24 de janeiro de 2011

Há a matemática e a pseudomatemática ;)

Não se pode fechar os olhos à abstenção e como ela ganhou, merece mais um postzinho ;)

O Sr professor... diz que "ganhou porque temos uma Democracia adulta"
eu diria que com 53,3% de abstenção temos uma Democracia doente.

Mas vamos a contas com uma daquelas regrazitas de três simples... da matemática real ;)
Dos 100% dos portugueses... retirando a abstenção, votaram 46,7%
Cavaco teve 52,94% de 46,7% dos portugueses que votaram, o que representa 24,72298% de toda a população que poderia votar.

Ser eleito por menos de 1/4 da população... esta Democracia, definitivamente, não tem nada de adulto e, muito menos, se poderá considerar saudável.

20 comentários:

  1. Já somos pouquinhos a votar e dividindo por 6 candidatos dá poucos a cada um.

    E se o candidato minhoto que ficou com tão poucos por altruísmo para ceder uns tantos ao candidato algarvio, hoje tinhamos II volta, o que era tão bom.

    Raramente se vê um galego entender-se tão bem com um mouro!

    ResponderEliminar
  2. Isa
    Temos, inquestionavelmente, uma democracia muito doente.
    Esta fase (presidenciais) começou a demonstrar a doença na pré campanha, prosseguiu na campanha e culminou ... no resultado verdadeiramente vitorioso da abstenção.

    ResponderEliminar
  3. septuagenário

    O problema não é sermos pouquinhos... é mesmo ingenuidade... para não lhe chamar... burrice :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Observador

    Por causa da Democracia estar doente, acho as palavras de Cavaco uma idiotice ou será a usual música... para embalar tolos.

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Tenho que discordar da análise, Isa.

    O grande problema reside em várias questões:
    1º O estado a que toda a classe política deixou chegar este país, completamente desmotivado e afastado dos políticos inaptos e corruptos!
    2º Que esta Democracia não existe, estou eu farto de dizer e têm-me contrariado ! Uma democracia não pode assentar apenas no direito ao voto e na liberdade de expressão ! Tem que ser muito mais que isso !
    3º A desorganização total “das esquerdas” deste país ! Não me venham falar “na esquerda”, que isso não existe ! Com estas ditas esquerdas, incapazes de se unir, nunca neste país teremos um governo de esquerda, agravada pelo facto de elas próprias consideram muitas vezes o PS, de direita.
    4º Se essa quantidade de candidatos dispersos, de esquerda pretendiam apenas uma 2ª volta com Cavaco e Manuel Alegre, para que este ganhasse, então deveriam ter desistido em seu favor e “antecipar” já essa “2ª volta” !
    5ª As esquerdas só têm que se queixar de si próprias !
    6º Lembre-se que essa análise que faz das % dos votos é válida para todos os candidatos e mais: favorece os ditos de esquerda, porque os seus simpatizantes é que nunca faltam às eleições !
    Sendo assim, os resultados teriam sido:

    24,7% Cavaco
    9,2% Alegre
    6,6% Nobre
    3,3% Lopes
    2,1% Coelho
    0,7% Moura

    Ou seja: o conjunto de todas as esquerdas (incluindo o PS ) representaria 21 % dos portugueses !
    .

    ResponderEliminar
  6. Rui da Bica

    Olhe para a Tunísia, derrubaram uma Ditadura e agora, mal ou bem que se considerem os políticos, precisam deles e não os têm, ficando a anarquia... temos de saber ver mais longe do que o dia de hoje e pesar, muito bem, as consequências de quando se viram as costas ou se baixam os braços porque, se eles não prestam, pois quem baixa os braços... ainda menos presta, e merecerá as consequências.
    Nestes próximos 5 anos, oxalá estejamos vivos, vamos ver para crer como S.Tomé.
    Eu não gosto de aprender dando cabeçadas na parede... prefiro meditar primeiro e fazer o que tem de ser feito... mesmo que me custe muito.

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Isa,
    Doente, mas em estado termainal, ou numa prerpectiva optimista, em estado crítico!!!!
    A ver se não lhe dá uma coisa má...(à democracia, claro)
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Sempre há pessoas que obtêm vitórias muito esquisitas, francamente!

    Foram , salvo erro, mais de 70% que não votaram na insigne criatura entre abstenção, votos brancos, nulos e noutros candidatos.

    Sauda´vel? Sim, a idiotice dele, de Portas( há olvidou a sua campnha contra o cavaquismo?!)e a estupidez crassa de quem se absteve!

    Os gémeos recusaram-se a que eu os conhecesse, rrss

    Um abraço, minha linda.

    ResponderEliminar
  9. Tio do Algarve

    Está doente mas não podemos, de jeito nenhum, deixá-la morrer e para isso temos que ser mais espertos do que eles... e aí... é que fico cheia de dúvidas e de maus pressentimentos.

    Bjos

    ResponderEliminar
  10. São

    Nestes dois posts sobre a abstenção deixei os meus comentários aos comentários, falando muito honestamente (nem preciso nascer duas vezes)e vejo os portugueses a baixar os braços e a ser enganados, mas não usar aquilo que ainda temos, vai ser um suicídio colectivo.
    Quanto aos gémeos...nem sabes o que perdeste :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Conforme tinha dito fui votar e sabe em quem ! O que temos é que mostrar a estes políticos que estamos descontentes com "todos eles" e que têm que começar a usar "outras práticas", mudança sem a qual veremos a democracia a morrer de vez !
    Votamos, exercemos o nosso direito e obrigação e agora, democraticamente temos que aceitar os resultados. Só assim estamos a exercer a democracia.
    Compete-lhes a eles mudar de atitude de acordo com os resultados democráticos !
    As ilacções, devem eles tirá-las e "arrepiar caminho" antes que seja tarde demais !
    ... e volto a dizer porque acho importante : com "estas esquerdas", não vamos lá !
    .

    ResponderEliminar
  12. Rui da Bica

    E com portugueses que baixam os braços também não.
    Ainda bem que o Rui não desistiu, pena outros não terem feito o mesmo porque com desistentes... podem eles bem ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  13. Isa:
    Eram estas simples contas que eles deviam fazer =(
    O resultado destas eleições só prova que estamos doentes e pior, não queremos melhorar :-o

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Subscrevo o que dizes e já o afirmei em alguns comentários em blogues e no FB.
    A nossa Democracia está doente!

    ResponderEliminar
  15. Ontem não houve eleições, foi mais um plebiscito, como são todas as reeleições presidenciais. Se os PR pudessem ter mais de dois mandatos, Eanes continuaria a ser reeleito, pode crer.

    ResponderEliminar
  16. Fê-blue bird

    O que chateia Mesmo... é pagar o justo pelo pecador, esta asneira de não votar, vai acabar por ser paga por todos.

    Bjos

    ResponderEliminar
  17. Rosa dos Ventos

    Estes abstencionistas, devem ter nascido depois do 25 de Abril, comem muito queijo ou... comem da panelinha e nem têm interesse que os portugueses votem porque se um Presidente tem a lata de dizer que "temos uma democracia adulta"com esta abstenção... devemos estar mesmo a chegar ao fundo do poço x-(

    Bjos

    ResponderEliminar
  18. Carlos Barbosa de Oliveira

    Já deve faltar pouco para arranjarem maneira de não irmos votar para escolher o Presidente... já ouvi uns zum-zuns... que não estou a gostar nada. Mas desculpa já eles têm... a maldita abstenção.

    Bjos

    ResponderEliminar
  19. Ao ler esta frase do Rui da Bica "Uma democracia não pode assentar apenas no direito ao voto e na liberdade de expressão ! Tem que ser muito mais que isso" ! , lembrei-me de uma frase que que costumo dizer sobre esta democracia: Dêem liberdade ao povo e tirem-lhe a camisa do corpo que ele não se importa. Quanto à abstenção, eu defendo o voto obrigatório. Não é andarmos nós a lutar por melhores condições de vida e depois ouvir muitos gabarem-se que não votaram e tem os mesmos direitos e regalias que nós. É realmente triste ver a nossa democracia a agonizar. Quanto à esquerda, o mal parece-me estar nas elites desses partidos. Falam e servem-se do povo sempre que precisam levar a água ao moinho deles. Aliam-se à direita quando os seus (da elite) estão sendo ameaçados. E assim vamos vivendo...

    ResponderEliminar
  20. Castanheira Pera

    Andamos a ser enganados há muito tempo, instalou-se uma verdadeira máfia em tudo o que seja gestão pública, nós pagamos e eles aproveitam-se, e o bloco central que tem rodado no poder, PS e PSD, são, precisamente, os mais culpados da nossa situação. Tem sido uma loucura... a distribuição de tachos, favores, negociatas,... lugares para família, amigos,... boys e, principalmente, um poder económico que tem subjugado completamente a política.
    Estou convencida que chegando, agora, a vez do PSD, até a saúde irá ser privatizada... vai ser o grande final para rapar o tacho e a apoteose da nossa tragédia.
    Neste caso queria ardentemente estar enganada... mas duvido.
    Estamos entalados num esquema de Partidos onde nem independentes podem entrar e eles vão pondo e dispondo das nossas vidas a seu belo prazer.
    Nós deveríamos poder votar em pessoas e não em sacos de gatos e detesto quando sou enganada porque até o independentíssimo Nobre era apoiado pelos soaristas, eles são peritos em enfiar-nos barretes e a gente... deixa.

    Bjos

    ResponderEliminar