9 de junho de 2010

Era uma vez um agricultor que só tinha duas vacas...

O agricultor era pobre, mas, mesmo assim, comia pão com queijo porque, todos os dias, vendia parte do leite para comprar pão e, com a outra parte, fazia o queijo.
Com falsas promessas, o governo começou por decretar como as devia alimentar e quando as devia ordenhar.

Depois pagou-lhe para não as ordenhar e, passado algum tempo, a bem da nação, manda-o abater uma e começar a deitar fora o leite da outra, como excedente, para que, assim, o agricultor pudesse receber um subsídio. Entretanto, manda-lhe preencher uma série de impressos para justificar a ausência da vaca abatida e receber, o respectivo, dinheiro.
Como há sempre uns agricultores espertos, estes aproveitaram logo, para matar as duas vacas e receberem a dobrar.
Aquele que ainda tinha uma, acaba por ter de matá-la, por não conseguir pagar os sucessivos aumentos no imposto, cobrado a todos os que, ainda, tivessem uma vaca.
O mais estranho é que quanto menor era o número de vacas, o governo, como é "inteligente", conseguia fazer grandes negócios com vacas, pelo menos, nos gabinetes ministeriais e até conseguiu arranjar uns subsídios, a fundo perdido, para uns amigos que nunca tiveram vacas.
Como já não se produzia nem leite, nem carne, o governo foi recorrendo, cada vez mais, a empréstimos externos que, com o tempo, foram sempre aumentando porque, até o agricultor foi obrigado a tornar-se, em mais um desempregado e o governo lá teve de arranjar mais dinheiro para subsídios de desemprego.
Finalmente, chegou o dia das dificuldades, em que ninguém quer emprestar mais dinheiro ao governo porque, o país, gasta mais do que aquilo que produz.
O governo, de repente, descobre que tem de reduzir ou acabar com os subsídios e como tem sempre "óptimas" soluções, desta vez, o ex-agricultor passará a ter de pagar mais dinheiro, pela côdea de pão seco que come, para que o governo possa continuar a endividar-se.
Finalmente, o presidente do país teve uma ideia luminosa e faz um apelo desesperado: "É preciso produzir mais, para vocês poderem continuar a comer a côdea de pão seco e eu poder ir, com a minha Maria, fazer umas viagens de Estado à Capadocia", só que, desta vez, há um pequenino senão, já não há vacas e as pedras ainda não dão leite.

16 comentários:

  1. A mama está seca, morta e enterrada!

    Escreveste um texto excelente e que traduz o actual estado da nação.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fê-blue bird
    Isto começou, exactamente, com a nossa entrada na chamada CEE, agora U.E.

    ResponderEliminar
  3. Faz-me lembrar o que a União Europeia obrigou os governos seus membros a fazer.

    ResponderEliminar
  4. Observador
    Então ainda se lembra :D pois este conto começa aí.

    ResponderEliminar
  5. moral da história: quantas menos vacas houver mais o governo mama...

    ResponderEliminar
  6. Não consigo entender messsmo... Os países que, a princípio, ficaram de fora se "sentiram" excluídos e depois que entram ficam arrasados??? Meus neurônios, realmente, não dão conta de entender essa "lógica"... Só conseguem fazê-lo para as falcatruas que os governos fazem, para que, nós, o povo, paguemos o PATO ou a VACA!
    Beijuuss n.c. do lado de cá do Atlântico

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. O Governo está com uma em mente... que me desculpem as senhoras, que isto é só a brincar... mas o Governo pretende que as mães acabadas de ter filhos doem algum excedente em leite para garantir as extravagâncias do Governo!

    ResponderEliminar
  8. Regina Rozenbaum
    A sorte que tens de estar do lado de lá do Atlântico :D
    ...e de aí, não terem acabado com as vacas lol

    ResponderEliminar
  9. http://cortadireito.blogspot.com/
    Não lembre coisas aos senhores que, daqui a nada, ainda se lembram disso lol

    ResponderEliminar
  10. Está tudo louco..
    Essas vacas nem sequer o eram!
    (excelente lição de economia)

    As pedra não dão leite!
    (excelente "máxima geológica")

    assino
    "admirador anónimo"

    ResponderEliminar
  11. Muito verdadeiro e bem observado. Aqui a alguns anos o Alentejo foi inundado pelos jipesidios, não havias vacas, mas havia jipes com fartura à custa dos subsídios para a agriculta. E agora quem é que comprou os nossos olivais e produz o nosso azeite? Os espanhóis que escaparam àquela febre desconhecida dos jipes de luxo, coitados né?

    Beijinhos doces, Ava.

    ResponderEliminar
  12. Rogério Pereira
    E foi isto que se passou com as duas vacas, desde que entrámos para a CEE, agora U.E. até aos nossos dias, sem vacas lol

    ResponderEliminar
  13. Ava
    Esses, dos jipezitos devem ser dos que mataram logo as vacas ou amigalhaços dos que lhes arranjaram uns subsídios sem nunca terem tido vacas lol
    Beijinhos doces da Isa

    ResponderEliminar
  14. Excelente alegora Isa! E agora qualquer dia está o Alentejo também cheio de jipes mortos. :-o

    ResponderEliminar
  15. Marota
    Infelizmente, os jipes estão sempre a renascer, dinheiro inútil que nada vai produzir, além de ferro-velho e enriquecer outro país :(

    ResponderEliminar