer que cada vez que compramos produtos nacionais nem que seja
"aletria" ou esparguete, todos juntos, conseguimos salvar postos de trabalho, seja
o nosso, de um familiar ou de um amigo.


Já agora a minha Receita super rápida de Aletria doce (com ingredientes a começar por 560... no código de barras) :

Ingredientes:
100g de Aletria marca Caçarola (da que coze em minuto e meio), 7 dl de leite gordo Mimosa, 150 g de açúcar branco RAR ou outra marca nacional, 2 cascas grandes de limão (de preferência português) cortadas finas, 1 Pau de canela e canela em pó q.b. marca Margão, 1 colher de chá de Aroma de baunilha Globo ( mais barato que a vagem), 25 g de margarina Vaqueiro.

Ferva durante 2 minutos; o leite com o açúcar, o limão, o pau de canela e o aroma de baunilha.
Junte a aletria, mexa e quando levantar fervura conte mais dois minutos, retire do lume e junte a margarina e mexa suavemente com um garfo até que esta derreta completamente, depois numa travessa ou em pratinhos individuais enfeite a gosto com canela em pó. Até aqui deve ter demorado mais tempo a ler a receita do que o tempo que demora a fazê-la.

Se quiser juntar gema de ovo,
já sabe que antes de juntar este à aletria deve retirar um pouco do leite já fervido onde pode derreter a margarina e bater em conjunto com a gema de ovo e esta mistura será a última coisa a adicionar.
Por cada gema terá de adicionar mais um 1 dl de leite ao total da receita. Depois de a fazer uma vez poderá sempre acrescentar ou retirar leite conforme gostar dela mais cremosa ou cortada à faca.
Se quiser algo mais sofisticado, depois de enfeitar com a canela em pó, pode salpicá-la com amêndoas laminadas ou pinhões previamente alourados (não torrados) no forno.

Sem comentários:

Enviar um comentário