16 de julho de 2011

Um último post antes de, por uns tempos, manter encerrado este estaminé

Não vou a banhos porque, os possíveis, serão só na banheira, de preferência duches, mais económicos e amigos do Planeta ;) mas, para mim, isto de debitar posts não faz muito sentido se não tiver o meu tempo de meditação e de estabelecer prioridades quanto ao uso do meu tempo, um bem cada vez mais escasso.

Quanto ao assunto do meu post anterior, o de importar matérias primas que podíamos desenvolver no país e até deixarmos pôr um código de barras capaz de "enrolar" quem está a comprar ao pensar que está a ajudar a economia local e do país e, este caso será, apenas, uma pequenina amostra do processo de como destruir a economia de um país.
Dirão alguns que, uma situação como esta, não terá grande importância, são apenas figos e amêndoas mas, na verdade, assim como uma formiga carnívora não nos poderá fazer grande mal, se caírmos no meio de uma centena... talvez nos safemos, mas se for num milhão... duvido.
Quem utiliza estes esquemas está a beneficiar a sua própria carteira, porque no final, quem come os figuinhos acabará por os pagar mais caros do que aquilo que pagaríamos se fossem nacionais, porque desde que são apanhados até chegarem à loja podem dar emprego a muita gente e, sem dúvida que seria dinheiro que não sairia do país, não aumentando o tal défice externo.
No final, acabamos num país sem figos e onde muita gente acaba por nunca provar nenhum.
Diria que devíamos exigir, de uma vez por todas, saber exactamente o que se compra e ter a certeza que um código de barras nunca sirva para disfarçar origens ou tentar "atirar areia para os olhos" do consumidor final.
Esta globalização tem servido muitos, mas não a maioria dos povos que são usados e abusados de todas as maneiras... até quando comem um figo... enquanto para outros, o maior e melhor figo tem sido... cada um de nós.
A grande maioria nem sequer se preocupa mas, a nossa única chance é exigir mudanças legais para que, num futuro e a longo prazo, acabem por ser medidas benéficas e, definitivamente, não nos darmos por satisfeitos por conseguir comprar e enganar o estômago com um figuinho com amêndoa do qual pagaremos juros... como se de ouro se tratasse.
Quem tem filhos e netos não tem desculpa para encolher os ombros e não se interessar pelas consequências futuras dos seus actos... ou então... não sabe o que é o amor e é apenas praticante da atitude mais comum da sociadade actual... o puro e simples egoísmo individualista.

Estes esquemas usados por pequenos mas prolíferos assassinos económicos, não se comparam com os verdadeiros profissionais a nível global que não se contentam em fazer, apenas, souvenirs algarvios.
Até qualquer dia :)

14 comentários:

  1. Como eu te compreendo!
    Mas não fiques muito tempo sem abrir o estaminé!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Isa
    Concordo com os motivos da tua ausência mas, por favor, que não seja por muito tempo:-o
    Eu também este ano as férias será no duche e na relva do jardim=D
    Tens toda a razão no artigo que escreves e realmente aquela dos figos virou-nos do avessox-(
    Aproveita a organização do teu tempo e volta...depressa.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com as tuas palavras Isa. É triste mas principalmente vergonhoso ao estado em que este país chegou, confesso que cada vez mais me interrogo se haverá alguma solução e cada vez mais duvido que haja.

    Só me resta esperar pelo teu regresso, e que não te demores muito.
    Beijinhos doces e uma boa pausa, Ava.

    ResponderEliminar
  4. Perder os figos e as amêndoas
    Perder até o país
    Perder tudo nunca o quis
    Mas perdendo-a a si
    Fico muito mais infeliz

    Volte depressa
    e apareça

    (levei o video, para a coluna do "É preciso ir percebendo..."

    ResponderEliminar
  5. Isa
    Sem doces e travessuras as coisas tornan-se mais "ensonças" respire lá um pouco e volte. Pronto! Não vá num pé e venha nos outro, mas volte.
    Faz falta! "Para animar, avisar e empurrar a malta".
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Já sabes que não vais aguentar muito tempo sem cá vir... lembras-te das limpezas de Verão? Pois... dou-te no máximo umas 3 ou 4 semanas e depois voltas (espero...) :)) Compreendo-te perfeitamente e tens razão...descança disto que volta e meia é preciso, e volta. Beijinho

    ResponderEliminar
  7. é cada erro que dou quando escrevo depressa, rrrsss até fico envergonhada quando releio o que acabei de escrever, rsss... dá-me um desconto...lol

    ResponderEliminar
  8. Isa,
    Uma vergonha, ou a falta dela e de tudo.
    Gostei do vídeo!
    Beijinhos e Boas férias, mas não nos deixes muito tempo sem notícias...

    ResponderEliminar
  9. Espero que - agora que regressei, embora condicionada - não mantenhas o silêncio por muito tempo.

    Um abraço, com votos de boa semana.

    ResponderEliminar
  10. GOSTEI!!!!!!!!

    Volte rápido! :)

    Beijinho

    ResponderEliminar