4 de setembro de 2010

Meditações... porque hoje é Sábado e amanhã é Domingo ;)

Para além da saga de Queiroz que, certamente, durará para além da época da filhós (faltam menos de 4 meses para o Natal) e não esquecendo que o Processo Casa Pia vai durar e durar, até entrar nas brumas da memória e, provavelmente, ficar em águas de bacalhau (isto, também a pensar no Natal, apesar de saber que alguns preferirão trincar um valente polvo), entrámos na época das rentrées políticas, em vários Actos ou Atos (com c ou sem c, à vontade do freguês).
Olhando para uma grande maioria de portugueses que se vão sentindo cada vez menos representados na Assembleia da República, temos os que já se negam a ir votar e outros que vão tentando acertar no saco de gatos que o arranhem menos.
No fundo, muito bem instalados, ninguém ousa propor mudanças na Lei Eleitoral, para que votos não acabem no lixo ou crime seria, um português sentir que votava em pessoas de confiança, assim, temos os Partidos Políticos que tentam distrair a malta, com referendos sobre segurança, poupanças na nossa saúde ou queimando dinheiro até ao último cêntimo e programando, hoje, os pagamentos a privados que durarão até ao próximo século e com juros que se prolongarão para toda a eternidade.
Vamos, novamente, assistir a uma peça de Teatro dispendiosa, onde, alguns, ainda teimam ou estão convencidos que as soluções para este país têm que passar pela clubite e que a solução, para os problemas, será fazer, sentar e levantar o traseiro da cadeira, dos nossos representantes, conforme as ordens do chefe de cada saco de gatos.
Novamente, vão-nos mostrar, em vários Actos, a sua comida preferida... uma Cataplana de peixe, onde eles comem e nós ficamos a olhar ;)
Como hoje é sábado e não me apetece peixe, aqui fica um bocadinho de música, muito antiga, mas apropriada aos tempos que correm :)

26 comentários:

  1. Não podias escolher, melhor musica para representar o estado de Portugal neste momento. è uma verdadeira tourada. A tristeza é que o touro somos nós, com as fintas, trocas e baldrocas que este Governo e afins nos faz...

    ResponderEliminar
  2. polittikus

    Mas sabes que eu já nem me sinto touro, será mais como um bife a levar marretadas para ficar tenro à força lol
    E o pior, é que só vejo cozinheiros em fila de espera para segurar na marreta :-*

    ResponderEliminar
  3. Portugal
    Em forma de cataplana atestada
    Eles comem tudo
    Eles comem tudo
    Eles comem tudo e não deixam nada

    (Esta letra também é da Tourada)

    ResponderEliminar
  4. Rogério Pereira

    Nós bem queremos arranjar palavras para descrever o que se passa neste País, mas tenho a impressão que, todos os dias, podíamos acrescentar uma e nunca conseguir descrever tanta bandalheira.

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. O país é mesmo uma arena!
    Gosto da Tourada do Fernando Tordo, das outras nem por isso!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Olá ISA

    Eis uma fulgurante rentrée.

    Durante o Mundial da África do Sul, andou por aí muita gente embasbacada com o virtuosismo de um certo polvo que era capaz de palpitar a preceito.

    Agora que Queiroz confunde o polvo com uma nuvem, os portugueses dividem-se e distanciam-se. Porquê?

    Lê-se hoje no Público que as penas de prisão superiores a cinco anos terão de ser obrigatoriamente cumpridas (Casa Pia)
    Há os recursos; houve anteriormente a prisão preventiva.
    Pergunto: nestas circunstâncias, deduzindo o tempo da preventiva à pena aplicada pelo colectivo, mesmo que os recursos sejam improcedentes os sentenciados continuam a ter de cumprir pena de prisão?

    A representatividade parlamentar está em toda a Europa posta em causa.
    Por inépcia da actividade política, por desmazelo dos eleitores, por desinteresse, por ódios e escárnios aos políticos.
    A falta de respeito mútuo é deplorável.

    Bjs e boas edições

    ResponderEliminar
  7. Isa
    Esperava algo diferente?
    Dê-me um, apenas um motivo para me convencer de que isto não anda tudo às avessas:
    Anda tudo programado para que a tourada continue na perfeição.
    E não me diga, Isa, que encontrou alguém que esteja preocupado com a situação!?!?

    ResponderEliminar
  8. Rosa dos Ventos

    Podes crer que eu também prefiro a do Fernando Tordo mas enquanto esta dá prazer ouvir, a outra...temos que abrir os olhos e ir à luta :-*

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. JPD

    Quase te garanto que o Processo Casa Pia, depois de bem arrastado por todos os degraus de recursos, vai acabar em nada, será mais um entretém, tal e qual como Queiroz, futebóis e afins.

    É mais que vergonhosa a falta de representação parlamentar, mas será por culpa dos eleitores que, constantemente, se deixam manipular e a ser divididos para perderem a força e nunca se unirem para, pelo menos, conseguirem mudar alguma coisa e com este tipo de grupos, cada um puxando para seu lado, nunca se vai chegar a lado nenhum.
    Os que pertencem ao PS e são, verdadeiramente, de esquerda, o BE e o PCP, não estão a ajudar a resolver esta situação, até parece que não têm vontade de mudar nada, porque não acredito que em dois ou três pontos não houvesse unanimidade.
    Bolas
    Afinal são de esquerda e interessados no bem do povo ou estão só a fingir?

    Bjos

    ResponderEliminar
  10. Observador

    Pelo menos, encontrei-o a si e olhe que há mais, temos que ir batalhando e olhe que, mesmo quando não vim à net, aproveitei qualquer sítio para pôr a malta a falar, abaná-los um bocadinho e acordar mentes adormecidas ou anestesiadas :D
    Para alguma coisa crescer, vai-se mandando umas sementes à terra e depois... acaba sempre por dar qualquer coisa ;)
    Ainda ontem fui ao barbeiro com o meu garoto e passado um bocadinho, parecia uma rentrée política do PBS (Partido do Bom Senso) :D

    Vamos a isto... espernear... até bater as botas :t
    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Só sei que a letra deste vídeo continua bem actual.

    Mais música relacionada aqui:

    http://element0musical.blogspot.com/2010/04/carlos-mendes-fernando-tordo-os.html

    ResponderEliminar
  12. Olhe Isa. Isto já não vai com ideologias, nem com esquerdas ou direitas. A dita direita é o que se sabe e a proclamada esquerda é o que se vê : se lhes fosse possível ainda arranjariam mais um ou dois partidos para cada um puxar para seu lado, em vez de tentarem uma verdadeira solução de unidade.

    Cada vez mais descrente em soluções viáveis e interessantes concluo que mal vai uma democracia que, ao fim e ao cabo, apenas nos dá a liberdade de votar nos menos maus e ter que os aguentar durante 4 longos anos, feia e porcamente governados e indecentemente roubados e mal tratados. E proclama-se que somos livres e vivemos em democracia,... mas cada vez mais miseravelmente ! Por este andar, não sei para onde caminharemos.
    O tempo, quer queiramos quer não, é de consensos e não o de cada um puxar a brasa para a sua sardinha, sem qualquer hipótese de cedências como está a acontecer com a dita esquerda. Será que o PC ou o BE pensam que podem governar sozinhos, ou será que pensam que o seu papel é o de eternamente estarem contra seja o que for ?... Se eu estivesse em idade e condições de emigrar, não exitava !
    .

    ResponderEliminar
  13. Muito de bom na vida se faz

    lentamente

    mas na justiça tão lenta mente
    é injusto
    a menos quando se faz
    o que já devia estar feito

    ResponderEliminar
  14. Olá Isa. Até que enfim que apareceu! Espero que já se encontre operacional, pois já tinha saudades destes posts magnifícos dos quais sou fã.
    Também gosto muito da tourada de Fernando Tordo. Quanto às touradas sem touros, detesto-as tanto ou mais que aquelas que são praticadas nas arenas!
    Um óptimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  15. L.O.L.

    Foi precisamente pela situação actual do País que, de repente, me veio à memória a música do F.Tordo, coisa que nunca aconteceria, se isto não estivesse mesmo virado uma autêntica tourada :D
    Esta música, ao fim de 37 anos deveria estar super desactualizada e parece ter sido feita este ano:-*
    Bjos

    ResponderEliminar
  16. Rui da Bica

    Então aqui, está completamente de acordo comigo, mas como já não temos idade para emigrar, temos que pensar, estar alerta e preparados para ver o que se poderá ainda fazer, pelo menos, para ajudar as gerações mais novas, já que nós, pode crer, muito brevemente, vamos amargar todas estas asneiras que têm sido feitas.
    Bjos

    ResponderEliminar
  17. O Puma

    Entre Saúde, Educação e Justiça, esta tem sido a pior, diria que de justa é só o nome porque quando os cidadãos recorrem a ela, uns podem ter advogados XPTO e outros, têm aprendizes de feiticeiro, logo à partida estão tramados, não será? Onde é que há igualdade de acesso à Justiça?
    Agora o PSD quer fazer exactamente a mesma coisa na Saúde e na Educação x-(

    Bjos

    ResponderEliminar
  18. Teófilo Silva

    Mas temos que acabar com as touradas, dentro ou fora das arenas e que fiquem só as canções ;)
    Também lhe desejo um óptimo fim de semana.

    Bjos

    ResponderEliminar
  19. Sinceramente, fui apanhado desprevenido pela reentreé política, já que nem me tinha apercebido que eles tinham ido de férias. É o que a bola e as polémicas e confusões do costume têm de bom, ainda nos conseguem fazer esquecer - mesmo que por pouco tempo - da classe política que temos e das touradas no parlamento.

    ResponderEliminar
  20. Miguel

    O meu azar é que, como não ligo à bola, nada me distrai das touradas ;)
    Do Queiroz lá vou sabendo alguma coisa porque é uma autêntica lavagem cerebral, todos os comentadores têm qualquer coisa a dizer sobre o assunto, nem que sejam palermices :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  21. Isa,
    não posso comentar a política do seu país pq acho uma falta de respeito falar do que não conheço direito, então vou falar da música: Gostei!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  22. Ora bem D.ª ISA GT depois de umas belas e longas férias fora deste malfadado lembrar de tristezas, elas não poderiam ser esquecidas porque por mais que se não queira ouvir, ver ou ler tanta coisa que se passa nos corredores deste triste país, há sempre aquilo a que se chama (os papões não são só em Roma).

    Futebol - Política - Casa Pia, etc., etc. é tudo farinha do mesmo saco mas passada pelas mãos dos mesmos de sempre.

    Tal como o Tordo cantou em 73, o nome bem apropriado para esta maralha que nos trás ao sabor das suas peripécias é uma grande Tourada.

    Tudo dito da minha parte para um óptimo post que da sua parte aqui publicou.=D

    Bom Domingo e muita saúde.
    Bjos.

    ResponderEliminar
  23. Fatima

    A política de cá, como em muitos países, está a ficar cada vez mais semelhante, abundam pessoas irresponsáveis, com falta de carácter, assim, os políticos que deveriam ser pessoas interessadas em prestar um serviço cívico e de contribuir durante um tempo para uma sociedade melhor, cada vez mais transparente, transformou-se em empregos vitalícios, apenas trocando temporariamente de cargos, num teatro de fantoches ao serviço de interesses obscuros e das suas vidinhas pessoais e interesseiras, em que alguns (já começam a ser demasiadas) são capazes de vender a alma ao diabo, por mais uns milhares nas suas contas bancárias, de preferência, em paraísos fiscais :(
    Valores éticos e morais são coisas completamente desconhecidas para este género de pessoas e eu, apesar de não ser grande conhecedora da política do teu país, acredito piamente que esta gente também existirá por aí.
    Ora a música de que dizes ter gostado fala de tourada, toda ela será uma boa metáfora para a política que se pratica ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  24. Aqui-Ali-Acolá

    Para a próxima pode tirar o D.ª e o GT, basta Isa :D
    Fico contente por ter tido umas boas férias e, agora, restam-nos os desabafos sobre esta tourada diária. Ainda acredito que através deles, destas trocas de ideias e de informação, se acabe por ajudar a mudar alguma coisa, por pequena que seja, mas por algum lado se terá de começar e será bom nunca esquecer que saber é poder ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  25. Isa,
    Uma vez fiz um post com esta música por achar que retratava o estado do país. Contudo fazia uma pergunta que não tive resposta: antes do 25 de Abril era revolucionária. E agora será reaccionária?.
    Beijo

    ResponderEliminar
  26. bacouca

    Entre revolucionária e reaccionária, acho que podemos ser as duas, só depende de onde se quer estar num determinado momento, e que, como eu, será uma ou outra coisa, quando a sua consciência e bom senso lhe disserem para o fazer :D
    Falando a sério, as palavras não me dizem muito, prefiro avaliar as causas e consequências dos meus actos ;)

    Bjos

    ResponderEliminar