14 de março de 2010

Sonho... seria limpar ainda mais ;-)

1º -Vamos começar por acabar com o lixo inerte, o lixo orgânico e quem sabe, um dia ... aquele que mexe, onde não devia ;-)
Para treinar, vamos acabar com o primeiro tipo de lixo.


7 comentários:

  1. Olá Isa,

    Estou a preparar um doutoramento. Estou ainda confusa quanto ao título, mas já pesquisei demasiado. Acha que é possível comparar e relacionar ecopolíticas com biopolítica? serão estes conceitos contraditórios ou poder-se ão conciliar?
    A poluição dos ecossistemas parece ter - se iniciado com o patriarcado (domínio da terra, noção de propriedade, desigualdade de género, guerras, centralização do poder e hierarquização) e com o capitalismo, tendo sido "acelerada" com a revolução industrial. Pretendo estudar as sociedades matriarcais (anteriores ao Neolítico)e transpo-las para a pos-modernidade , de modo a configurar um modelo de sociedade ecológica.
    Gostaria pf que me desse a sua opinião sobre o tema. Terá pernas para andar?

    Obrigada e Cumpts,
    Madalena

    ResponderEliminar
  2. Pois eu acho, tudo possível, nem que seja como uma metáfora, ou seja uma equivalência figurativa.
    Já agora, boa sorte para o seu doutoramento.

    ResponderEliminar
  3. Olá novamente,

    Obrigada.Sim!, no sentido figurativo é possível, mas não chega para acabar com o actual sistema de destruição.
    O que acontece é que , mesmo a implementação de medidas ecológicas já são negócios lucrativos. Vivemos no final de uma era decadente a diversos níveis: político, económico, social e humano. A transição já parece ter começado e muito pouco restará do legado destrutivo que deixámos para trás. E será que a nova era ,ao pretender acabar com a poluição porá fim às desigualdades económicas e sociais, às disparidades entre as nações, as regiões e dará respostas positivas aos direitos reivindicativos dos povos indigenas ?

    Cumpts,
    Madalena

    ResponderEliminar
  4. Uma nova Era ou Paradigma irá começar, oxalá chegue a tempo, o petróleo acabará e muita da poluição causada por ele, acabará também, vai ser uma autêntica revolução e provavelmente com muitas consequências (claro que boas e más, em simultâneo)e a todos os níveis, acho que vamos ter de mudar tudo a todos os níveis, na vida dos seres humanos e quando chegarmos a esse ponto, nem sequer será por escolha, mas simplesmente, por ter que ser.

    ResponderEliminar
  5. Já agora, só quero acrescentar que muito do que irá acontecer,num futuro não muito longínquo, nem sequer dá, para que nós, comuns cidadãos o consigamos imaginar.

    ResponderEliminar
  6. Olá ISA

    Há um enorme problema com o simbolismo por reflectir uma crise de hieráldica incompreensívelmente dramática....

    (Agora páro as graçolas.)

    A República caminha a passos largos para a decadência e ingovernabilidade.
    As nossas crianças vão amargá-las.

    Uma tarefa que a democracia e quem é eleito para governar deveria cumprir -- Não cumpre, é claro! -- era manter ou reequacionar os mecanismos de controlo da despesa.
    Não o fazendo ou está a ser lascista ou a aproveitar-se ou deixar que se aproveitem...
    Coisas tão simples como o consumo exagerado de combustível de viaturas é inaceitável.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. “acho que vamos ter de mudar tudo a todos os níveis, na vida dos seres humanos e quando chegarmos a esse ponto, nem sequer será por escolha, mas simplesmente, por ter que ser.”

    Isa! Tem que ser porque é absolutamente necessário que tenha q acontecer, a menos q o sistema de destruição vingue , o q seria catastrófico e apocalíptico. Bom!, no fundo já estamos a assistir ao fim de uma era , à sua morte( ao apocalipse) e ao nascimento de uma nova civilização ( oriunda do actual choque civilizacional): + humana, + ligada à natureza, + solidária, + descentralizada, + pacifica, + qualitativa, + justa, + colectiva, mas + individualista, tb + tecnológica. Será que a espécie humana se vai fundir com a máquina e com a natureza simultaneamente? Os novos mídia têm um papel crucial a desempenhar nesta nova era (senão se deixarem corromper), pelo menos ao nível da educação on line.

    Cumpts,
    Madalena

    ResponderEliminar